As partidas do grupo B e grupo E movimentaram a noite de quarta-feira (26) e a manhã desta quinta (27), na Copa do Mundo de 2023. A Nigéria venceu a Austrália por 3 a 2 e deixou para definir as classificadas do grupo B na última rodada. A Irlanda, que perdeu para o Canadá, já está eliminada.
Os Estados Unidos empataram com a Holanda, em um dos melhores jogos da competição até aqui, e também deixaram a decisão para semana que vem. Para embolar o grupo ainda mais, Portugal venceu o Vietnã por 2 a 0. A única certeza, por enquanto, é que o Vietnã, sem vencer nenhuma partida, está desclassificado.
Austrália x Nigéria
A Nigéria voltou a mostrar o seu bom futebol e venceu, de virada, por 3 a 2 a Austrália, no Suncorp Stadium, em Brisbane. O jogo foi muito movimentado e mostrou a qualidade do futebol nigeriano, que, sem ser a favorita, soube se defender bem e aproveitar os contra-ataques e espaços que apareceram no decorrer da partida.
O primeiro tempo foi bem agitado. A Austrália teve mais chances e conseguiu atacar mais, mas esbarrou na defesa bem posicionada da Nigéria. A seleção africana esperava mais contra-ataques para poder tentar abrir o placar, mas faltou qualidade nos lançamentos.
A posse de bola durante todo o primeiro tempo ficou mais com a equipe da casa e, da metade para o fim do primeiro tempo, a Nigéria teve dificuldade de chegar na área.
A Austrália conseguiu penetrar de forma bem efetiva na área nigeriana nos acréscimos, com a camisa 10 Van Egmond, que pegou a defesa nigeriana desarrumada depois de um mau lançamento da goleira Nnadozie, e marcou o primeiro gol das Matildas no jogo.
A resposta nigeriana veio dois minutos depois, no fim dos acréscimos. A camisa 15, Ajibade, recebeu um lançamento pelo lado esquerdo e cruzou para a área. A bola desviou na australiana Carpenter e sobrou no pé da atacante Kanu, que bateu no cantinho direito do gol, sem chance para a goleira australiana. Equipes foram para o intervalo com tudo igual.
O segundo tempo foi mais movimentado para as australianas, que estavam superiores no jogo. A Austrália estava mais perigosa no segundo tempo, mas levou a virada aos 19 minutos, com uma cabeçada da zagueira Ohale. A Nigéria soube aproveitar os espaços aéreos no segundo tempo e conseguiu marcar o gol.
Com a virada nigeriana, a Austrália teve dificuldade de se encontrar na marcação. Seis minutos depois veio o terceiro da Nigéria, com Oshoala, que aproveitou o vacilo da defesa das Matildas e balançou as redes.
O jogo ficou eletrizante nos minutos finais com o segundo gol da Austrália, que buscava o empate com todas as forças. Mas boas defesas da goleira nigeriana seguraram a vitória.
Com o resultado, a Irlanda, que não venceu nenhuma partida, está eliminada da Copa do Mundo e joga contra a Nigéria. A Austrália joga contra o Canadá para buscar a classificação. As duas partidas acontecem na próxima segunda-feira.
Confira como ficou o grupo B:
Nigéria – 4 pontos
Canadá – 4 pontos
Austrália – 3 pontos
Irlanda – 0 pontos
Portugal 2 x 0 Vietnã
Portugal conquistou a primeira vitória da história em Copas do Mundo Femininas e, agora, sonha com a classificação. A seleção portuguesa foi muito superior no jogo e só não fez mais gols porque as bolas pararam na ótima atuação da goleira Kim Thanh.
No primeiro tempo, seis minutos foram o suficiente para Portugal abrir o placar, marcando o primeiro gol da seleção na história da competição, com Telma Encarnação. O segundo gol também foi na primeira etapa, com Kika Nazareth.
O segundo tempo foi marcado pela má pontaria de Portugal, o que dificultou para a equipe marcar mais gols. Ainda assim, o Vietnã não conseguiu fazer uma boa atuação e não marcou gols.
Com o resultado, o Vietnã já está eliminado da Copa do Mundo de 2023 e enfrenta a Holanda na próxima rodada, que busca a classificação depois da boa partida contra os Estados Unidos.
Estados Unidos 1 x 1 Holanda
Um dos melhores jogos da Copa do Mundo de 2023, Estados Unidos e Holanda fizeram uma partida de igual para igual, inclusive, no placar. Foi um tempo para cada seleção e um gol para cada etapa.
No primeiro tempo, uma Holanda organizada, mas muito burocrática, fez um bom jogo e foi superior aos EUA, seleção favorita. No segundo tempo, o destaque foi das estadunidenses, que, depois do gol de empate, bombardearam as holandesas e, por pouco, não viraram o placar.
A primeira parte do jogo mostrou uma Holanda organizada e atenta. Com uma posse de bola muito superior, as holandesas trocaram mais passes e tiveram o domínio do jogo por muito tempo. Em alguns momentos, elas chegaram a ficar por cerca de dois minutos com a bola, trocando passes.
O primeiro gol veio aos 17 minutos da partida, com um chute certeiro na entrada da área da camisa 6, Jull Roord, que chegou a atingir 54km/h. Depois do gol, as holandesas seguiram com maior posse de bola, mas faltou acreditar mais. A equipe quase não chegou na área dos EUA até o fim do jogo, mesmo com maior volume de jogo.
No segundo tempo, foi outro jogo. Estados Unidos aproveitou a falta de finalizações da Austrália para roubar a bola e ir pra cima. Aos 16 minutos, a camisa 10, Horan, correu livre na área e cabeceou para dentro do gol uma bola lançada do escanteio. Depois do gol, a pressão americana foi intensa e, por muito pouco, o segundo gol não veio.
Com o resultado, a definição do grupo E ficou para a última rodada. Os Estados Unidos enfrentam Portugal e a Holanda joga contra o já eliminado Vietnã, na próxima terça.
O desenho grupo E está assim:
Estados Unidos – 4 pontos
Holanda – 4 pontos
Portugal – 3 pontos
Vietnã – 0 pontos
Deixe seu comentário