//Houston Dash conquista NWSL pela primeira vez na história

Houston Dash conquista NWSL pela primeira vez na história

A equipe derrotou o Chicago Red Stars em decisão inédita 

Por: Mariana Santos

O Houston Dash venceu a equipe do Chicago Red Stars por 2 a 0 na tarde deste domingo (26) e se consagrou campeão da NWSL de 2020. Com gols de Sophie Schmidt e Shea Groom, o Dash conquistou a competição em uma final inédita. Nenhum dos dois times havia chegado a uma final antes. A partida aconteceu no Estádio Rio Tinto, em Utah.

O JOGO

Logo no íncio da partida, as meninas do Dash saíram na frente da decisão com o gol de Sophie Schmidt, aos 5 minutos em uma cobrança de pênalti. Após o gol, as duas equipes tiveram chances no ataque. Aos 15 minutos, Savannah acertou a trave após cabeçada pelo lado direito da área e quase marcou o gol de empate do Red Stars, que buscava a todo momento atacar as adversárias. O Dash respondeu com Shea Groom, após tentativa de chute de fora da área. O primeiro tempo terminou com vantagem do Dash no placar. 

WhatsApp Image 2020-07-26 at 14.21.37
Shmidt e Visalli na comemoração do primeiro gol da equipe do Dash. – Foto: Divulgação/Houston Dash 

Na etapa final, a equipe do Red Stars voltou disposta a conseguir o empate e tomou a iniciativa no campo de ataque. O Dash tentou aproveitar os espaços deixados pela equipe adversária, mas sem precisão nas finalizações, não conseguiu furar a defesa do Red. Aos 21 minutos, Savannah cobrou uma falta colocada e quase marcou o gol de empate do time de Chicago. A equipe seguiu pressionando, enquanto o Dash tentou aproveitar os contra-ataques para definir a partida, e conseguiu. Aos 47’, em contra-ataque preciso, Shea Groom fez boa jogada, driblou a goleira adversária e marcou o gol do título da equipe de Houston. Sem mais tempo de reação do Red Stars, a partida terminou com a vitória e a conquista inédita do Houston Dash. 

h2
Equipe do Dash comemorando a vitória após o apito final da partida. – Foto: Divulgação/Houston Dash 

TRAJETÓRIA DAS EQUIPES 

Por conta da pandemia da Covid-19, a NWSL deste ano ocorreu em um novo formato e com 25 jogos em um mês. Na primeira fase, todas as oito equipes disputaram quatro jogos cada para definir os confrontos das fases finais. Na fase classificatória, as duas equipes finalistas fizeram a mesma campanha e somaram quatro pontos (uma vitória, um empate e duas derrotas). A diferença na classificação se deu na soma dos gols pró. Enquanto a equipe do Dash marcou cinco vezes e se classificou como quarta melhor campanha durante a primeira fase, a equipe do Red Stars fez apenas dois gols e se classificou na sexta colocação.

Nas quartas de final, mais uma vez a classificação foi parecida. Ambas as equipes empataram suas partidas sem gols e venceram nos pênaltis. Dash eliminou a equipe do Utah por 3 a 2, enquanto as meninas do Red Stars avançaram por 4 a 3 sobre OL Reign. Na semifinal, Dash venceu o Portland Thorns por 1 a 0 e garantiu a vaga na final, enquanto a equipe do Red Stars eliminou o Sky Blue por 3 a 2.