Copa América: Brasil vence Paraguai e garante classificação antecipada

Com 100% de aproveitamento, o Brasil é líder do Grupo B. Foto: Lívia Villas Boas/ CBF

A Seleção Brasileira Feminina venceu o Paraguai por 4 a 1 na noite desta terça-feira (22), no Estádio Chillogallo, em Quito, no Equador, pela quarta rodada da Copa América Feminina. Com a vitória, a equipe conquistou a classificação para as semifinais da competição com uma rodada de antecedência. 

Com dois gols de falta de Yasmin, um de Amanda Gutierres e um de Duda Sampaio, a equipe soma 9 pontos e é líder do Grupo B com 100% de aproveitamento até agora.

Apesar da vitória, o Brasil sofreu o primeiro gol na competição. Claudia Martínez marcou o único do Paraguai.

Primeiro tempo com gols, mas morno 

Apesar de ter feito dois gols na primeira etapa e dominado o duelo, o Brasil não demonstrou todo o seu potencial. A partida começou em ritmo lento e a equipe brasileira encontrou dificuldades para transformar a posse de bola em jogadas efetivas.

Porém, do outro lado, o Paraguai pouco se impôs, cedeu espaços e viu o Brasil crescer. A Seleção Brasileira teve mais posse de bola, controlou o ritmo e a goleira Lorena foi acionada poucas vezes.

Após algumas tentativas, aos 26 minutos, o Brasil abriu o placar com um belo gol de falta de Yasmin. Ela cobrou direto na área, ninguém apareceu para tirar e a bola entrou. Com a vantagem, a equipe do técnico Arthur Elias cresceu, e minutos depois, Yasmin marcou novamente, em uma jogada muito parecida com a primeira, uma cobrança de falta direta, e sem ninguém para defender. 

O Brasil tentou chegar outras vezes, mas não teve efetividade e terminou o primeiro tempo com os dois gols de vantagem. 

Yasmin marcou dois gols de falta muito parecidos. Foto:  Lívia Villas Boas/ CBF

Segundo tempo agitado

A segunda etapa foi mais movimentada desde o início. 

O Paraguai foi quem levou o primeiro perigo nos minutos iniciais. Claudia Martínez venceu a jogada e chutou forte, porém, Lorena fez a defesa. Mas os bons momentos da equipe Albirroja duraram pouco, pois Arrieta recebeu cartão vermelho após puxar a camisa de Marta e matar o ataque. 

Com mais posse de bola, o Brasil aumentou a vantagem aos 14 minutos, com Amanda Gutierres, que recebeu na direita da área, ajeitou e finalizou cruzado. 

Apesar do domínio, aos 18 minutos, após um erro da defesa na saída de bola, o Brasil sofreu seu primeiro gol na competição. Isa Haas errou o tempo do domínio, a bola sobrou para Claudia Martinez que avançou, tocou na saída da Lorena e marcou para o Paraguai. 

Com uma partida mais equilibrada, ambas as equipes criaram boas chances, porém, o Brasil se sobressaiu com Duda Sampaio, aos 29 minutos. A meia aproveitou o espaço e deu um baita chute da entrada da área e marcou um belo gol para fechar o placar em 4 a 1.

Duda Sampaio marcou o quarto gol do Brasil. Foto:  Lívia Villas Boas/ CBF.

Próximo jogo

O último compromisso do Brasil na fase de grupos será contra a Colômbia, na próxima sexta-feira (25), às 21h. O jogo é um confronto direto pela liderança do Grupo B: já classificado, um empate ou uma vitória, mantém o Brasil no topo. Já a Colômbia além de buscar a classificação, precisa vencer para assumir a liderança. O jogo tem transmissão da TV Brasil e do Sportv. 


Tudo sobre a Copa América de 2025 você encontra no site e nas redes sociais do Fut das Minas (Instagram, X e TikTok).

Goiana, 27 anos, jornalista e apaixonada por esportes e livros. O apreço por esportes vem desde a infância, influenciada pela família, que é fanática por futebol. Na hora de escolher uma carreira, o jornalismo veio como opção para juntar o que ama ao trabalho. Acredita que com informação de qualidade a sociedade pode conquistar grandes coisas e vê o jornalismo como uma forma de contribuir com a comunidade.