A Copa do Mundo Feminina de 2023 oficialmente começou, nesta quinta, 20, com vitória inédita da Nova Zelândia, a primeira do país em uma Copa do Mundo Feminina e vitória da outra anfitriã, a Austrália, que não vencia há 16 anos em uma estreia. O primeiro dia de Copa foi marcado também por um recorde: o segundo maior público da história da Copa do Mundo Feminina.
O jogo entre Nova Zelândia e Noruega, que deu o pontapé ao Mundial de 2023, aconteceu durante a madrugada, para o Brasil, no Eden Park, estádio nacional da Nova Zelândia, em Auckland. O segundo jogo aconteceu, entre Austrália e Noruega no Estádio Olímpico de Sydney. Com os resultados, até agora, a Nova Zelândia é líder do grupo A e a Austrália do grupo B.
Nova Zelândia 1 x 0 Noruega: confira como foi a estreia das anfitriãs
Quem acordou de madrugada para assistir ao primeiro jogo da Copa do Mundo Feminina de 2023 foi brindado com um jogão. Nova Zelândia e Noruega entraram no clima da Copa e deram um show diante de 42.137 torcedores, o maior público da história de uma partida de futebol na Nova Zelândia.
A anfitriã começou com o domínio da bola e aos quatro minutos já teve uma boa chance. Logo em seguida, a Noruega chegou com perigo, mas a defesa neozelandesa afastou. E assim se desenrolou todo o primeiro tempo. Lá e cá, as duas equipes tiveram ótimas chances, mas foi a Nova Zelândia que se destacou pela qualidade no ataque e na defesa, não dando chances da Noruega abrir o placar.
No segundo tempo, levou dois minutos para a Nova Zelândia marcar o gol que coroou a vitória da equipe anfitriã. E que belo gol. Com uma saída de bola longa, Jacqui Hand escapou em velocidade e cruzou para Wilkinson. A atacante estava livre na área e encheu as redes.
O jogo seguiu agitado. A Noruega queria o empate e a Nova Zelândia queria mais gols. Aos 43, foi marcado pênalti para a anfitriã. A voltante Parcival cobrou, mas bateu mal e a bola foi na trave. Durante os acréscimos, quase veio o empate, mas Reiten chutou para fora. Depois, os ataques noruegueses esbarraram na defesa neozelandesa.
Com a vitória inédita, a Nova Zelândia é a líder do grupo A. O próximo confronto do grupo é entre Suíça e Filipinas, nesta sexta, às 2h.
Austrália 1 x 0 Irlanda: mais uma anfitriã, mais uma vitória
Diferente do primeiro jogo, a estreia da segunda anfitriã da Copa contra a Irlanda foi morna durante todo o primeiro tempo. A partida não teve a presença da jogadora Sam Kerr, capitã da Seleção Australiana, a artilheira da equipe teve que ver o jogo do banco porque sofreu uma lesão na panturrilha durante os treinos. A atacante também fica fora do próximo confronto da Austrália contra a Nigéria, na semana que vem.
A partida teve recorde de público de um jogo de futebol na Austrália e 75.784 pessoas estiveram no Accor Stadium para ver a vitória da anfitriã.
O primeiro tempo ficou abaixo das expectativas para o confronto, com poucas chances das duas seleções. A Irlanda focou em se defender e esperava um contra-ataque para tentar marcar. A Austrália ficou mais com a bola, mas não conseguiu finalizar com qualidade para abrir o placar.
O segundo tempo foi mais agitado, aos 6 minutos, a árbitra Edna Alves, brasileira que participa desta edição, marcou um pênalti para a Austrália. Catley bateu muito bem a abriu o placar para a anfitriã. Depois do gol, as australianas se animaram e foram atrás do segundo, mas, mesmo com muitas chances, não conseguiram finalizar. Nos últimos minutos, a Irlanda lutou muito pelo empate, mas não conseguiu marcar o gol e perdeu a partida.
De olho no próximo jogo
O próximo confronto da Copa do Mundo Feminina de 2023 é entre Nigéria e Canadá, pelo grupo B. O jogo rola hoje, às 23h30.
Deixe seu comentário