BAHIA – Mulheres de Aço no Campeonato Brasileiro

Por: Vitória Soares

O Bahia montou o seu projeto de Futebol Feminino em outubro de 2013 por meio de um convênio com o Centro de Formação de Futebol da Bahia. Na ocasião, foram formadas equipes de futebol feminino profissional e nas categorias sub-15 e sub-17. No mesmo ano, o clube disputou o Campeonato Baiano e foi vice-campeão, perdendo para o São Francisco. 

Em 2014, a equipe fez a sua primeira e única participação no Brasileiro Feminino A1. O Tricolor de Aço caiu na primeira fase do campeonato e acabou interrompendo o projeto que foi retomado em 2018, em uma parceria com o Lusaca. Em agosto de 2019, o clube assumiu, pela primeira vez, um projeto independente no futebol feminino. Com isso, toda a equipe passou a utilizar a estrutura do Centro de Treinamento Evaristo de Macedo, que é a mesma do time masculino. 

Com a conquista do campeonato estadual de 2019, as mulheres de aço, como são chamadas, disputaram no ano passado o Brasileiro Feminino A2 e conseguiram fazer uma ótima campanha com oito vitórias, dois empates e uma derrota, chegando às semifinais e garantindo o acesso para a Série A1 de 2021. 

Felipe Oliveira / EC Bahia

Nesta temporada o Tricolor renovou com 17 atletas: as goleiras Nágila e Anna Bia, zagueira Aira e Nainara, as laterais Nine, Tayane, Luana e Dymenor, as meio-campistas Vi, Eddie, Jordana, Kaylane, Milena Bispo Camila e Esquerdinha e as atacantes Ellen Santana e Verena. 

E como reforços contratou até agora 11 jogadoras que são: a goleira Camila Menezes, a zagueira Sabrina, as meias Gabi Barrozo, Tcheury, Camila e Fabi Ramos, e as atacantes Moretti, Gabi Itacaré, Priscila e Geisi. 

Este ano, a equipe vai disputar pela segunda vez o Brasileirão A1 e será a única representante do Nordeste na competição, e vem com novidades. No dia 8 de março, o clube anunciou a profissionalização do futebol feminino, garantindo todos os direitos trabalhistas às jogadoras. Mais um passo importante e significativo no desenvolvimento do projeto.

Felipe Oliveira / EC Bahia

APELIDO DA EQUIPE: Mulheres de Aço

FICHA TÉCNICA:
Goleiras: Nágila; Anna Bia; Camila Menezes
Laterais: Dymenor; Luana; Nine; Tayane;
Zagueiras: Aila; Nainara; Sabrina
Meio-campistas e Volantes: Eddie; Esquerdinha; Jordana; Kaylane; Milena Bispo; Vi (Vitória); Tcheury; Fabi Ramos; Camila; Gabi Barrozo;
Atacantes: Ellen Santana; Verena; Geisi; Priscila; Moretti; Gabi Itacaré

MELHOR CAMPANHA: 4º lugar no grupo 3 do Brasileiro Feminino A1 de 2014; Semifinalista do Brasileiro Feminino A2 de 2020.

REDES SOCIAIS: 
Site: www.esporteclubebahia.com.br
Instagram: @ecbahia
Twitter: @ECBahia
Facebook: Esporte Clube Bahia
Flickr: Esporte Clube Bahia Oficial

PRIMEIRO CONFRONTO: Contra o Botafogo, no dia 18 de abril, domingo, às 15h.