//Como estava o Futebol Feminino antes da Pandemia?

Como estava o Futebol Feminino antes da Pandemia?

A maior parte dos brasileiros completaram recentemente 60 dias de quarentena como medida de prevenção ao contágio do novo coronavírus. Oficialmente a Confederação Brasileira de Futebol-CBF anunciou a paralisação das competições no dia 16 de março. Parece muito mais tempo, não é? No Brasil, as duas séries do Campeonato nacional já estavam acontecendo. No mundo, as principais ligas de países e torneios continentais também estavam em andamento. Mas e aí, você lembra como estava o Futebol Feminino antes da pandemia? 

Para te ajudar a não se perder, vamos relembrar abaixo os principais eventos que antecederam as paralisações das competições ao redor do mundo. 

Campeonato Brasileiro A1

A série de elite do Futebol Nacional iniciou oficialmente no dia 8 de fevereiro, e a suspensão ocorreu a partir do dia 15 de março, quando a quinta rodada da competição já tinha começado. Os últimos jogos ocorreram no domingo (15/03), e podemos assistir um clássico paulista eletrizante entre Palmeiras x São Paulo, em Vinhedo-SP, transmitido pela Band com direito a emoções até o final e virada das donas da casa, com um golaço da Bia Zaneratto. Confira abaixo: 

No mesmo domingo também jogaram Grêmio 2×0 Vitória e São José 0x3 Kindermann. No sábado (14/03) o Minas Icesp abriu a rodada com goleada por 7×0 diante da Ponte Preta, e o Iranduba perdeu em casa do Cruzeiro por 2×0. Os jogos da rodada que não acontecerem por conta da suspensão foram: Internacional x Flamengo; Santos x Audax e Corinthians x Ferroviária. 

O top 5 da tabela do campeonato ficou assim:

1 – Ferroviária ——————- 12 Pontos

2 – Santos ———————— 12 Pontos

3 – Avaí Kindermann ———– 10 Pontos

4 – Palmeiras ——————— 9 Pontos

5 – Corinthians ——————- 9 Pontos

Campeonato Brasileiro A2 

Na “série B” do campeonato a pausa veio logo no início. 30 equipes dos seis grupos que integram a competição realizaram o jogo de estreia entre os dias 14 e 15 de março. Apenas o Fortaleza e o São Valério-TO não jogaram, pois a partida estava agendada para o dia 16. Nos destaques da primeira rodada estão as goleadas entre Bahia 8×0 UDA e 3B-AM 7×0 Atlético-AC. 

Ambas as equipes estão aguardando o retorno das atividades para prosseguir com o campeonato. 

série A2

A previsão de encerramento do Campeonato Brasileiro, tanto para a Série A1 como para a A2, estavam programadas para as datas 13/09 (A1) e 05/07 (A2). Consequentemente, o calendário dessas e de outras competições do Futebol Brasileiro sofrerão mudanças. A CBF ainda não se pronunciou em relação a quando as modificações serão divulgadas. Enquanto isso, as equipes receberam um auxílio financeiro para manutenção das jogadoras em meio às suspensões, e algumas têm sido alvo de polêmicas por ausência de repasse desses recursos.

Seleção Brasileira

A Seleção Brasileira principal realizou uma série de jogos esse ano com o objetivo de testar as opções e formular a equipe que iria às Olimpíadas em Tóquio. Por conta da pandemia os Jogos Olímpicos foram adiados para o ano de 2021, e o Comitê Olímpico Internacional- COI está considerando a possibilidade de uma nova alteração nas datas, caso os países demorem a recuperar-se da crise. 

49645303632_632f2f9855_k
Seleção Brasileira no Torneio Internacional – Imagem: A2M/CBF

Além de amistosos, a equipe de Pia participou do Torneio Internacional da França, que ocorreu no início de março. Enfrentando Holanda, França e Canadá, a seleção teve seu pior resultado na “era Pia”, venceu a Holanda por 1×0, teve sua primeira derrota na temporada diante da França também por 1×0, e empatou com o Canadá em 2×2. Com o resultado a seleção não chegou à Final da competição. 

