//Wolfsburg e Lyon disputam a final da Champions League 19/20

Wolfsburg e Lyon disputam a final da Champions League 19/20

Pela quarta vez na história as equipes se enfrentam em uma final 

Por Mariana Santos 

A UEFA Champions League Feminina 2019/20 conheceu nesta quarta-feira (26), os times finalistas da temporada. Wolfsburg e Lyon se enfrentam no próximo domingo (30) após vencerem seus adversários na semifinal. A grande decisão está marcada para às 15h, no Estádio Anoeta, na cidade de San Sebastián, Espanha. 

Nas semifinais, as equipes venceram pelo mesmo placar de 1 a 0. As alemãs eliminaram o Barcelona com gol de Rolfö, aos 13 minutos do segundo tempo. A partida foi muito ofensiva e com chances para ambas as equipes no ataque. Foi a precisão na finalização que definiu o confronto. O Barcelona teve as chances mais claras e desperdiçou as oportunidades de abrir o placar. Mesmo com a ofensividade natural do Wolfsburg, as alemãs encontraram uma defesa bem postada das catalãs, que conseguiram anular todas as jogadas de Harder no ataque. Mas no futebol, a máxima de quem não faz toma segue em alta. Após sobra de bola dentro da área, Rolfö não desperdiçou e bateu para o fundo da rede. Com o tempo restante, a equipe do Barça partiu para cima, mas não o suficiente para empatar o jogo e seguir em busca do título inédito. Vitória suada das alemãs que tentam agora impedir o hepta campeonato do Lyon.

ggggg
Foto: Divulgação/Wolfsburg

No outro duelo, o Lyon venceu o rival PSG com gol de Renard, aos 21 minutos do segundo tempo. O confronto foi entre duas equipes que se conhecem muito e que jogaram quatro vezes nesta temporada. A equipe do Lyon era favorita por conta do retrospecto das últimas temporadas, afinal, é o time a ser batido. O PSG tentou fazer uma partida melhor do que a apresentada na final da Copa da França, vencida nos pênaltis pelo rival, e até conseguiu, só não foi suficiente para parar o Lyon. Com muitas chances para os dois lados, as goleiras Bouhaddi e Endler foram um destaque positivo da partida e salvaram as principais chances no ataque. Mas Endler não conseguiu segurar mais uma vez a cabeçada de Renard. A zagueira e capitã do Lyon subiu mais alto e colocou o Lyon novamente em uma final da Champions, a quinta consecutiva.     

EgYFUs1X0AA_4PW
Foto: Divulgação/Lyon

O duelo da final opõe também as equipes mais ofensivas da Champions desta temporada. O Wolfsburg é o maior marcador da competição com 32 gols, enquanto o Lyon é o segundo com 30 gols. As equipes também são as que mais deram arremates ao gol. Vale lembrar que até a paralisação da Champions antes das quartas de final, o Lyon era o time que mais havia marcado, com 27 gols, mas com a goleada do Wolfsburg sobre o Glasgow por 9 a 1 nas quartas de final, o time alemão se tornou o maior marcador.  

RETROSPECTO NA FINAL

O confronto decisivo marca a quarta vez na história que as duas equipes se enfrentam na final e tem um retrospecto favorável ao Lyon, que venceu duas das três disputas anteriores. A primeira decisão entre as equipes aconteceu na temporada de 2012/13 e teve a vitória do Wolfsburg por 1 a 0. A equipe alemã conquistou o bicampeonato na temporada seguinte, 2013/14, com vitória por 4 a 3 em cima do Tyreso e foi a última vez que levantou a taça. No segundo duelo entre as equipes, na temporada 2015/16, o Lyon se deu melhor e após empate por 1 a 1 no tempo normal, venceu por 4 a 3 na disputa de pênaltis. Na última vez em que as equipes se encontraram na final, o Lyon venceu com uma goleada de 4 a 1, na temporada de 2017/18. A equipe francesa chega a nona final em 11 anos e desde a temporada 2009/10, só não chegou à final em 2013/14 e 2014/15. As francesas são as maiores vencedoras da Champions, com seis títulos e mantém a hegemonia dos últimos anos após vencer as últimas quatro finais consecutivas.