Brasileirão Feminino A2: saiba tudo sobre a competição que começa neste fim de semana

Divulgação / CBF

Neste sábado (15), começa o Brasileirão Feminino A2. O campeonato conta com 16 equipes que vão em busca do acesso à primeira divisão do futebol feminino nacional. 

Para a competição deste ano, o formato vai ser um pouco diferente do ano passado. Os times foram divididos em dois grupos, com oito equipes cada um. Para a formação do chaveamento, a CBF utilizou o critério de proximidade geográfica por estado. Com isso, os grupos ficaram definidos assim:

Grupo A: Cresspom, Minas Brasília, América-MG, Botafogo, Fluminense, São José, Taubaté e Red Bull Bragantino. 

Grupo B: 3B, JC, Esmac, Vila Nova-GO, Fortaleza, Botafogo-PB, Sport e UDA. 

Destes times, quatro vieram por meio do acesso da Série A3, que são Taubaté, 3B, Sport e Vila Nova-GO. Já Cresspom, São José, Red Bull Bragantino e Esmac chegam após serem rebaixados na última edição da Série A1. 

Formato de disputa

Na primeira fase, que vai ser disputada entre 15 de abril e 27 de maio, as oito equipes de cada grupo jogam entre si, em turno único. Os quatro melhores times de cada chave avançam para as quartas de final. A partir desta fase até a final, os jogos serão em ida e volta.

Os quatro clubes que chegarem às semifinais, além de brigarem por uma vaga na final, também garantem o acesso à Série A1 do Brasileirão Feminino. Já as quatro piores equipes na classificação geral do campeonato, serão rebaixados para a Série A3.

O Ceará foi campeão da Série A2 2022 ao vencer a final contra o Athletico-PR. Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Premiação 

Segundo o regulamento, os times campeão e vice da Série A2 do Brasileirão Feminino não vão receber uma premiação financeira. Será dado apenas o troféu para o campeão, enquanto o vice ganha 50 medalhas de prata. Nós entramos em contato com a CBF para saber se está previsto algum prêmio em dinheiro, mas ainda não tivemos retorno.

Transmissão 

A CBF não informou se vai transmitir os jogos da competição em alguma plataforma. Mas, de acordo com o regulamento, os clubes participantes podem fazer a transmissão de suas partidas. 

Jogos da 1ª rodada 

Sábado

15h: Botafogo-PB x 3B, no estádio Almeidão (PB) 

Domingo

10h: Fluminense x América-MG, nas Laranjeira (RJ)

15h: Minas Brasília x Taubaté, no Defelê (DF) 

        Red Bull Bragantino x Cresspom, em Santana de Parnaíba (SP)

        Sport x Vila Nova-GO, na Ilha do Retiro (PE)

        Esmac x UDA, no Francisco Vasques (PA)

16h: JC x Fortaleza, no Floro de Mendonça (AM)  

Segunda-feira

16h: São José x Botafogo, no Martins Pereira (SP)

Paulista em terras paraibanas, jornalista em formação e apaixonada por esportes desde pequena. Tinha o sonho de ser nadadora profissional, mas como não deu certo, encontrei no jornalismo uma chance de continuar a viver o esporte de perto. Seja no trabalho, na faculdade, em casa, com amigos, estou sempre falando, assistindo ou pensando sobre futebol, e também um pouquinho sobre F1. Além disso, gosto muito de sair para comer ou beber, ir ao cinema. E também de ficar em casa, assistindo a alguma série, lendo ou só curtindo minhas playlists favoritas.
Pular para o conteúdo