O que se sabe sobre a Copa do Mundo feminina 2027 no Brasil? Veja detalhes

FIFA

Faltam 500 dias para a Copa do Mundo Feminina de 2027, que acontecerá pela primeira vez no Brasil e também na América do Sul. A competição será realizada entre 24 de junho e 25 de julho e reunirá as principais seleções do planeta na disputa pelo título mundial em oito cidades brasileiras, em uma edição que promete ser épica, como já indica o slogan do torneio.

Veja o que já se sabe sobre datas, sedes, estrutura e expectativas para a competição.

Seleções classificadas

A Copa do Mundo de 2027 contará com a participação de 32 seleções. O Brasil já está classificado por ser o país-sede da competição. Essa será a 10ª edição do torneio e os países seguem na busca pela classificação para o Mundial.

A divisão de vagas por confederações ocorre da seguinte maneira: seis vagas para a Confederação Asiática de Futebol (AFC), quatro vagas diretas para a Confederação Africana de Futebol (CAF), quatro vagas para a Confederação das Associações de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf), quatro vagas para a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) – como o Brasil já ocupa um espaço, sobram outras três -, uma para a Confederação de Futebol da Oceania (OFC) e, por fim, 11 para a União das Associações Europeias de Futebol (UEFA).

Staff Images Woman/ CBF

Caso as equipes não se classifiquem de maneira direta, ainda há a possibilidade de disputar a repescagem, que gera duas vagas para o Mundial. Na repescagem, a AFC, CAF, Concacaf e Conmebol tem espaço para duas equipes, enquanto a UEFA tem vaga apenas para uma. 

A primeira fase da repescagem deve ocorrer entre novembro e dezembro de 2026. Já a fase decisiva em fevereiro de 2027.

As vagas diretas para a Copa disputadas nas competições organizadas pelas confederações de futebol ocorrem em datas distintas. Apenas duas já deram início aos torneios: a Liga das Nações Feminina da Conmebol, em outubro de 2025 e que termina em junho de 2026, e a OFC, em novembro de 2025 e deve encerrar em abril de 2026.

A próxima será a disputa da UEFA que tem início em fevereiro e se encerra em dezembro de 2026, seguida pela Copa Asiática Feminina, que ocorre entre 1º a 21 de março de 2026, na Austrália, e a Copa Africana de Nações, entre 17 de março e 3 de abril de 2026. Por fim, a ConcacafW acontece entre 24 de novembro e 5 de dezembro de 2026.

Os países que buscam vagas para disputar a Copa do Mundo Feminina de 2027 são: 

  • AFC: Austrália, Coreia do Sul, Irã, Filipinas, Coreia do Norte, China, Bangladesh, Uzbequistão, Japão, Vietnã, Índia e Taipé Chinesa;
  • CAF: Marrocos, Argélia, Senegal, Quênia, África do Sul, Costa do Marfim, Burkina Faso, Tanzânia, Nigéria, Zâmbia, Egito, Malawi, Gana, Camarões, MalIi e Cabo Verde;
  • Conmebol: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela;
  • Concacaf: Ainda sem as seleções participantes definidas, mas é a confederação que abriga Estados Unidos, México, Canadá e Jamaica, por exemplo.
  • UEFA: Suécia, Itália, Dinamarca, Sérvia, França, Holanda, Polônia, República da Irlanda, Espanha, Inglaterra, Islândia, Ucrânia, Alemanha, Noruega, Áustria, Eslovênia, País de Gales, República Tcheca, Albânia, Montenegro, Suíça, Irlanda do Norte, Turquia, Malta, Portugal, Finlândia, Eslováquia, Letônia, Bélgica, Escócia, Israel, Luxemburgo, Bósnia e Herzegovina, Estônia, Lituânia, Liechtenstein, Croácia, Kosovo, Bulgária, Gibraltar, Hungria, Azerbaijão, Macedônia do Norte, Andorra, Grécia, Ilhas Faroé, Geórgia, Romênia, Chipre, Moldávia, Belarus, Cazaquistão e Armênia.

Cidades-sedes

A FIFA selecionou oito cidades para sediar a Copa do Mundo feminina 2027, distribuídas em quatro regiões do Brasil. No total, serão três cidades na região sudeste, uma na região sul, uma na região centro-oeste e três na região nordeste. Confira a lista. 

  • Belo Horizonte (MG) — Estádio Mineirão (Estádio Governador Magalhães Pinto)
  • Brasília (DF) — Estádio Nacional Mané Garrincha
  • Fortaleza (CE)Arena Castelão
  • Porto Alegre (RS) — Estádio Beira-Rio
  • Recife (PE)Arena de Pernambuco
  • Rio de Janeiro (RJ) — Estádio Maracanã (Estádio Jornalista Mário Filho)
  • Salvador (BA)Arena Fonte Nova
  • São Paulo (SP)Arena Itaquera (também chamada de Neo Química Arena

Marca oficial da Copa

No último dia 25 de janeiro, a FIFA revelou oficialmente a marca da Copa do Mundo Feminina de 2027. O evento de lançamento foi realizado em um hotel em Copacabana, no Rio de Janeiro, e contou com uma programação que incluiu apresentações artísticas nas ruas e homenagens a ídolos da Seleção Brasileira masculina. A escolha, no entanto, gerou críticas de torcedores e de parte da imprensa, que apontaram a falta de protagonismo feminino em um evento dedicado ao futebol de mulheres.

FIFA

Na identidade visual, destacam-se as letras “M” e “W”, em referência às palavras “mulher” e “World”. A marca também incorpora elementos associados à brasilidade, como a grafia “Brasil” com S e o losango presente na bandeira nacional.

O slogan escolhido para a competição foi “Vai ser épico”, reforçando a expectativa de que o Mundial supere as edições anteriores e marque um novo capítulo na história do torneio.

Ingressos

Os ingressos para os jogos ainda não estão à venda, mas já é possível demonstrar seu interesse e se registrar no site da FIFA para receber informações em primeira mão. A edição anterior, na Austrália, comercializou mais de 1,75 milhões de ingressos somente na primeira fase.

A expectativa da FIFA é que o Brasil supere esta marca e realize um mundial ainda com mais recordes.

Por: Bianca Anacleto e Amanda Porfirio

Jornalista formada na Universidade Federal de Santa Catarina. É apaixonada por esportes, especialmente o futebol feminino, e livros.
Sair da versão mobile