Segue o líder: após goleada, Ferroviária se mantém na liderança do Brasileirão Feminino; confira os destaques da 5ª rodada da competição

Fut das Minas
Tiago Pavini/Ferroviária

Com clássicos e goleada da líder, foi encerrada nesta segunda-feira (4) a 5ª rodada do Brasileirão Feminino. Após vencer de 6 a 1 o São José, a Ferroviária se manteve líder da tabela de classificação devido ao saldo de gols, mesmo empatando em pontos com o Palmeiras. Já na parte de baixo, o Red Bull Bragantino segue sem somar pontos na competição. Confira abaixo os principais destaques da rodada.

PALMEIRAS 3X0 FLAMENGO

A primeira partida da rodada foi um clássico interestadual que terminou com vitória das donas da casa. Na sexta-feria (1), o Palmeiras recebeu o Flamengo na Arena Barueri e venceu de 3 a 0, com gols de Thaís, Bia Zaneratto e Sochor.

A partida teve total domínio das Palestrinas, impondo o ritmo de jodo diante das Meninas da Gavea. A primeira tentativa de abrir o placar veio logo aos nove minutos do primeiro tempo com Ary Borges. Seguindo a pressão diante das adversárias, não demorou muito para acertar o último toque e abrir o placar. Aos 29 minutos da primeira etapa, Byanca Brasil cruzou, Thaís subiu sozinha para cabecear e balançar as redes.

O segundo gol veio ainda no primeiro tempo. Mais uma vez, Byanca Brasil deu o passe certo pela esquerda e Bia Zaneratto confirmou a vitória parcial. Já na segunda etapa, a equipe alviverde se manteve segura e dominando o jogo sem abrir brechas para o Flamengo avançar. O gol que sacramentou a vitória das Palestrinas veio aos 40 minutos, com Sochor.

Fabio Menotti/Palmeiras

HOMENAGEM

Além de abrir o placar da partida, Thaís foi homenageada pelo Palmeiras por completar seu centésimo jogo com a camisa alviverde. Desde 2019 no clube, ano de reativação do departamento de futebol feminino, a zagueira se tornou a primeira jogadora mulher a alcançar a marca na equipe.

Fabio Menotti/Palmeiras

SÃO JOSÉ 1X6 FERROVIÁRIA

A Ferroviária até chegou a perder a liderança da tabela provisoriamente com a vitória do Palmeiras, mas com a goleada de 6 a 1 diante do São José, no sábado (2), reassumiu a ponta do campeonato e ainda manteve a invencibilidade.

Mesmo jogando fora de casa, em um clássico, as Guerreiras Grenás começaram a partida atacando em busca do resultado. Tanto que logo aos seis minutos do primeiro tempo, Suzane já abriu o placar para as visitantes. O segundo gol veio ainda no primeiro tempo, quando Suzane bateu uma cobrança de falta, a bola sobrou e Gessica balançou as redes.

Tiago Pavini/Ferroviária

Na segunda etapa, mesmo com o placar positivo, a Ferroviária não deixou de atacar e deu um verdadeiro baile nas donas da casa. Aos 15 minutos a Ferrinha se aproveitou da velocidade de um contra ataque e Laryh ampliou o placar. Aos 24 minutos, Laryh, que estava inspirada, recebeu uma bela bola de Rafa Mineira e marcou o 4 a 0 da partida, mas, logo dois minutos depois, o São José teve uma reação com o gol de Bea. Para registrar o 5 a 1, Rafa Mineira aproveitou uma cobrança de falta e bateu a bola direto no gol da goleira Rosany. Trabalhando para deixar o dela, Eudmilla recebeu a bola de Aline Milene de fora da área e fechou a goleada.

REAL BRASÍLIA 1X1 GRÊMIO

Também no sábado (2), o Grêmio foi ao Distrito Federal em busca da sua primeira vitória no Campeonato, contra o Real Brasília. Apesar disso, a movimentação não foi o suficiente e as visitantes saíram perdendo mas alcançaram o empate de 1 a 1.