Assim que o torneio da França foi encerrado os primeiros sinais da pandemia atingiram o futebol, ocasionando o cancelamento do tão aguardado amistoso entre Brasil x Estados Unidos, agendado inicialmente para 14 de Abril.

Agora a seleção conta com acompanhamento periódico das atletas realizado pela equipe técnica e aguarda a reprogramação do calendário internacional. 

Futebol no Mundo 

Como falamos anteriormente, boa parte do mundo está sendo afetada pela pandemia do novo coronavirus. São vários os países que precisaram interromper as suas competições. Confira como ficaram a situação das principais ligas. 

Espanha – Liga Iberdrola 

Barcelona – Jogo 22 Temporada Liga Iberdrola

O futebol espanhol tem a Liga Iberdrola como a competição de elite do país. Pelo formato do calendário, os jogos costumam iniciar no segundo semestre e encerram um pouco antes do fim do primeiro semestre do ano seguinte. Logo, a liga atual em vigor é a 2019-20, que começou no dia 07 de Setembro de 2019 e foi suspensa ao fim da 22º rodada da competição, que aconteceu no dia 01 de março de 2020. Pela programação, a 30º e última rodada da competição deveria ter ocorrido no dia 17 de maio.

Liga Iberdrola

Como na Espanha o pico da pandemia está começando a reduzir, as equipes estão na expectativa da liberação do retorno das atividades. Entre os destaques até então, estão o Barcelona, que segue invicto no campeonato e líder absoluto com 59 pontos. Em seguida o Atlético de Madrid, com 50 pontos somados. Na terceira posição está o Levante UD com 45 pontos. 

Inglaterra – FA Barclays Women’s Super League

A Liga Inglesa surpreendeu com a notícia recente do encerramento antecipado da temporada 2019-2020. A decisão foi realizada em comum acordo entre os dirigentes dos clubes, confederação e organizadores da competição. Para ambos, finalizar a temporada é o melhor caminho para que todos tenham tempo hábil para se reorganizar e fazer um retorno mais seguro ao Futebol. 

Mas e então, quem ganhou o campeonato? 

Antes da paralisação o topo do Ranking estava bem disputado entre o Manchester City (40 pts), Chelsea (39 pts) e Arsenal (36 pts). O conselho ainda não chegou a uma decisão de como serão definidos os vencedores da liga. Na lógica, o título seria definido pela ordem no ranking, no entanto, isso pode prejudicar clubes que vinham em ascensão na campanha, como o Arsenal. Caso o resultado se confirme, as red’s não se classificariam para a Champions League. 

Agora, torcedores e clubes aguardam ansiosamente pela definição final. 

Alemanha – Frauen Bundesliga

A Alemanha é o primeiro país europeu que anunciou o retorno dos campeonatos de futebol após a pandemia. Para isso a confederação criou um plano em conjunto com os governos e as autoridades de saúde, para que tudo ocorra de forma segura e gradual. Os jogos, por exemplo, serão inicialmente realizados com portões trancados. 

FC Bayern Muenchen v Bayer Leverkusen - Allianz Frauen-Bundesliga
Jogo Arsenal Bundesliga

As equipes femininas retomam a competição na próxima sexta (29), com jogos transmitidos ao vivo por emissoras de TV e streaming para garantir a adesão da torcida. Entre as partidas mais esperadas, estão: Bayern de Munique x TSG Hoffenhein e VfL Wolfsburg contra x FC Köln. 

No top 3 dos mais bem colocados estão o Wolfsburg (46 pts); Bayern de Munique (38 pts) e Hoffenhein (37 pts). 

Deu saudade, né? 

A receita pra tudo passar é seguir o isolamento social, ficar em casa, e logo logo vamos voltar com o Futebol por aqui também. #Ficaemcasa