Brasil perde para os EUA e leva a prata em Paris depois de 16 anos

Alexandra Loureiro/COB

Brasil e Estados Unidos decidiram a medalha de ouro no futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Paris, neste sábado (10), no Parc des Princes. No terceiro encontro entre brasileiras e estadunidense em finais de Olimpíadas, valeu a força dos EUA que conquistaram o ouro ao vencerem por 1 a 0, com gol de Swanson.

Apesar do gosto da derrota, a Seleção Brasileira voltou ao pódio depois de 16 anos. Essa é a terceira medalha olímpica do Brasil no futebol feminino. Em 2004 e 2008 o Brasil também levou a prata.

Primeiro tempo

Nos 45 minutos iniciais, o Brasil teve um comportamento semelhante ao jogo contra a Espanha. Com boas linhas de marcação e apostando nas transições em velocidade. A estratégia funcionou. As melhores chances foram as das brasileiras.

Aos 15 minutos, Ludmila fez boa jogada individual, levou a bola próximo à linha de fundo e finalizou para o fundo da rede, mas o gol foi anulado por impedimento. Aos 21, Adriana foi derrubada na linha da grande área, as jogadoras da Seleção Brasileira reclamaram de pênalti, mas, após revisão do VAR, não foi dada a penalidade.

Ludmila foi uma das jogadoras mais acionadas no ataque brasileiro durante o primeiro tempo. Foto: Alexandre Loureiro/COB

Nos acréscimos, outra boa oportunidade para o Brasil abrir o placar. Após a bola ser cruzada na área, Gabi Portilho aproveitou a sobra e finalizou forte para a defesa da goleira Naeher.

Segundo tempo

Os Estados Unidos voltaram melhor do intervalo. As estadunidenses começaram a explorar as costas da linha de defesa brasileira. Aos 12, Swanson recebeu o passe em profundidade e finalizou cruzado no canto gol da goleira para abrir o placar para os EUA.

Após o gol sofrido, o Brasil teve dificuldades de se reencontrar na partida. A partir da metade da segunda etapa, a Seleção Brasileira pressionou mais, mas errava na tomada de decisões.

Na reta final, a equipe brasileira começou a trabalhar melhor a bola e criou mais jogadas perigosas. Nos acréscimos, Adriana teve a chance de empatar com uma cabeçada, mas a goleira dos EUA evitou o gol brasileiro com uma bela defesa.

Despedida da rainha

A final entre Brasil e EUA também marcou a despedida de Marta dos Jogos Olímpicos. A camisa 10 entrou aos 16 minutos do segundo tempo e terminou mais um capítulo da sua história com a Seleção Brasileira.

Marta disputou seis olimpíadas com o Brasil. Foto: Alexandre Loureiro/COB

Marta se tornou a única jogadora do futebol brasileiro, entre homens e mulheres, a conquistar três medalhas olímpicas na modalidade. A rainha esteve presente nas Olimpíadas de 2004, 2008 e 2024 que resultaram na medalha de prata.

Paulista em terras paraibanas, jornalista em formação e apaixonada por esportes desde pequena. Tinha o sonho de ser nadadora profissional, mas como não deu certo, encontrei no jornalismo uma chance de continuar a viver o esporte de perto. Seja no trabalho, na faculdade, em casa, com amigos, estou sempre falando, assistindo ou pensando sobre futebol, e também um pouquinho sobre F1. Além disso, gosto muito de sair para comer ou beber, ir ao cinema. E também de ficar em casa, assistindo a alguma série, lendo ou só curtindo minhas playlists favoritas.
Sair da versão mobile
Pular para o conteúdo