Internacional empata; Fluminense e Botafogo goleiam: confira os resultados da primeira rodada do Brasileiro Feminino Sub-20

Rodrigo Gazzanel

A primeira rodada do Brasileiro Feminino Sub-20 chegou ao fim nesta quinta-feira (16), com dez jogos disputados. O atual campeão, Internacional, empatou com o Corinthians. Flamengo, Atlético-MG, São Paulo, Fluminense, Botafogo, Ferroviária, Minas Brasília, UDA e América-MG venceram as suas partidas e largaram bem na competição. 


Estreia com vitória rubro-negra

Flamengo e Fortaleza abriram o Brasileiro Feminino Sub-20, na tarde desta terça-feira (14), no estádio da Gávea. O time rubro-negro dominou praticamente toda a partida, onde criou as principais chances. O único gol que selou a vitória da equipe carioca saiu no último minuto do primeiro tempo, com Pimenta, que aproveitou uma confusão na área adversária.

Pimenta comemora o seu gol pelo Flamengo no Brasileiro Feminino Sub-20. Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

A vitória por 1 a 0 deixou o Flamengo na terceira posição do grupo C, com três pontos. Já o Fortaleza, mesmo com a derrota, terminou a primeira rodada na vice-liderança do grupo D, por conta dos critérios de desempate.

De virada 

O São Paulo, atual vice-campeão do Brasileiro Feminino Sub-20, buscou uma vitória de virada por 3 a 1 contra o Grêmio. Jogando no CFA Laudo Natel, as Gurias Gremistas saíram na frente nos acréscimos, com Pedra. Ao longo da segunda etapa, o time gaúcho ficou com duas jogadoras a menos. Aos 31, Dudinha saiu lesionada quando a equipe já tinha feito todas as substituições. Logo depois, o Tricolor Paulista empatou de pênalti com Kedima. Já nos minutos finais, Juju foi expulsa pelo lado gremista. As donas da casa se aproveitaram da vantagem numérica e viraram o jogo em dois minutos, com Emelli. A jogadora são-paulina marcou aos 48 e 50 minutos. 

Com o resultado, o São Paulo assumiu a liderança do grupo B, enquanto o Grêmio ficou na terceira posição do grupo A.


Triunfo das Vingadoras 

Quem também venceu por 3 a 1 foi o Atlético-MG diante do Santos. Jogando no CT Rei Pelé, as duas fizeram um jogo equilibrado, mas com o placar favorável para as visitantes. 

No primeiro minuto de partida, as Vingadoras aproveitaram uma falha da defesa santista e saíram na frente com o gol de Paola. Aos 24, o time mineiro teve uma penalidade marcada a seu favor. Paola bateu o pênalti, mas Mi Stiles defendeu. Mas, no rebote, Maria Coutinho não desperdiçou e ampliou a vantagem. 

As Sereinhas da Vila buscaram uma reação na segunda etapa, aos 32. Ramos aproveitou o rebote da cobrança do escanteio. Mas a resposta santista não foi o suficiente. Até que no final da partida, em cobrança de pênalti para as Vingadoras, Ray deu números finais ao jogo.

Paola, Maria Coutinho e Ray marcaram na estreia do Atlético-MG no Brasileiro Feminino Sub-20. Foto: Divulgação

A vitória fez com que o Atlético-MG assumisse a liderança do grupo A, de forma isolada. Já o revés santista deixou o time na última posição do grupo B. 

Chuva de gols

Fluminense e Botafogo marcaram essa primeira rodada pelas goleadas aplicadas em seus jogos. 

O Tricolor venceu a Esmac por 9 a 0, nas Laranjeiras. A partida foi decidida ainda nos 45 minutos iniciais com sete gols feitos pelo Fluminense. Duda Batista (2x), Sarah, Sandy (2x), Duda Cerqueira e Isa deixaram o delas. Na etapa final, Lolo e Luiza Calazans fecharam a vitória.

O Botafogo repetiu o mesmo placar diante do Cefama, no Cefat. Os gols alvinegros foram marcados por Ana Guimarães (2x), Kethelin (2x), Teté, Carol Valle, Japa, Nicole e Vânia. O time maranhense teve que atuar os 25 minutos finais da partida com uma jogadora de linha, porque a goleira Luana se machucou e não tinha uma atleta da posição no banco de reservas.

Com os resultados, Botafogo e Fluminense assumiram as duas primeiras colocações do grupo C, respectivamente. Já a Esmac ficou na quarta colocação do grupo D, seguida pelo Cefama. 

Empate solitário 

Corinthians e Internacional protagonizaram o único empate desta primeira rodada do Brasileiro Feminino Sub-20. Em jogo bem movimentado, no estádio Nogueirão, em Mogi das Cruzes, o placar terminou em 1 a 1. 

As Gurias Coloradas, atuais campeãs da competição, começaram melhor e saíram em vantagem, aos 17 do primeiro tempo, com Alice. Mas o time alvinegro respondeu rápido e aos 23, deixou tudo igual com Stefanie. Na segunda etapa, o Inter voltou pressionando em busca da virada, mas a goleira Ravena garantiu o empate para a equipe corinthiana.

Com um ponto para cada lado, o Corinthians ficou na quarta posição do grupo B. Já o Internacional assumiu a vice-liderança do grupo A. 

Outros resultados 

Ainda pela primeira rodada do Brasileiro Feminino Sub-20, o Minas Brasília venceu o Botafogo-PB por 3 a 0, no estádio Serejão, com gols de Monse, Letícia e Ana Laura. A UDA bateu o Cresspom fora de casa, no estádio Maria Abadia, por 2 a 1. Manuela e Lays marcaram para o time alagoano, enquanto Thamirys diminuiu para a equipe do Distrito Federal.  

Na Fonte Luminosa, a Ferroviária derrotou o Juventude por 2 a 0 e chegou à vice-liderança do grupo B. Rhaissa e Ana fizeram os gols das Guerreirinhas Grená. Pelo mesmo grupo da Ferrinha, o América-MG também venceu por 2 a 0. O time mineiro enfrentou o Coritiba, no Complexo Esportivo da PUC, e garantiu a vitória com os gols de Lara e Hizza.   

Jogadoras comemorando da Ferroviária comemorando gol contra o Juventude, pelo Brasileiro Feminino Sub-20. Foto: Tiago Pavini/Ferroviária SAF

Indefinições na transmissão 

Assim como no ano passado, a CBF não anunciou que iria transmitir os jogos do Brasileiro Feminino Sub-20, seja pelo streaming ou pela TV. Com isso, os clubes acabaram assumindo essa responsabilidade. Nesta primeira rodada, nove dos 10 jogos tiveram transmissão nos canais oficiais dos times mandantes. Apenas a partida entre Corinthians e Internacional não foi transmitida pela equipe dona da casa. 

Paulista em terras paraibanas, jornalista em formação e apaixonada por esportes desde pequena. Tinha o sonho de ser nadadora profissional, mas como não deu certo, encontrei no jornalismo uma chance de continuar a viver o esporte de perto. Seja no trabalho, na faculdade, em casa, com amigos, estou sempre falando, assistindo ou pensando sobre futebol, e também um pouquinho sobre F1. Além disso, gosto muito de sair para comer ou beber, ir ao cinema. E também de ficar em casa, assistindo a alguma série, lendo ou só curtindo minhas playlists favoritas.
Pular para o conteúdo