//Real Madrid anuncia oficialmente sua equipe feminina

Real Madrid anuncia oficialmente sua equipe feminina

Após 118 anos de existência, o time merengue tem a primeira equipe profissional de mulheres

Por: Mariana Santos 

O Club Deportivo Tacón, que representava o Real Madrid nas competições, passa a se chamar oficialmente Real Madrid Club de Fútbol a partir desta quarta-feira (1). O anúncio da mudança aconteceu em junho de 2019 e desde lá o Tacón passou a treinar e disputar as partidas no Centro de Treinamento do Real Madrid. Para adquirir os direitos das Las Blancas (apelido do CD Tacon), o clube madrilenho desembolsou cerca de 300 mil euros. A compra foi concretizada após a equipe do Tácon conquistar o acesso à elite do campeonato espanhol na temporada 2018/19.

Com o início oficial a partir desta quarta-feira, a marca do clube será totalmente alterada e a equipe merengue passa também a possuir categorias de base, já que o Tácon tinha a equipe principal, o Juvenil A e B, e o Infantil A e B. O time disputará as competições de futebol feminino da próxima temporada 2020/21, com a Ciudad Real Madrid organizando suas partidas e treinamentos.

Em nota, o Real Madrid falou sobre as perspectivas da nova equipe. “Uma estrutura de pedreira que nos permitirá permanecer fiéis à nossa filosofia de detectar, treinar e desenvolver jovens talentos.” E completou. “O Real Madrid está ansioso por esse novo desafio com o compromisso de promover a promoção do futebol feminino e contribuir para o seu desenvolvimento e crescimento em nossa sociedade.”

Apesar das mudanças já estabelecidas, o técnico David Aznar segue no comando da equipe. Para o elenco alguns nomes foram divulgados, como Maite Oroz e Damaris Egurrola, do Atlético de Bilbao; Lucía Rodríguez, Marta Cardona e Nahikari García, da Real Sociedade; Maria Méndez, do Deportivo; Berta Pujadas do Valência e Cata Coll do Sevilla. A meio-campista Thaisa Moreno e a zagueira Daiane Medeiros, que já defendiam a equipe do Tácon, serão as representantes do Brasil no time merengue. 

Campeonato Espanhol

A Liga Iberdrola, primeira divisão do campeonato espanhol feminino, foi criada em 1988. Ao longo dos anos, os clubes espanhóis foram se fortalecendo na modalidade. O Barcelona, principal rival da equipe merengue e atual campeão espanhol, tem a equipe feminina desde 1980, mas se tornou uma seção oficial do clube apenas em 2002 e desde lá, conquistou a Liga em cinco oportunidades. O Atlético de Madrid também possui uma equipe feminina desde 2001 e venceu quatro vezes a competição. O CD Tácon foi criado em 2014 e é exclusivamente formado pelo futebol feminino. Após três participações na segunda divisão do espanhol, a equipe conseguiu o acesso à primeira divisão, que agora será representado oficialmente pelo Real Madrid.