Conheça a Seleção da Espanha, última adversária do Brasil na fase de grupos da Olimpíada

A Seleção Espanhola é a atual campeã do Mundo. Foto: Reprodução/Twitter

Favorita ao título, a Seleção da Espanha chega para disputar sua primeira Olimpíada. A conquista da Copa do Mundo de 2023, o talento individual das atletas, o bom jogo coletivo, o título da Liga das Nações em 2024 e a classificatória para a Eurocopa de 2025 transformaram a Espanha em uma verdadeira sensação.

A Seleção Espanhola tem feito grandes partidas e carrega as melhores jogadoras do mundo em seu elenco: Aitana Bonmatí e Alexia Putellas. Além disso, após a saída do presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luís Rubiales, e da demissão do técnico Jorge Vilda, muitas atletas voltaram a defender as cores da seleção.

Antes, jogadoras, como Mapi León e Patri Guijarro, pediram para deixar se ser convocadas por discordâncias com a Federação. Hoje, com as mudanças na entidade, voltaram a integrar a equipe.

Ao total, das 18 convocadas, 15 estavam no título da Copa do Mundo de 2023. As três atletas que não estiveram na Copa e agora integram o elenco da Olimpíada são: Patri Guijarro, Laia Aleixandri e Lucía Garcíaa.

Dentro do Grupo C, em que estão Brasil, Japão e Nigéria, a Espanha já é vista como classificada na próxima fase, o que aumenta o desafio para os adversários.

Conheça a Seleção Espanhola, favorita ao título olímpico.

As convocadas

As 18 atletas e as quatro suplentes da Espanha foram convocadas no dia três de Julho. As jogadoras chamadas também disputaram duas partidas da classificatória para a Euro 2025, competição que as espanholas já conseguiram a vaga. A principal surpresa da lista foi o retorno oficial da meia Patri Guijarro.

A base da seleção é formada por atletas do Barcelona (8) e Real Madrid (7).

  • Goleiras: Cata Coll – Barcelona; Misa – Real Madrid
  • Defensoras: Irene Paredes – Barcelona; Ona Batlle – Barcelona; Olga Carmona – Real Madri; Laia Aleixandri – Manchester City; Oihane Hernández – Real Madrid; Laia Codina – Arsenal
  • Meio-campistas: Teresa Abelleira – Real Madrid; Alexia Putellas – Barcelona; Aitana Bonmatí – Barcelona; Patri Guijarro – Barcelona
  • Atacantes: Athenea Del Castillo – Real Madrid; Salma Paralluelo – Barcelona; Eva Navarro – sem clube; Maiona Caldentey – Arsenal; Jenni Hermoso – Tigres; Lucía Garcia – Manchester United.
  • Suplentes: Elene Lete – sem clube; María Méndez – Real Madrid; Vicky López – Barcelona; Alba Redondo – Real Madrid.

Para ficar de olho

Aitana Bonmatí – Barcelona: atual melhor do Mundo, Aitana Bonmatí é decisiva. Principal jogadora do Barcelona e da Seleção, ela conduz o meio-campo das duas equipes, preenche os espaços, tem ótima movimentação e coleciona gols. Seu título de Melhor Jogadora do Mundo tende a se repetir, se manter o ritmo de jogo e títulos.

Aitana Bonmatí é a atual Bola de Ouro da FIFA – Foto: Redes sociais

A jogadora de 26 anos chegou nas categorias de base do Barcelona em 2012, subindo para o time principal na temporada de 2015/16. Ela se destacou duas temporadas depois, quando em 2018 marcou 13 gols em 32 jogos. A partir daí, Aitana começou a ser presença constante nas escalações da equipe catalã, sendo convocada para a Copa de 2019.

Com a camisa da seleção chegou a disputar torneios de base e é uma das principais jogadoras da sua geração. Na Copa do Mundo de 2023, Aitana foi eleita a melhor jogadora da competição. Durante o torneio, disputou as sete partidas, fez três gols e deu duas assistências. Depois disso foi eleita a melhor jogadora da Champions League, conquistada pelo Barcelona na temporada 2023/24, e da Europa.

