SANTOS – As Sereias da Vila no Campeonato Brasileiro

Barueri – SP – 20/07/2017 – BRASILEIRÃO CAIXA 2017 – ESPORTES – Jogo 126, Grupo 09 da Série A1 do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino “Brasileirão Caixa 2017”, partida da final entre, S.C. Corinthians Paulista/Audax X Santos F.C., realizado na Arena Barueri em Barueri, SP; válido pelo grupo 09 do Brasileirão Feminino 2017 A1. Foto: MARCELO PEREIRA/ALLSPORTS

Por Fernanda Gasel

O time feminino do Santos foi fundado em 1997 e ficou conhecido como as Sereias da Vila. De 2009 a 2012, o Santos foi considerado o time mais forte de futebol feminino do Brasil. Jogadoras como Marta e Cristiane passaram pelo clube, e a equipe foi a base da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, chegando a ter onze atletas convocadas de uma só vez. No entanto, logo após o final da temporada de 2012, o time feminino encerrou as atividades, retornando apenas em 2015 com o presidente Modesto Roma Júnior, desde então, todas as atletas do time são profissionalizadas.  

Desde a sua fundação, o clube participou de seis das oito edições do Campeonato Brasileiro Feminino, vencendo uma delas. Em 2017, as Sereias da Vila venceram o Corinthians por 1 a 0, na Arena Barueri, conquistando o título inédito após uma temporada com 16 vitórias, dois empates e apenas duas derrotas. 

Foto: Marcelo Pereira/ Allsport 

Na última edição, as meninas do Santos ficaram em segundo lugar na primeira fase, porém foram eliminadas nas quartas de finais pelo São Paulo. Nessa temporada, o clube renovou com 21 atletas, entre elas as goleiras Michelle e Camila Gomes; as zagueiras Day Silva, Tayla e Sassá; a lateral Fê Palermo; as meias Bia Menezes, Erikinha, Brena, Rita Bove, Luana, Laura Valverde e Nicole Marussi; e as atacantes Analuyza, Gi Fernandes, Amanda Gutierres, Maria Dias, Ketlen, Thaisinha e Cristiane.

Mas o clube também passou por mudanças. A principal foi a contratação de uma nova técnica, Christiane Lessa. A treinadora possui 20 anos de experiência no futebol feminino fora do Brasil, e estava treinando o Foz Cataratas no Brasileirão Feminino A2. 

As Sereias da Vila também ganharam reforços dentro de campo. Chegam ao clube a zagueira Camila, a lateral-direita Bruninha, a meia Júlia Daltoé, e as atacantes Byanca Brasil e Karen.

APELIDO DA EQUIPE: Sereias da Vila

FICHA TÉCNICA:

Goleiras: Camila Gomes e Michelle 

Laterais: Fe Palermo 

Zagueiras: Sassá, Day Silva, Tayla e Camila 

Meias: Gi Fernandes, Nicoli Marussi, Luana, Laura Valverde, Bia Menezes, Rita Bove, Alanna, Brena, Erikinha 

Atacantes: Byanca Brasil, Ana Luyza, Thaisinha, Cristiane, Amanda Gutierres, Maria Dias, Karen, Ketlen

QUANTIDADE DE TÍTULOS: 1 (2017)

MELHOR CAMPANHA: 2017 (20 jogos, 16 vitórias, 2 empates, 2 derrotas)

REDES SOCIAIS: 

Instagram: @sereiasdavilaoficial 

Twitter: @SereiasDaVila 

PRIMEIRO CONFRONTO: Internacional x Santos – 1° rodada – 28 de março – Domingo