Entre os dias 28 de Janeiro e 02 de fevereiro, a cidade de Londres recebe as quatro equipes semifinalistas da Copa das Campeãs Continentais, ou seja, a capital da Inglaterra vai sediar o primeiro mundial de clubes feminino organizado pela FIFA. Arsenal (Inglaterra), Gotham FC (EUA), Corinthians (Brasil) e ASFAR (Marrocos) estão na briga pelo título inédito.
Os confrontos das semifinais, que serão disputadas no Brentford Stadium, no dia 28 de janeiro, são: Gotham FC x Corinthians e Arsenal x ASFAR. Os vencedores de cada duelo se enfrentam na final, já os perdedores disputam o terceiro lugar. Os jogos que definirão o pódio vão acontecer no dia dois de fevereiro no Emirates Stadium.
Conheça mais dos clubes que estão na competição:
Gotham FC x Corinthians
O jogo que abre a fase decisiva do torneio coloca frente a frente o duelo EUA e Brasil. Em 2025, o Gotham foi campeão da Concacaf Champions e garantiu vaga direta na Copa das Campeãs. Além desse título, a equipe dos EUA também conquistou a National Women’s Soccer League (NWSL) Championship. Já a vaga do Corinthians veio através da conquista da Libertadores. As Brabas também ergueram o troféu do Campeonato Brasileiro em 2025 e os vice-campeonatos do Paulistão e da Supercopa.
Gotham FC
A equipe do Gotham é comandada pelo treinador espanhol Juan Carlos Amorós, o que dá características específicas ao futebol da equipe. A liga norte-americana de futebol feminino é conhecida pela intensidade e pelo seu jogo mais vertical. O tempo todo as laterais do campo são acionadas e as jogadoras de ponta são destaques na velocidade e cruzamentos na área. O Gotham adota todas essas características, mas também é uma equipe que gosta de manter a posse de bola, algo específico do trabalho de Amorós.
O time de Nova Iorque tem uma boa defesa, sendo a segunda menos vazada na NWSL em 2025 (26 gols sofridos). Costuma jogar com uma linha de quatro jogadoras formada por: Bruninha, Jess Carter, Emily Sonnet e Lilly Reale. As laterais ajudam muito no jogo ofensivo. O gol é coberto pela experiente goleira alemã Ann-Katrin Berger, conhecida por defesas difíceis e por pegar pênaltis.
Por outro lado, a equipe dos EUA não teve o melhor ataque da NWSL no ano passado. Foram 39 gols marcados em 29 jogos. Apesar disso, tem em seu elenco uma das artilheiras da liga: Esther Gonzalez, centroavante espanhola responsável por 15 gols na temporada passada.
Junto de Esther sempre há jogadoras mais agudas atuando pelas pontas, isso se ela não desempenhar esses papel. Jaedyn Shaw, Purce, Sarah Schupansky e Gabi Portilho podem jogar como pontas no esquema de Amorós ou construírem jogadas por dentro. Shaw chegou no meio da temporada para defender o Gotham e se encaixou perfeitamente na equipe, sendo responsável pelo gol que classificou o time para a final da NWSL Championship.
O bom desempenho do time também passa pelas ações de meio de campo. Setor que é brilhantemente liderado por Rose Lavelle, jogadora criativa, com bom passe e ótima finalização. Junto dela tem Jaelin Howell, que atua mais como uma volante para dar saída de bola.
No geral, o time joga com um esquema 4-1-4-1, mas também pode jogar no clássico 4-3-3. Dificilmente varia a sua linha de defesa com quatro jogadoras.
Na temporada de 2025 pela NWSL Shield, fase que antecede o mata-mata da liga norte-americana, o Gotham oscilou muito. O time só foi vencer seu primeiro jogo na quarta rodada e se classificou na última vaga para a disputa da NWSL Championship. Por outro lado, no mata-mata cresceu, eliminando o campeão da ‘shield’, o KC Current, depois avançou sobre o Orlando Pride na semifinal e derrotou o Washignton Spirit na final.
