A três semanas do início da Copa do Mundo Feminina, o Fut das Minas traz a trajetória da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2007, na China, quando teve a sua melhor campanha da história. Naquele ano, teve gol histórico de Marta, goleada em cima dos Estados Unidos e protesto contra a falta de investimento da modalidade.
Em 2007, o Brasil tinha uma Seleção muito forte, com nomes como Marta, Cristiane, Formiga, Rosana, Daniela Alves e muitas outras que somavam o talento individual e formavam um grupo competitivo e letal. Meses antes, nos Jogos Pan Americanos, o Brasil havia feito uma campanha perfeita.
Com goleadas, como o 10 a 0 sobre o Equador, ou o 7 a 0 contra o Canadá, o Brasil venceu todos os adversários que enfrentou. Na final, um 5 a 0 sobre os Estados Unidos levou a conquista do ouro. Com sede no Brasil, naquele ano, a torcida se encantou pelo futebol feminino e foi aos estádios para assistir às atletas jogarem.
Dois meses depois do Pan, veio a Copa do Mundo Feminina. A expectativa era alta, depois da medalha de ouro. Na última Copa, em 2003, o Brasil não havia feito uma boa campanha e foi eliminado nas quartas. O sonho era voltar ao pódio, como aconteceu em 1999.
Caminho da Seleção na Copa
A Seleção Feminina chegou com a moral alta ao campeonato. 16 seleções disputaram o torneio e o Brasil ficou no grupo D, ao lado de China, Nova Zelândia e Dinamarca. Na fase de grupos, se classificou em primeiro lugar. Goleou a Nova Zelândia por 5 a 0, a China por 4 a 0 e venceu a Dinamarca por 1 a 0. Dos dez gols nessa fase, Marta marcou quatro e Cristiane, três.
Nas quartas de final, o Brasil enfrentou a Austrália e venceu por 3 a 2. Com gols do saudoso trio, Marta, Cristiane e Formiga. Na semifinal, um adversário complicado: os Estados Unidos. A seleção que mais venceu Copas do Mundo levou a maior goleada da sua história naquele dia — 4 a 0 para o Brasil. Pela primeira vez, a Seleção Brasileira Feminina estava em uma final de Copa do Mundo.
A final, contra a Alemanha, foi difícil. As jogadoras do Brasil foram anuladas pelas alemãs e não conseguiram marcar nenhum gol. O placar foi de 2 a 0 para a Alemanha, que foi a campeã. O Brasil conquistou o vice-campeonato.
Protesto das jogadoras
Depois de perder a final, as jogadoras seguraram uma faixa com o recado “Brasil, precisamos de apoio”. Ainda em 2007, a CBF não tinha um calendário nacional para o futebol feminino, não havia competições. As atletas foram para a Copa sem ter disputado um calendário de amistosos e jogos preparatórios para a competição de forma séria.
Muitas nem salário ou carteira assinada tinham e viviam apenas com ajuda de custo dos times. As que mais se destacavam, precisavam sair do Brasil para ter uma estrutura mínima de treinos e jogos.
O protesto surtiu efeito e, naquele ano, a CBF organizou o primeiro campeonato nacional de futebol feminino, a Copa do Brasil, que depois daria lugar ao Campeonato Brasileiro e suas séries A1, A2 e A3.
O gol histórico de Marta
Na goleada contra os Estados Unidos, Marta marcou o que a FIFA considerou o segundo gol mais bonito de todos os tempos.
A Rainha foi a artilheira da Copa de 2007, recebeu a chuteira de ouro e a bola de ouro. Foi uma das melhores campanhas da atleta pela seleção.
Deixe seu comentário