//Confira como ficou o calendário das competições femininas de 2021

Confira como ficou o calendário das competições femininas de 2021

Por: Emilia Sosa

Com a alteração da data de início do Brasileirão Feminino A1 para o dia 18 de abril, a CBF divulgou na última segunda-feira (29), a atualização do calendário das competições femininas organizadas pela entidade. Apesar das mudanças, ainda estão previstas duas competições para a categoria profissional e três para as categorias de base. Além disso, são reservadas as datas para os campeonatos estaduais, datas FIFA e torneios organizados pela Conmebol.

Brasileirão Feminino A1
A primeira competição do ano será o Brasileirão Feminino A1, com início da primeira fase que vai de 18 de abril até 28 de junho, quando acontece a pausa para as Olimpíadas de Tóquio. A segunda fase, de quartas de final, inicia no dia 15 de agosto, após a pausa para os jogos olímpicos e tem data prevista de encerramento para o dia 26 de setembro.

Brasileirão Feminino A2
O Brasileirão Feminino A2 tem data prevista para início no 16 de maio. Serão 36 equipes divididas em seis grupos de seis clubes cada, avançam para a segunda fase os dois primeiros colocados de cada grupo e quatro melhores terceiros na classificação geral. A fase de mata-mata começa com as oitavas de final e conta com jogos de ida e volta. A data de encerramento está prevista para 5 de setembro.

 Brasileirão Feminino sub-16
O Brasileirão Feminino sub-16 é a primeira competição de base do ano. Tem previsão de começo para o dia 26 de junho e final para o dia 04 de julho. Serão 12 clubes divididos em 3 grupos com cada equipe cada. Os primeiros colocados e o melhor segundo avançam para a semifinal, que terá jogo único, assim como a final. 

Brasileirão Feminino sub-18
A edição de 2021 do Brasileirão Feminino sub-18 está prevista para início no dia 06 de julho e encerramento no dia 10 de outubro. Serão 24 equipes divididas em seis grupos com quatro clubes cada, jogando turno e returno. Os oito melhores colocados avançam para a segunda fase de grupos, onde ficam quatro em cada grupo. Os quatro melhores passam para a semifinal com jogos de ida e volta, como a final.

Torneio de Desenvolvimento de Futebol sub-16 e sub-14
Este torneio inicia em 7 de dezembro e conta com 8 equipes divididas em dois grupos que disputam turno único. Passam para a semifinal de jogo único os dois primeiros colocados de cada grupo. Os finalistas disputam o título no dia 19 de dezembro em final única.

Campeonatos Estaduais
Foram reservadas 16 datas entre os meses de agosto e dezembro para as realizações dos Campeonatos Estaduais, pelas Federações de cada estados. São elas:
11 18 e 25 de agosto;
1, 8 e 22 de setembro;
31 de outubro;
3, 7, 10, 14, 17 e 21 de novembro e;
5, 12 e 19 de dezembro.

DATAS FIFA
Fora as Olimpíadas que serão entre os dias 23 de julho e 8 de agosto, estão marcados outros cinco períodos de datas oficiais FIFA, são eles:
5 a 13 de abril, que serão realizados treinos na Granja Comary.
7 e 15 de junho;
12 e 20 de setembro;
18 e 26 de outubro e;
22 de novembro e 1 de dezembro.

Libertadores da América 2021
A Copa Libertadores Feminina de 2021 também está prevista no calendário divulgado pela CBF. O campeonato continental acontecerá entre os dias 30 de setembro e 16 de outubro
e é organizado pela Conmebol. A Ferroviária, atual campeã, o Corinthians e o Avaí/Kindermann serão os representantes do Brasil.