Em preparação para a Copa das Campeãs, o Gotham realizou amistosos na Espanha e permaneceu em treinamento desde o dia 02 de janeiro.
Corinthians
O Corinthians é comandado pelo treinador Lucas Piccinato e conquistou dois títulos em 2025. A vaga para a disputa da Copa das Campeãs veio através da Libertadores, título que as Brabas conquistaram pela sexta vez.
A Libertadores, disputada em outubro na Argentina, foi encarada pelo time como uma das mais importantes da história do clube. No torneio, o Corinthians venceu três jogos e empatou três, decidindo a vaga para a final e o título nas penalidades. Em ambas disputas, a equipe saiu vitoriosa e mostrou a boa mentalidade para um momento de pressão. Inclusive, converteu todas as cobranças na final contra o Deportivo Cali.
Um nome que se consagrou nessas disputas foi a goleira Nicole. A jogadora, durante o último jogo da Libertadores, sofreu uma fratura na mão e há uma expectativa dela retornar este ano.
Além dela, a defesa da equipe foi bem sólida durante a Libertadores, sofrendo apenas dois gols. Na temporada de 2025, o Corinthians também apresentou uma boa defesa em todas as competições que jogou. No Brasileirão foi a segunda melhor defesa, sofrendo apenas 17 gols, e no Paulistão também (13 sofridos).
O time costuma jogar com três zagueiras. Esse trio, em 2025, era formado, principalmente, por Thaís Ferreira, Érika e Mariza. Mas em 2026, a equipe não contará com Mariza, que se transferiu para o América do México. Para a posição, a equipe conta com Letícia Telles, Thaís Regina, que não vai disputar o Mundial por conta de uma lesão, Agustina, contratada para esta temporada, e Duda Mineira, que tem poucas chances no time principal.
As laterais atuam como alas e constroem as jogadas por dentro, muitas vezes apoiando o ataque. Tamires, Gi Fernandes e Juliete são as atletas que fazem esse trabalho. Mas algumas pontas de origem também podem atuar na posição, como a Gisela Robledo e Jaqueline.
O meio de campo tem muitas opções: Gabi Zanotti, Letícia Monteiro, Duda Sampaio, Vic Albuquerque e Ivana Fuso. Trabalhando como volante, até ano passado, apenas a Day Rodriguez. Quando precisava, o treinador Lucas Piccinato improvisava Vic ou Duda. Para 2026, o Corinthians contratou Ana Vitória, que estava no Atlético de Madrid, e pode fazer a volância. Outra contratação para o setor é a meio-campista colombiana Paola Garcia.
O ataque do Corinthians é considerado um dos melhores do continente. Foi líder no Brasileirão anotando 57 gols, no Paulistão 38 e na Libertadores 18. A equipe costuma jogar com duas atacantes: Jhonson e Gabi Zanotti. A 10 das Brabas foi o principal nome da equipe na última temporada, sendo decisiva na conquista da Libertadores e símbolo de liderança.
O time conta com mais atacantes, o que possibilita a equipe a jogar em um esquema tático com três jogadoras na frente, como Jaqueline, Ariel Godoi, Carol Nogueira, Andressa Alves (que está atuando de forma mais recuada), Ellen, Manu Olivan, e as duas novas contratações da equipe Belén Aquino e Rhaizza.
No geral, o Corinthians costuma atuar no esquema 3-5-2 ou 3-4-3. Desde que Lucas Piccinato assumiu a equipe, o Corinthians pouco se utiliza do esquema com quatro defensoras.
As Brabas embarcam para Londres no dia 20 de Janeiro para a preparação para o Mundial.