O jogo começou bastante estudado pelas equipes, mas as donas da casa se deram melhor nesse estudo e avançaram para o ataque. Antes dos 20 minutos da primeira etapa, o Real Brasília avançou as linhas de ataque e conquistou uma sequência de escanteios e em uma verdadeira bagunça dentro da área, todo setor defensivo do Grêmio falhou e as Leoas do Planalto abriram o placar com o gol de Nene. As Gurias Gremistas continuaram buscando o resultado mas sem efetividade.

Na segunda etapa com a entrada de Dani Ortolan, as visitantes avançaram mais para o ataque. A equipe de Patrícia Gusmão seguiu pressionando e oferecendo perigo à defesa do Real Brasília, até que aos 15 minutos, Dani deixou tudo igual no placar após receber a bola de Caty pela esquerda.

 Morgana Schuh/Grêmio

Durante o segundo tempo as equipes mantiveram a pressão mas sem efetividade para nenhum dos lados.

RETORNO AOS GRAMADOS

Novidade na partida foi o retorno de Sinara. A lateral sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior e estava longe dos gramados desde a 11ª rodada do Brasileirão Feminino 2021.

 Morgana Schuh/Grêmio

INTERNACIONAL 3X0 RED BULL BRAGANTINO

Olhando para a parte de cima da rodada, o Internacional recebeu o Red Bull Bragantino no sábado (2), às 16h, no Sesc Campestre. As donas da casa fizeram o dever de casa e venceram as visitantes por 3 a 0, somando 12 pontos na tabela de classificação.

Mal tinha rolado a bola e as Gurias Coloradas já tinham aberto o placar. Antes de fechar os dois minutos, a Fabi Simões encobriu a goleira Karol Alves. O jogo fez com que jogo corresse com velocidade dos dois lados durante a primeira etapa da partida.

Divulgação/ Internacional

No segundo tempo, as donas da casa começaram investindo em ampliar o placar para confirmar a vitória. Aos seis minutos, com o cruzamento de Fabi, Lelê tentou acertar o gol com uma bela bicicleta, mas a bola passou pela linha de fundo. Mas, foi aos nove minutos que sorriso cabeçeou e marcou o segundo gol.

A sequência da partida se deu no domínio colorado, as trocas realizadas pelo técnico Maurício Salgado, resgataram o condicionamento físico das donas da casa. E foi com o gol de Belinha que entrou no lugar de Dayana, que veio o gol da vitória das Gurias Coloradas.

CORINTHIANS 1X1 SÃO PAULO

Na primeira partida do domingo (3), teve clássico paulista e tudo igual no placar. O Corinthians recebeu o São Paulo na Fazendinha, às 11h e com o empate em 1 a 1, as equipes somaram um ponto na tabela e ocupam a 4ª e 5ª posição respectivamente.

As duas equipes buscaram abrir o placar desde o começo da partida, porém, a efetividade não estava ao lado das Brabas nem das Soberanas. Mas o placar foi aberto logo aos 15 minutos do primeiro tempo com um gol contra de Yasmin, que ao tentar afastar o perigo, mandou a bola para dentro da rede.

Depois disso, as donas da casa começaram a pressionar o São Paulo que recuou as linhas se apegando na vantagem, mas, o primeiro tempo terminou com a vantagem Tricolor.

No segundo tempo, as Brabas aumentaram a pressão e começaram a ocupar a área das adversárias em busca do gol de empate. Tanto pressionou que depois de diversas oportunidades, aos 36 minutos, Gabi Portilho recebeu a bola na intermediária e marcou o gol de empate.

Nilton Fukuda / São Paulo FC

AVAÍ/KINDERMANN 0X5 SANTOS

Em mais uma goleada da rodada, o Santos conquistou sua primeira vitória fora de casa na competição. Visitando o Avaí/Kindermann em Caçador-SC, as Sereias da Vila venceram a partida de 5 a 0.

As visitantes começaram a partida pressionando as Caçadoras, logo nos primeiros minutos as Sereias conquistaram um escanteio e na cobrança, Brena acertou direto na cabeça de Tayla, que desviou a bola pelo lado direito do gol das donas da casa. Mas, logo aos 12 minutos, Ana Clara abriu o placar com o início da jogada saindo dos pés de Cristiane. Dois minutos depois, a própria Cristiane ampliou o placar após receber uma bola tocada para trás de Jane.

