//A Champions League Feminina está de volta

A Champions League Feminina está de volta

Competição retorna com clássico espanhol e Lyon na busca pelo hepta

Por: Mariana Santos

A Champions League Feminina finalmente vai conhecer seus semifinalistas. Após quase cinco meses de paralisação, a principal competição entre clubes da Europa volta para a disputa das quartas de final. A fase estava marcada para acontecer em março, mas foi adiada devido à pandemia da Covid-19. Todas as disputas serão realizadas em partida única, na Espanha. Confira as principais informações dos duelos das quartas de final.

Barcelona x Atlético de Madrid 

WhatsApp Image 2020-08-15 at 21.30.24
Foto: Paco Largo/Barcelona

O primeiro confronto das quartas de final é um clássico espanhol em busca da primeira taça. Ambas as equipes ainda não conquistaram a Champions e tentam o feito neste ano. O Barça chegou à final na temporada passada, mas perdeu o título para o Lyon. Já o Atlético fez sua melhor campanha neste ano, alcançando as quartas de final. Nas oitavas de final, o Barcelona venceu o Minsk nas duas partidas, por 5 a 0 e 3 a 1. O clube chega para as fases finais como atual campeão espanhol, já que o campeonato foi encerrado e as catalãs ficaram com o título. Na preparação para a partida, o clube catalão realizou, além dos treinamentos, amistosos contra o Montpellier e venceu nas duas oportunidades, por 3 a 0 e 6 a 1. Já o Atlético de Madrid foi vice-campeão espanhol e se classificou para as quartas de final após despachar o Manchester City. As equipes empataram em 1 a 1 no jogo de ida e o time de Madrid venceu a volta por 2 a 1. Em relação à preparação, vive uma fase diferente do adversário. A equipe registrou cinco casos de Covid-19 nas últimas semanas, suspendeu a preparação para o confronto e ainda não retornou aos treinamentos. O duelo decisivo acontece na sexta-feira (21), no Estádio de San Mamés, às 13h. 

Glasgow City x Wolfsburg

WhatsApp Image 2020-08-15 at 21.34.48

O Glasgow igualou nesta Champions a sua melhor campanha, que aconteceu na temporada 2014/15, e tenta chegar às semifinais pela primeira vez na história. O Wolfsburg vai em busca do tricampeonato, pretendendo igualar as campanhas das temporadas 2012/13 e 2013/14, quando levantou a taça da competição. A equipe do Glasgow chega às quartas de final após vencer a disputa por pênaltis contra o Brondby. Com vitória por 2 a 0 na partida de ida e derrota pelo mesmo placar no jogo de volta, o clube venceu por 3 a 1 nas cobranças de pênalti. A equipe escocesa chega às quartas com o 13º título nacional conquistado na temporada passada e segue treinando para se preparar para o duelo. O Wolfsburg se classificou para as quartas de final após vitória nos dois jogos das oitavas contra o Twente, por 6 a 0 na ida e 1 a 0 na volta. A equipe chega ao confronto como campeã da Bundesliga e também da Copa da Alemanha desta temporada. As alemãs seguem com os treinamentos para o duelo e disputaram o último amistoso preparatório na sexta-feira (14), contra o Eintracht, com vitória por 5 a 2. O confronto pela Champions está marcado para sexta-feira (21), no Estádio Anoeta, às 13h.

Olympique Lyonnais x Bayern de Munique 

WhatsApp Image 2020-08-15 at 21.29.52
Foto: Damien LG/OL

O atual campeão Lyon está em busca de manter a hegemonia dos últimos anos e tenta seu sétimo título, sendo o maior vencedor da Champions. Já o Bayern busca superar sua melhor campanha na competição, que foi chegar às semifinais na temporada 2018/19. Nas oitavas de final, a equipe francesa derrotou o Fortuna com goleada nas duas partidas, 4 a 0 na ida e 7 a 0 na volta. O time é o atual campeão do Campeonato Francês e também da Copa da França, esta conquistada no último domingo (9) em cima do rival PSG. Como preparação para o confronto, a equipe participou e venceu o torneio Troféu Veolia, no qual enfrentou a equipe do PSV na primeira partida, vencendo por 4 a 0, e encarou a Juventus na decisão, vencendo por 3 a 0 o último compromisso antes do confronto decisivo. O Bayern de Munique chegou às quartas de final também após duas vitórias nas oitavas. O time derrotou o BIIK Kazygurt por 5 a 0 no jogo de ida e 2 a 0 na volta. A equipe alemã foi vice-campeã da Bundesliga na última temporada e disputou três amistosos como a preparação para a partida contra o Lyon e venceu os três. O primeiro foi contra o Zurich, com vitória por 5 a 0, o segundo em cima do Freiburg por 3 a 1 e o terceiro e último compromisso antes da Champions foi neste sábado (15), com vitória por 4 a 0 contra o Slavia Praga. O jogo decisivo entre as duas equipes acontece no próximo sábado (22), no Estádio de San Mamés, às 15h.

Arsenal x Paris Saint-Germain

WhatsApp Image 2020-08-15 at 21.30.58

O Arsenal chega para o duelo para tentar conquistar o bicampeonato da Champions, após levantar a taça na temporada de 2006/07. A equipe do PSG busca o título inédito da competição depois de chegar a duas finais, nas temporadas 2014/15 e 2016/17, mas perdeu o título para Frankfurt e Lyon. O Arsenal passou fácil pelas oitavas de final e se classificou vencendo as duas partidas contra o Slavia Praga, a primeira por 5 a 2 e a volta pelo placar de 8 a 0. No campeonato inglês, a equipe ficou na terceira colocação após o cancelamento da competição devido à pandemia de Covid-19. Como preparação, o Arsenal realizou amistosos, um deles contra a equipe do Aston Villa. O PSG também venceu as duas partidas das oitavas, contra o Breidablik, por 4 a 0 no jogo de ida e 3 a 1 na volta. A equipe é vice-campeã do Campeonato Francês e também da Copa da França, títulos conquistados pelo rival Lyon. As parisienses seguem na preparação para o confronto contra o Arsenal e tem disputado jogos amistosos. A equipe venceu o Twente por 4 a 2, o Paris FC por 4 a 1 e a equipe do Girondins de Bordeaux por 2 a 1. O duelo decisivo pela Champions acontece no próximo sábado (22), no Estádio Anoeta, às 15h.

Transmissões

Até o momento, a única partida que tem transmissão anunciada é o clássico espanhol entre Barcelona x Atlético de Madrid, que será transmitido pela Barça TV, na internet. Os demais jogos podem ter transmissão anunciada durante a semana.