Alexia Putellas – Barcelona: Duas vezes eleita melhor jogadora do Mundo, Alexia Putellas é destaque no Barcelona e na Seleção da Espanha. É uma meio-campista inteligente, dá muitas assistências, tem boa movimentação e é uma ótima finalizadora.

Alexia Putellas foi eleita duas vezes melhor do mundo – Foto: redes sociais

Putellas começou sua carreira no Espanyol em 2008, passou pelo Levante quatro anos depois e chegou ao Barcelona em 2012. Desde então tem sido uma das principais atletas da equipe catalã. Na final da Champions League 2023/24, ela foi responsável pelo gol do título do Barcelona.

Com a Seleção está desde as categorias de base e integrou as equipes que participaram da Copa do Mundo de 2015, 2019 e 2023. Na campanha do título Mundial, Alexia disputou os sete jogos da equipe, sendo titular em todos. Recentemente, completou 100 partidas com a camisa da Seleção da Espanha.

Salma Paralluelo – Barcelona: Aos 20 anos, Salma Paralluelo é uma das atletas mais promissoras do mundo. Disputou sua primeira Copa em 2023, conquistando o título e a premiação de melhor jogadora jovem do torneio. É uma jogadora forte, inteligente, rápida, decisiva e muito veloz.

Começou a vestir a camisa da Espanha nas categorias de base, ganhando o Mundial Sub-17 e Sub-20. Sua carreira no futebol profissional teve início aos 15 anos no Zaragoza CFF, depois se transferiu para o Villareal, chegando ao Barcelona na temporada 2022/23.

Salma foi eleita a melhor jogadora jovem da Copa do Mundo de 2023 – Foto: Redes sociais

No entanto, Salma teve que se decidir entre o futebol e o atletismo. Enquanto jogava bola, ela também participava de corridas. Em 2019, disputou o Campeonato Europeu Indoor, batendo o recorde espanhol dos 400 m com barreiras sub-18. Sua escolha pelo futebol veio após se recuperar de uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.

Salma é a atual goleadora da Liga F, marcou 34 gols em 36 jogos pelo Barcelona na temporada de 2023/24.

Técnica: Montserrat Tomé

Montserrat Tomé é a primeira mulher na história a treinar a Seleção da Espanha. Ela assumiu a equipe em setembro de 2023, logo após a demissão de Jorge Vilda que tinha problemas de relacionamento com as atletas. Tomé era auxiliar de Vilda e já conhecia a equipe.

Montse Tomé tem 42 anos e é a primeira mulher a treinar a Espanha – Foto: Redes sociais

Sua carreira no futebol começou como jogadora. Foi meio-campista e defendeu as cores do Levante, Barcelona e Oviedo. Como treinadora, estar a frente da Seleção Espanhola é o principal desafio de sua carreira.

Desde de que assumiu, a Espanha venceu a Liga das Nações em 2024 e se classificou para a Olimpíada de Paris. Além disso, em 15 jogos disputados, venceu 13 e perdeu apenas dois.

A treinadora de 42 anos tem em suas mãos um time estrelado e muito inteligente. Suas principais armas estão no meio de campo organizado e ofensivo, nas transições rápidas, nas boas finalizações e posse de bola.

Espanha nos Jogos Olímpicos

Essa é a primeira vez que a Seleção da Espanha disputa uma Olimpíada. A classificação para os Jogos ocorreu na disputa da Liga das Nações. A Seleção da Espanha chegou à final do torneio e, por isso, conseguiu a vaga olímpica.

O título da Liga das Nações foi disputado contra a França e vencido pelas espanholas por 2×0. Os gols da partida foram marcados por Aitana e Mariona Caldentey.

Jogos da Espanha na Olimpíada de Paris

  • 25/07 – 12h – Espanha 2 x 1 Japão
  • 27/07 – 14h – Espanha 1 x 0 Nigéria
  • 31/07 – 12h – Brasil x Espanha
Jornalista formada na Universidade Federal de Santa Catarina. É apaixonada por esportes, especialmente o futebol feminino, e livros.
Sair da versão mobile
Pular para o conteúdo