Suécia vence o Japão e vai enfrentar a Espanha na semifinal da Copa do Mundo Feminina 2023

Divulgação/FIFA

Depois da Espanha garantir a primeira vaga na semifinal na Copa do Mundo Feminina 2023, na madrugada desta sexta-feira (11) Japão e Suécia se enfrentaram no Eden Park em busca da classificação. 

Única com seleção com 100% de aproveitamento até então, o Japão chegava como uma das favoritas para essa vaga, enquanto a Suécia estava com uma boa moral por terem eliminado os EUA. A Seleção Sueca abriu 2 a 0 no placar com gols de Ilestedt e Angeldal. Hayashi diminuiu para o time japonês. Com a classificação, a Suécia vai enfrentar o Espanha na semifinal.

O jogo

No primeiro tempo, a Seleção Sueca teve mais domínio e criou mais chances, conseguindo dificultar o jogo de transição rápida da equipe japonesa. A chegada mais perigosa, foi com Bjorn. A camisa 14 passou bem pela a defesa, mas a defesa tirou a bola.

Aos 30, a Suécia saiu na frente. Depois de uma cobrança de falta, defendida pela goleira Yamashita, a bola ficou viva e a Ilestedt aproveitou e empurrou a bola para o fundo das redes. Com o gol, a zagueira se isola na artilharia do time na Copa, com quatro gols marcados. 

A zagueira é a artilheira da Suécia na Copa. Foto: Divulgação/FIFA

Na etapa final, a Suécia continuou pressionando. Logo aos quatro minutos, foi marcado um pênalti para o time sueco. Após uma cobrança de escanteio, a bola desviou na jogadora sueca e depois bateu na mão da Nagano. O VAR acionou a árbitra do jogo que decidiu pela penalidade. Na cobrança, Angelical converteu ampliando o placar para a Suécia.

Em desvantagem pela primeira vez no placar neste mundial, o Japão foi para o ataque tentando reverter o resultado, mas por duas vezes foi impedido pelo travessão. Aos 18, pênalti marcado para o time japonês. Ueki foi derrubada dentro da área pela Janogy. A própria camisa 9 foi para a cobrança, mas a bola bateu no travessão. A Seleção Japonesa ainda ficou na expectativa de a bola ter entrado, mas o sensor apontou que não.

A pressão japonesa seguiu. Aos 40, o time nipônico teve uma falta na entrada da grande área. Aoba bateu a falta e mandou a bola no travessão, depois bateu na cabeça da goleira Musovic. De novo, ficou a dúvida se a bola havia entrado ou não, mas o sensor apontou que a bola não passou por completa da linha. 

Dois minutos depois, veio o gol do Japão. Após boa troca de passes, a zaga da Suécia afastou mal e a bola sobrou para Hayashi que finalizou para diminuir a vantagem sueca.

O Japão não desistiu e tentou uma reação no fim do jogo. Foto: Divulgação/FIFA

A Suécia sentiu a pressão do Japão, mas conseguiu segurar o resultado e chegar pela quinta vez consecutiva à uma semifinal de Copa do Mundo Feminina. Já a Seleção Japonesa única campeã mundial que ainda restava dá adeus à competição, com isso, neste edição de 2023, teremos um campeão inédito. 

Primeira semi definida

Com esse resultado, Suécia e Espanha vão jogar a semifinal em busca de uma vaga na decisão da Copa. O jogo será na próxima terça-feira (15), no Eden Park, às 05h (horário de Brasília).

Paulista em terras paraibanas, jornalista em formação e apaixonada por esportes desde pequena. Tinha o sonho de ser nadadora profissional, mas como não deu certo, encontrei no jornalismo uma chance de continuar a viver o esporte de perto. Seja no trabalho, na faculdade, em casa, com amigos, estou sempre falando, assistindo ou pensando sobre futebol, e também um pouquinho sobre F1. Além disso, gosto muito de sair para comer ou beber, ir ao cinema. E também de ficar em casa, assistindo a alguma série, lendo ou só curtindo minhas playlists favoritas.
Pular para o conteúdo