Por Isabelle Galvão e Mariana Santos
O Brasileirão Feminino 2020 chegou ao fim e mais uma vez demonstrou o aumento do público na competição. A partida entre Corinthians e Palmeiras pelo jogo de volta da semifinal chegou a 1,2 milhão de visualizações, sendo a partida mais vista desde que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) passou a transmitir os jogos por plataformas online. A partida foi exibida no Twitter, um dos canais usados pela CBF para a transmissão dos jogos. Além desta rede social, os jogos foram transmitidos ao longo do campeonato pela plataforma MyCujoo, e também nas emissoras televisivas Bandeirantes (Band) e ESPN Brasil*. Em levantamento realizado pela nossa reportagem, elencamos os números que elucidam como foi a competição em termos de audiência nas plataformas online de transmissão.
Primeira fase
Com todas as partidas transmitidas pela primeira vez na história, a edição de 2020 do campeonato alcançou públicos expressivos. Nas rodadas da primeira fase, as transmissões foram divididas entre o MyCujoo, Twitter e a Band. A emissora televisiva aberta transmitiu um jogo por rodada aos domingos, exceto nas rodadas 2, 8, 12 e 15, quando todos os jogos aconteceram durante a semana. O Twitter também transmitiu apenas um jogo por rodada e se tornou uma importante plataforma de transmissão. Além dos maiores públicos registrados no total, a rede social foi a protagonista em 12 das 15 rodadas da primeira fase, registrando a maior audiência dentre as outras plataformas. Apenas em três rodadas da primeira fase, a partida mais vista foi transmitida pelo MyCujoo: Internacional x Flamengo/Marinha (5ª rodada), Palmeiras x Internacional (13ª rodada) e Ponte Preta x Corinthians (14ª rodada).
Falando em primeira fase, a partida mais vista foi entre Flamengo/Marinha x Corinthians, pela 6ª rodada, transmitida pelo Twitter e que alcançou mais de 93,7 mil visualizações. A mesma 6ª rodada foi de maior audiência da primeira fase, contando mais de 172,7 mil views, com jogos como o duelo paulista Ponte Preta x Palmeiras e confrontos de times tradicionais do futebol feminino, como Ferroviária x Internacional e Avaí/Kindermann x Santos, além do já citado Flamengo/Marinha x Corinthians. A rodada com a segunda melhor audiência foi a 10ª, com mais de 123,9 mil visualizações e dois clássicos estaduais que elevaram a média de público: Palmeiras x Santos e Grêmio x Internacional.
Fases finais
Já nas quartas de final, as partidas tiveram em média cerca de 245 mil visualizações nas transmissões feitas pela CBF TV por meio das plataformas Twitter e MyCujoo, somando no total 1.469,676 views**. A partida mais vista desta fase foi o duelo de ida do clássico paulista entre São Paulo e Santos, com cerca de 790,1 mil visualizações, seguido pela partida de volta das quartas de final entre Corinthians e Grêmio, com 590,7 mil visualizações, ambas transmitidas pelo Twitter.
As partidas de ida das semifinais foram transmitidas tanto pelo Twitter como pela Band. Na rede social, o duelo de ida entre São Paulo e Avaí/Kindermann registrou 713,9 mil views. Na volta, a partida entre Corinthians e Palmeiras foi o grande destaque, batendo todos os recordes de audiência nas plataformas de transmissão e alcançando a marca 1,2 milhão de visualizações no Twitter. A outra partida da volta, entre Avaí/Kindermann e São Paulo foi transmitida pelo MyCujoo, Band e ESPN e chegou apenas a 3.280 views na plataforma online, muito provavelmente pela divisão da plataforma com as duas emissoras televisivas.
Grande final
As finais entre Corinthians e Avaí/Kindermann também tiveram públicos expressivos no Twitter. Na partida de ida, o duelo registrou mais de 576,5 mil visualizações, mesmo com a divisão da audiência com Band e ESPN. A partida de volta foi ainda mais longe e chegou a 718,4 mil views, mesmo com a transmissão da partida nos canais televisivos Band e ESPN.
É importante destacar que os horários das partidas podem ter influenciado o número de alcances, já que é clara a diferença entre os públicos obtidos em cada fase nos jogos à tarde ou à noite. As maiores audiências registradas foram em jogos realizados a partir das 19h: na primeira fase, com Flamengo/Marinha x Corinthians às 19h; nas quartas de final, na partida entre São Paulo x Santos às 19h30; e na semifinal, com Corinthians x Palmeiras às 19h. Nos jogos com menores audiências registradas também nessas fases, os horários variaram entre 14h e 17h.
O público de cada partida não depende apenas do horário. São variantes influentes também os times em disputa, a situação dos clubes no campeonato e fora dele, dentre outros. Mas não se pode ignorar que os jogos em dia de semana e em horários comerciais afetam diretamente na audiência.
Confira a tabela com o levantamento completo da audiência online do Brasileirão Feminino 2020:
*A reportagem não teve acesso aos números de audiência da Band e ESPN.
**Dados da primeira fase, quartas de final e semifinal atualizados até 05/12 e das finais até 07/12.