Com sede de gols, a artilheira das Sereias da temporada registrou mais um antes de terminar o primeiro tempo. Aos 44 minutos, Cristiane recebeu um belo cruzamento de longe de Stabile, que encaixou a bola direto na cabeça da camisa 11.

No segundo tempo, o Santos voltou com vontade de mais e de carimbar a vitória com goleada. Em mais uma jogada de tabela com Cristiane, Ana Clara recebeu um belo passe da camisa 11, girou e bateu no canto direito da goleira balançando as redes e registrando o quarto gol das Sereias. Para sacramentar a goleada na vitória de visitante, Fernandinha deixou o dela aos 47 minutos do segundo tempo.

Deiviane Velho / Avaí/Kindermann

CRESSPOM 2X2 ESMAC

Visando escalar a tabela de classificação, o Cresspom recebeu o Esmac no domingo (4), mas, nos acréscimos do segundo tempo, as visitantes conquistaram o empate conquistando de 2 a 2.

No primeiro tempo, as Trigresas do Cerrado saíram na frente com gols de Michelle, o primeiro aos 18 minutos e o segundo aos 41 minutos da primeira etapa. Mas, no segundo tempo, as donas da casa diminuiram o ritmo abrindo espaços para o Esmac.

Apesar da pressão, somente nos minutos finais que o Cresspom cedeu o empate. também aos 41 minutos, Karla diminuiu a vantagem e cinco minutos depois, já nos acréscimos, Lora Capanema deixou tudo igual no placar, conquistando 1 ponto para a equipe do Pará.

Victoriano Callado/Cresspom

CRUZEIRO 1X2 ATLÉTICO – MG

A primeira etapa começou pegada no primeiro clássico Mineiro do Brasileirão Feminino A1. Mas, se deu bem quem aproveitou as oportunidades. Logo aos oito minutos, Karol Arcanjo abriu o placar da partida, enquanto o Cruzeiro continuou pressionando as adversárias. Porém, aos 37 minutos, Rafa Andrade cometeu um pênalti, Soraya cobrou e converteu ampliando o placar para as alvinegras.

Mesmo com o placar negativo, o Cruzeiro seguiu pressionando e em uma falha na defesa da goleira Rayssa, a bola sobrou pipocou na área e sobrou nos pés de Isa Fernandes que diminuiu a diferença no placar.

O segundo tempo começou equilibrado entre as equipes e continuou em intensidade até os últimos minutos. O Cruzeiro manteve a pressão para conquistar o empate e talvez virar a partida, mas, o Atlético-MG não diminuiu as linhas e manteve no ritmo acelerado para ampliar a vantagem. Apesar do jogo pegado até o último minuto, quem levou a melhor foram as Atleticanas que venceram o primeiro clássico da história do Brasileirão Feminino A1.

Cristiane Mattos / Staff Images Woman / CBF

A sexta rodada do Brasileirão Feminino começará só no sábado 16 de abril devido a pausa no Campeonato pela Data Fifa.

Confira os próximos confrontos:

16 de abril – Sábado:

Ferroviária x Palmeiras – 14h

Red Bull Bragantino x São José – 15h

Grêmio x Esmac – 16h

Flamengo x Cruzeiro – 21h30

17 de abril – Domingo:

Santos x Cresspom – 11h

Corinthians x Real Brasília – 15h

São Paulo x Avaí/Kindermann – 18h

18 de abril – Segunda-Feira:

Altético – MG x Internacional

Emilia Sosa
Jornalista, gaúcha que tem uma relação de amor e ódio com o país RS. Gosta de futebol desde sempre e usa seu espacinho no mundo para defender que mulheres joguem, falem e façam o que quiserem dentro da modalidade. Assiste futebol, fala de futebol, escreve sobre futebol e não sabe nem chutar uma bola. Fala igual uma matraca longe de uma câmera, adora conversar e contar histórias.