Por Vitória Soares
A FIFA anunciou nesta sexta-feira (11), as finalistas para o prêmio The Best, de melhor jogadora de 2020. Entre as três melhores, estão a inglesa Lucy Bronze, a dinamarquesa Pernille Harder e francesa Wendie Renard. A cerimônia de premiação, que será virtual, está marcada para o dia 17 de dezembro, em Zurique, na Suíça.
Pelo segundo ano consecutivo, Bronze está entre as finalistas do prêmio. Atualmente, a lateral direita está atuando no Manchester City, mas na temporada passada estava no Lyon, onde conquistou o título da Liga dos Campeões Feminina, sendo incluída na seleção da temporada da competição.
Artilheira da última temporada da Bundesliga pelo Wolfsburg, a atacante Harder, que agora está defendendo a camisa do Chelsea, já venceu o prêmio de melhor jogadora da UEFA deste ano, e é uma das favoritas no The Best.
Já a zagueira Renard, capitã do Lyon, foi a principal responsável pelos títulos conquistados pelo time francês na última temporada, além da Champions League Feminina, o clube levou o Campeonato Francês e a Copa da França.
Também foram anunciadas as finalistas de melhor goleira, estão na disputa a francesa Sarah Bouhaddi, do Lyon, a chilena Christiane Endler, do PSG e a norte-americana, Alissa Naeher, do Chicago Red Stars.
E entre os melhores técnicos estão a inglesa Emma Hayes, do Chelsea, o francês Jean-Luc Vasseur, do Lyon, e holandesa Sarina Wiegman, técnica da seleção da Holanda e futura treinadora da Inglaterra, seleção que vai assumir após a Olímpiada de Tóquio.
A votação feita entre treinadores de seleções e capitães, jornalistas, torcedores para decidir a lista de candidatos foi encerrada no dia 9 de dezembro e levou em consideração a avaliação das jogadoras entre o período de 8 de julho de 2019 a 7 de outubro de 2020.