Quartas de final Brasileirão Feminino A1: Santos e Ferroviária vencem, Palmeiras empata 

Staff Images / CBF

Por Rafaela Rasera e Vitória Soares

Neste domingo, 18, aconteceram os jogos de ida das quartas de finais do Brasileirão Feminino A1. Foram três jogos: o Santos venceu o Flamengo, a Ferroviária venceu o Internacional e o Palmeiras empatou com o São Paulo. Na segunda, acontece o quarto e último jogo da primeira parte das quartas de final, entre Corinthians e Cruzeiro. 

Com os resultados, Santos e Ferroviária estão mais perto de conseguir a classificação para as semifinais no jogo de volta. O confronto entre Palmeiras e São Paulo segue em aberto.

Foi a primeira vez que o Brasileirão Feminino A1 foi transmitido pela Globo, que tem o direito de transmissão da competição desde a primeira fase, mas decidiu inserir os jogos na programação apenas nas eliminatórias. 

Flamengo 1 x 3 Santos 

O Santos venceu o Flamengo por 3 a 1, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro. O Santos começou na frente, com gol de Yaya, mas no fim do primeiro tempo, o Flamengo empatou com Leidi. No segundo tempo, Cristiane marcou o segundo e Thaisinha completou para aumentar as chances de classificação do Santos para as semifinais. 

O primeiro tempo foi bem movimentado, o Santos começou melhor e conseguiu marcar um gol logo nos primeiros três minutos de partida. Ketlen invadiu a área, chutou, a goleira do Flamengo defendeu, mas a bola voltou com Ketlen, que cruzou para Yaya marcar o primeiro do Santos. 

Cinco minutos depois, o Flamengo chegou a empatar a partida, com um golaço de Monalisa, mas a jogadora estava impedida e, depois da checagem do VAR, o gol foi anulado.

No fim do primeiro tempo, depois de boas chances, aos 39, o Flamengo conseguiu empatar o jogo. Rayanne cruzou e Leidi, sozinha na área, balançou as redes. Aos 42, a goleira do Flamengo, Bárbara, fez uma bela defesa e impediu que o forte chute de Ketlen se convertesse no segundo gol do Santos. 

Cristiane foi o grande nome do jogo, neste domingo. / Foto: CBF

O segundo tempo foi de predominância do Santos. No início da segunda etapa, Sole Jaimes, do Flamengo, perdeu uma boa oportunidade. Depois, Cristiane finalizou com perigo, mas a bola foi para fora. Em seguida, aos 21, Cristiane cabeceou e chegou a marcar, mas estava impedida. 

Mesmo com o gol anulado, Cristiane não desanimou e, aos 27, marcou o segundo do Santos, novamente num cabeceio. Aos 33, depois de um vacilo da goleira, Bárbara e da lateral, Rayanne, Thaisinha chutou para o gol vazio e fez o terceiro do Santos. 

O jogo de volta é no próximo domingo, 25, às 10h. 

Internacional 0 x 1 Ferroviária

Os 45 minutos iniciais do jogo no estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS), foram marcados por equilíbrio e com as equipes com propostas de jogo bem definidas. O Internacional apostava em ter mais a posse de bola, já a Ferroviária buscava se defender bem e ir ao ataque em jogadas de velocidade. 

As Gurias Coloradas, tiveram duas boas chances no começo do jogo. Aos três minutos, o Sandoval arriscou de fora da área e a goleira Luciana precisou buscar a bola no alto. Depois pelo lado direito, foi a vez de Priscila tentar de longe e fazer a goleira afeana trabalhar. 

As Guerreiras Grená responderam aos 16. A bola foi cruzada na área, Lelê subiu bem entre a defesa colorada e cabeceou, mas a goleira Gabi Barbieri conseguiu se posicionar a tempo para mandar a bola para escanteio. 

Luana colocou a Ferroviária na frente para conquistar uma vaga nas semifinais no jogo de volta. / Foto: CBF

Aos 34, de novo mais uma boa chance da Ferroviária com Lelê. Em outra bola cruzada na área, a atacante cabeceou livre e a bola passou perto da trave esquerda do gol colorado. 

Na segunda etapa, a Ferroviária voltou um pouco melhor e teve mais controle de jogo. Aos sete minutos, as Guerreiras tiveram outra oportunidade de abrir o placar. Lelê encontrou a Sochor no campo de ataque. A camisa 10 do time de Araraquara limpou a marcação e ficou frente a frente com a goleira Gabi Barbieri. Sochor finalizou, mas a arqueira colorada conseguiu fazer a defesa. 

A partir da metade do segundo tempo, as Gurias Coloradas retomaram mais o controle de jogo. No entanto, o time gaúcho não conseguiu ser efetivo nas jogadas que criava. 

Até que, aos 37 minutos, a Ferroviária abriu o placar. Em uma boa jogada pelo lado direito, Aline Gomes cruzou a bola para a área, Luana que estava livre, finalizou de primeira no canto esquerdo da meta colorada. 

O jogo da volta será no próximo domingo, 25, às 10h, na Fonte Luminosa, casa da Ferroviária.

São Paulo 1 x 1 Palmeiras

O Palmeiras venceu o São Paulo por 1 a 0, no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André. O São Paulo chegou a abrir o placar aos 16, mas a autora do gol, Naná, estava em posição de impedimento e o gol foi anulado. Aos 27, depois de Andressinha cobrar um escanteio fechado, Letícia aproveitou a falha da goleira e abriu o placar para o Palmeiras. 

O Palmeiras teve maior posse de bola e foi superior durante a maior parte do primeiro tempo. Quando estava em baixa, o São Paulo marcou o gol, que, anulado, deu gás às palestrinas para reagirem e retomarem o domínio da partida. Aos 27, depois de uma falha da goleira do São Paulo, Carlinha, Letícia colocou o Palmeiras na frente. 

São Paulo teve menos posse de bola, mas quando chegou ao gol, chegou com perigo e conseguiu o empate./ Foto: CBF

Depois do gol, as duas equipes tiveram algumas chances, mas não conseguiram produzir muito até o fim da primeira etapa. 

No segundo tempo, o jogo foi mais equilibrado, mas foi só no fim da partida, aos 44, que o São Paulo empatou. O gol foi de Maressa, que chutou no canto, sem chances para a goleira do Palmeiras, Amanda. 

O jogo de volta será no próximo domingo, 25, às 10h, no Allianz Parque, em São Paulo. 

Jornalista formada pela UFPR, amo futebol. Me encantei pelo futebol feminino e não parei mais de escrever sobre. Gosto de tudo o que o jornalismo esportivo me proporciona e amo o que faço.
Sair da versão mobile
Pular para o conteúdo