O Campeonato Brasileiro Feminino Sub-20 começa nesta terça-feira (14). Neste ano, uma das principais competições das categorias de base do futebol femininio do país vai contar com a participação de 20 equipes, divididas em quatro grupos com cinco times cada.
No grupo A, estão Internacional, Grêmio, Atlético-MG, Juventude e Coritiba. No grupo B, São Paulo, Ferroviária, Santos, Corinthians e América-MG. No grupo C, Flamengo, Minas Brasília, Fluminense, Botafogo e Cresspom. E no grupo D, Fortaleza, Esmac, Botafogo-PB, UDA e Cefama.
Formato
A primeira fase será em turno e returno, totalizando 10 jogos, que serão disputados entre março e final de maio. Os times do grupo A enfrentam as equipes do B, enquanto os grupos C e D duelam entre si.
Os dois melhores colocados de cada chave avançam para a segunda fase que será disputada em partida única. As oito melhores equipes colocadas na classificação geral vão se enfrentar a partir do seguinte chaveamento: duelos serão definidos assim: 1º x 8º; 4º x 5º; 2º x 7º; 3º x 6º. Os times que passarem jogam as semifinais em partidas de ida e volta. A grande final será em jogo único.
Premiação
A CBF não informou se terá premiação em dinheiro para o time campeão do Brasileiro Feminino Sub-20.
De acordo com o Regulamento Específico da Competição, o clube que conquistar o título vai receber um troféu e 50 medalhas douradas destinadas às atletas, comissão técnica e dirigentes. Já o vice-campeão vai ganhar 50 medalhas prateadas.
Transmissão
Até o momento, a CBF não informou se vai transmitir os jogos do Brasileiro Feminino Sub-20. No entanto, os clubes estão liberados para fazerem as transmissões das suas partidas.
Tradição
Nos últimos anos, Internacional e São Paulo têm sido protagonistas na competição. Juntos, os times somam três títulos na categoria. Além disso, as equipes são um celeiro de jogadoras que não só se destacam nos clubes, mas também na Seleção Brasileira.
Pelo lado gaúcho, temos a goleira Gabi Barbieri e a atacante Priscila, por exemplo. Já no lado paulista, alguns destaques são a meia Yaya, hoje no Santos, e a zagueira Lauren, que atualmente defende o Madrid CFF, da Espanha.
Em busca do tri
Quando falamos do futebol feminino de base no Brasil, uma das referências é o Internacional. As Gurias Coloradas conquistaram títulos em todas as categorias, na Sub-16, Sub-17, Sub-18, Sub-20.
Pela Sub-20, o time gaúcho levantou a taça duas vezes. A primeira foi em 2019, quando a competição ainda era Sub-18. Na época, o Inter venceu o São Paulo e fez história ao ser o clube campeão da primeira edição do campeonato.
No ano seguinte, as Gurias Coloradas voltaram a protagonizar uma final, mas desta com o Fluminense. Em uma partida histórica, no estádio Beira-Rio – que pela primeira vez recebia um jogo das categorias de base feminina -, o Internacional derrotou o Tricolor das Laranjeiras por 4 a 1.
Porém, por conta de uma mudança na regra, que não considerava o saldo de gols como critério de desempate, a decisão foi para as penalidades e o clube carioca levou o título.
Em 2022, quando o Brasileiro Feminino Sub-18 mudou para Sub-20, as Gurias Coloradas voltaram a enfrentar o São Paulo na final. E o resultado foi melhor para o time gaúcho, que venceu a ida por 2 a 0, e na volta, empatou em 2 a 2, conquistando o seu segundo troféu da competição.
Agora, o Inter disputa a edição de 2023 do Brasileiro Feminino Sub-20 em busca da terceira taça para se consolidar ainda como uma das forças das categorias de base do futebol feminino do Brasil.
De olho no bi
Assim como o Internacional, o São Paulo também é uma grande força nas categorias de base do futebol feminino. Além de conquistar o Brasileiro Feminino Sub-16, o Tricolor Paulista também ganhou protagonismo em outras categorias.
No antigo Sub-18, as Soberanas foram vice-campeãs, em 2019; no ano seguinte, acabaram caindo nas semifinais diante do Inter; até que em 2021 veio o título.
Na final, as Soberanas venceram o Corinthians, por 3 a 0 na ida, e por 2 a 0 na volta. No ano passado, já pelo Brasileiro Feminino Sub-20, o time paulista voltou a reencontrar as Gurias Coloradas em uma decisão.
De novo, o São Paulo bateu na trave e acabou ficando com o vice-campeonato. Mesmo conseguindo um empate de 2 a 2 em casa, no jogo da volta, em Porto Alegre, o Tricolor Paulista perdeu por 2 a 0.
Depois de ser campeão e ainda chegar perto de conquistar a taça em outras duas oportunidades, neste ano, as Soberanas vão em busca de mais um título para coroar o trabalho feito nas categorias de base.
Deixe seu comentário