Copa das Campeãs 2026: confira o formato da competição inédita

Foto: Staff Images Woman/CONMEBOL

Pela primeira vez, em 2026, será disputado um Intercontinental de Clubes do futebol feminino. Trata-se da Copa das Campeãs, que reunirá os seis clubes campeões continentais na temporada passada.

A primeira fase da competição começou ainda em 2025, com as eliminatórias entre representantes da Ásia, África e Oceania. O Wuhan Jiangda WFC, da China, venceu o Auckland United FC, da Austrália, por 1 a 0, e avançou. Na sequência, a equipe chine enfrenou o ASFAR, do Marrocos, e perdeu por 2 a 1. Com o resultado, o clube africano garantiu vaga na segunda fase.

Já o Corinthians, campeão da Libertadores Feminina, representará o Brasil e a América do Sul no torneio. O clube paulista se classificou diretamente para a fase final da Copa das Campeãs, ao lado do Arsenal, anfitrião e vencedor da Champions Feminina 24/25, e do Gotham City, campeão da Concacaf Feminina 2024/25.

A fase decisiva será disputada em formato de tiro curto, com jogos únicos, começando em 28 de janeiro e 1º de fevereiro. Dois estádios de Londres, na Inglaterra, foram escolhidos como sede da competição: Brentford Community Stadium e Emirates Stadium.

O Corinthians abrirá a fase semifinal. As Brabas enfrentam o Gotham City no dia 28 de janeiro, às 9h30, no Brentford Stadium. Quem avançar deste confronto disputará o título contra o vencedor da outra semifinal, entre Arsenal e ASFAR, que acontecerá no mesmo dia, às 15h, também em Brentford.

A final será disputada em 1º de fevereiro, às 15h, no Emirates Stadium. Já a disputa do terceiro lugar acontecerá um pouco mais cedo, às 11h45, no mesmo estádio.

A Copa das Campeãs será realizada sempre nos anos em que houver a Copa do Mundo de Clubes Feminina. A próxima edição já está prevista para 2027, entre os dias 27 e 31 de janeiro, com as vagas definidas a partir dos resultados da temporada de 2026.

Paulista em terras paraibanas, jornalista em formação e apaixonada por esportes desde pequena. Tinha o sonho de ser nadadora profissional, mas como não deu certo, encontrei no jornalismo uma chance de continuar a viver o esporte de perto. Seja no trabalho, na faculdade, em casa, com amigos, estou sempre falando, assistindo ou pensando sobre futebol, e também um pouquinho sobre F1. Além disso, gosto muito de sair para comer ou beber, ir ao cinema. E também de ficar em casa, assistindo a alguma série, lendo ou só curtindo minhas playlists favoritas.
Sair da versão mobile