//O ano começa com mercado de transferências movimentado no futebol brasileiro 

O ano começa com mercado de transferências movimentado no futebol brasileiro 

O início de uma temporada é marcado sempre pelo vai e vem do mercado da bola. Atletas se despedindo e iniciando história em clubes dentro e fora do Brasil. O Corinthians que até então vem renovando contrato com grande parte das atletas, viu a craque Millene, destaque no Campeonato Brasileiro e Paulista, se despedir da torcida e do clube. Além disso, equipes como São Paulo, Iranduba e Santos, também perderam jogadoras de grande destaque no elenco. A craque Cristiane, por exemplo, ainda não anunciou renovação com o São Paulo.

Enquanto isso, Bia Zaneratto se despediu da Coréia do Sul e deixou a torcida brasileira animada com um possível retorno a algum clube do país. Por enquanto tudo é especulação. O fato é que o mercado da bola anda agitado, e as equipes têm corrido contra o tempo para organizar seu planejamento para 2020. O Campeonato Brasileiro Série A1 começa no dia 9 de Fevereiro, e até lá o ideal é que os elencos já tenham entrosamento para iniciar a disputa pelo título. 

Aqui no Fut das Minas estamos publicando semanalmente matérias que falam sobre a preparação das equipes para a nova temporada. O Almanaque do Brasileirão trouxe como primeira entrevistada, a coordenadora do Futebol Feminino do Cruzeiro, Bárbara Fonseca, falando sobre a reformulação do time. Mas para entender ainda mais sobre como anda a movimentação do mercado, separamos abaixo algumas transferências e situações de renovação que chamaram a atenção nesse início de ano. 

 

– São Paulo

O São Paulo renovou e encerrou contrato com uma série de atletas. A craque Ary Borges foi uma delas, que não teria renovado por opção e confirmou o acerto com o rival Palmeiras. Além disso, o time perdeu também a zagueira Antônia, uma das melhores do Brasil na posição. Uma situação que preocupa a torcida é a renovação da célebre Cristiane, que ainda não foi anunciada. Cris falou recentemente em entrevista sobre as cobranças que fez à diretoria do São Paulo para melhoria nas estruturas e investimentos da equipe feminina. 

– Palmeiras

O Palmeiras subiu recentemente da série A2 e já anunciou três contratações de peso para disputar a elite. Como citamos acima, a craque Ary Borges vestirá a camisa das alviverdes, e com ela foi confirmada a também ex tricolor Otília. Além disso, a experiente Rosana, que já fez história pela seleção brasileira, também  irá somar à equipe do Palmeiras nesta temporada. 

– Corinthians 

O corinthians tem renovado com a maioria das suas jogadoras. Atletas como Gio Crivelari, Érika, Tamires e Victória Albuquerque, tranquilizaram a torcida anunciando que permanecerão no alvinegro em 2020. A única baixa até o momento é da craque Millene, que segundo informação de bastidores, estaria negociando um acerto com o futebol chinês. 

– Ferroviária

A atual campeã brasileira também renovou com boa parte do seu elenco, inclusive com a meio campista Aline Millene e com a goleira Luciana, que fizeram uma grande temporada. Já a renovação da técnica Tatiele Silveira, eleita a melhor do Campeonato Brasileiro, ainda não foi anunciada. 

Internacional

Quem anda reforçando bem a equipe são as gurias coloradas. Djenifer (ex Iranduba), Kemelli (ex santos) e Byanca Brasil (que estava no futebol chinês), reforçarão o Internacional ano que vem. Até agora o clube ainda não divulgou nenhuma baixa. 

– Grêmio

O Grêmio oficialmente ainda não divulgou as renovações e contratações para a próxima temporada. No entanto, a capitã Elisandra, conhecida popularmente como Taba, divulgou em suas redes sociais a saída do clube. Segundo ela, não houve interesse da diretoria em renovar seu contrato. 

– Iranduba

Única equipe do Norte do Brasil na elite da competição, o Iranduba perdeu a capitã Djeniffer, que assinou com o Internacional, mas já se adiantou e contratou a Elisandra (Taba), que já teve passagem pelo clube, e a volante Kedma, artilheira do Piauíense. 

– Santos

Um dos times com mais baixas nesta janela de transferência, o Santos também oficialmente ainda não anunciou nenhuma contratação para 2020. Dentre as jogadoras que anunciaram saída, Gláucia, craque do campeonato brasileiro e a experiente Maurine foram algumas das que se despediram da nação santista. 

As demais  equipes ainda estão trabalhando na remontagem do seu elenco, mas não anunciaram oficialmente as mudanças. As citadas acima também podem divulgar novos nomes a qualquer momento. Todas as atualizações serão publicadas nas redes sociais e no site do Fut das Minas.