//Foi quase! 5 momentos em que a seleção bateu na trave em decisões 

Foi quase! 5 momentos em que a seleção bateu na trave em decisões 

Quando trata-se de futebol feminino nas Américas, a Seleção Brasileira tem soberania. É a única Hepta-campeã da Copa América e Tricampeã dos Jogos Pan-americanos. Mas quando o assunto são os campeonatos mundiais, como a Copa do mundo e os Jogos Olímpicos, as nossas guerreiras já bateram na trave algumas vezes e ficaram no quase. 

Relembramos abaixo 5 momentos nada agradáveis em que a medalha de ouro escapou por pouco das mãos da seleção brasileira. confira.

Copa Ouro Feminina – 2000 

O ano 2000 marcou o início da Copa Ouro, principal competição feminina da Confederação de Futebol da América do Norte Central e Caribe (CONCACAF), sediada nos Estados unidos. O torneio contou com as seleções dos Estados Unidos, Costa Rica, Trinidad e Tobago, Canadá, Guatemala e México. O Brasil e a China entraram como convidados. E como todo visitante indigesto, ambos chegaram à semifinal. O Brasil superou a China na semi e avançou para decidir o título contra as donas da casa. Em um jogo acirrado e bem disputado, os Estados Unidos venceram o Brasil por 1×0, o gol do título foi marcado pela atacante Tiffeny Milbrett, garantindo a medalha de ouro. 

Copa Algarve –  2016

Copa Algarve final
Final da Copa Algarve – Brasil x Canadá – Foto: Getty Images

A copa Algarve é um torneio internacional que funciona em moldes parecidos ao que ocorre no Brasil. O campeonato é disputado anualmente na cidade portuguesa, e em 2016 teve a participação das seleções de Portugal, Bélgica, Brasil, Canadá, Dinamarca, Islândia Nova Zelândia e Rússia. Divididos em dois grupos, os melhores de cada chave disputariam a final. Assim, Brasil e Canadá decidiram o título em uma partida bastante disputada. A seleção canadense venceu por 2×1, os gols foram marcados por Zadorsck e Beckie (canadenses) e pela brasileira Andressa Alves. Até o momento, a seleção brasileira nunca venceu o campeonato. 

Curiosidades: Os Estados Unidos são as maiores campeãs do torneio, com 10 vitórias. A anfitriã Portugal nunca venceu a copa. 

Jogos Olímpicos – Atenas 2004

US forward Abby Wambach and her teammate
Jogadoras norte americanas comemorando o título em Atenas. Foto – Getty Images

Ah, os jogos olímpicos! Chegamos quase lá em Atenas. O Brasil disputou com mais 9 seleções o título das olimpíadas em 2004. Iniciou os jogos no grupo G, mesmo dos Estados Unidos, tendo o segundo melhor resultado e se classificando para as fases finais. Depois de bater o México e a Suécia, as nossas guerreiras encontraram novamente as norte americanas na final, que mais uma vez se mostraram a pedra no sapato das brasileiras. Com gols de Tarpley e Wambach, contra um da Pretinha, os Estados Unidos venceram por 2×1 e frustraram o sonho da medalha dourada. 

Curiosidades: A seleção de 2004 já contava com o trio ilustre de Marta, Cristiane e Formiga, além de grandes nomes, como: Maycon, Pretinha, Aline Pellegrino, Rosana e Maravilha. 

Copa do Mundo – China 2007 

alemanha
Brasileiras lamentam derrota na copa – Foto: Getty Images

Se tem um mundial que deve ser sempre rememorado na seleção brasileira, é o de 2007. A seleção encantou o mundo inteiro, e além de ter encarado um grupo difícil com China, Nova Zelândia e Dinamarca, teve nas fases finais a Austrália e os Estados Unidos. Este último sendo superado pelas brasileiras por 4×0, com um verdadeiro show de gols do trio Marta (2x), Formiga e Cristiane. Tudo se encaminhava para o primeiro título nacional da seleção. Dessa vez, a Alemanha foi responsável pelo gosto amargo de bater na trave mais uma vez. Vencendo a final por 2×0, as alemãs frustraram o sonho brasileiro da primeira medalha do ouro na Copa do Mundo Feminina. 

 

Curiosidades: O último gol da partida da semifinal contra os Estados Unidos, convertido pela Marta, é um dos mais bonitos da história do futebol feminino mundial. Confira os gols aqui

 

Jogos Olímpicos – Pequim 2008 

Brasil
Foto – Getty Images

A seleção chegou em Pequim com a confiança no topo, após o vice-campeonato na copa do mundo. Advinhem em qual grupo o Brasil caiu? No grupo F, com a Alemanha. Ambos empataram com 7 pontos e classificaram para as fases finais. O Brasil eliminou a Noruega nas quartas, e advinhem quem enfrentou na Semifinal? Sim, a Alemanha. As nossas canarinhas devem ter visto uma ótima oportunidade para revanche. Aplicaram um chocolate, e venceram por 4×1 com gols de Formiga, Cristiane (2x) e Marta (o gol alemão foi marcado pela Prinz). A medalha de ouro tava quase… quase… e daí vieram as norte americanas mais uma vez, que venceram a final por 1×0 e frustraram a esperança da torcida brasileira. A autora do gol do título foi a craque atemporal, Carli Lloyd. 

Curiosidades: Os Estados Unidos são as maiores campeãs olímpicas com 4 títulos de 6 edições. No título de 2008, as norte americanas eram comandadas pela atual técnica brasileira, Pia Sundhage.