Arsenal x ASFAR
O Arsenal conquistou a vaga por ter conquistado a Champions League em 2024/25. Já o ASFAR, equipe marroquina, teve um caminho mais longo até a semifinal. Primeiro, o time conquistou a Liga dos Campeões Feminina da CAF, depois venceu o Wuhan Chegu Jiangda WFC, da China, por 2×1 se classificando para esta etapa da competição.
Arsenal
As donas da casa são as atuais campeãs da Champions, mas na atual disputa do torneio estão na repescagem. O time é comandado por Renée Slegers, holandesa e ex-jogadora que teve seu contrato estendido com o clube até 2029. Na temporada passada da Women’s Super League (WSL), o Arsenal terminou em segundo lugar.
Com a conquista do título continental, a expectativa sobre a temporada do Arsenal era grande. O time está em terceiro na WSL e tem feito uma temporada regular.
A equipe tem uma base construída há anos e desde a última temporada tem agregado bons nomes ao elenco. As principais contratações foram Olívia Smith, canadense de 21 anos, Chloe Kelly, inglesa que estava no City e bate muito bem penalidades, e Mariona Caldentey, espanhola de 29 anos que atuava no Barcelona.
Nos últimos tempos, a equipe tem sofrido um pouco no sistema defensivo. Katie Reid, jovem zagueira de 18 anos e que estava muito bem na temporada, sofreu uma lesão no joelho, Leah Williamson tem sofrido recorrentemente com lesões, sendo dúvida em diversos jogos em 2026. A goleira titular, Daphne Van Domselaar ainda não retornou após lesionar o tornozelo na última convocação com a seleção holandesa. Sendo assim, a goleira alemã Anneke Borbe, que chegou para esta temporada, tem sido titular.
Outras jogadoras que têm sido dúvida nas últimas escalações do Arsenal são a atacante Chloe Kelly, que está lesionada, e a meio-campista Cooney-Croos, que passa por um momento delicado na família e foi liberada por tempo indeterminado para ficar com a mãe que foi diagnosticada com um tipo raro de câncer.
A defesa é formada por uma linha de quatro atletas, geralmente, com laterais que apoiam muito o ataque. A treinadora Renée gosta de usar um esquema no 4-3-3 com um trio de ataque muito poderoso formado por Alessia Russo, Beth Mead (Stina Blackstenius) e Olívia Smith.
A preparação para a Copa das Campeãs tem sido a própria temporada da WSL, que não parou, e até a FA Cup, que o Arsenal vai disputar a semifinal com o Manchester United.
ASFAR
O Marrocos tem crescido no investimento no futebol. O reflexo disso acontece através do desempenho de suas seleções masculina e feminina. Na última Copa do Mundo Feminina, disputada em 2023, a seleção marroquina se classificou para as oitavas de final pela primeira vez. A equipe nacional também se destacou na Copa do Mundo Sub-17 Feminina de 2025, quando chegou ao mata-mata do torneio.
O time do ASFAR é um dos principais no futebol marroquino e sempre cede jogadoras para as seleções nacionais. A equipe já venceu o campeonato do país 12 vezes e foi duas vezes campeão da Liga dos Campeões Feminina da CAF. Em 2025, o clube foi eleito o melhor time do ano do continente africano.
A classificação para a Copa das Campeãs mostrou o quanto a equipe pode ser concentrada e buscar a vitória de qualquer forma. A conquista da vaga para a semifinal veio após uma virada sobre o Wuhan Chegu Jiangda. Nessa partida, o ASFAR controlou a posse de bola e pressionou mais o adversário.
Os principais nomes do elenco do ASFAR são: Sanaa Mssoudy, meio-campista habilidosa e com bom chute de fora da área, Hajar Said, jovem zagueira de 20 anos que tem se destacado na seleção de base, Anissa Lahmari, ex-jogadora do PSG que atua no meio de campo, e Fatima Tagnaout, atacante conhecida por sua velocidade.
Onde assistir
A Copa das Campeãs de 2026 será transmitida para o Brasil de forma exclusiva pela Cazé TV.

Deixe seu comentário