Copa do Mundo feminina 2023: conheça os estádios da competição

Sydney Football Stadium visto do alto, em Sydney, Austrália. Foto: Divulgação Cox Architecture

A Copa do Mundo de futebol feminino, que será realizada na Austrália e na Nova Zelândia, acontecerá entre os dias 20 de julho e 20 de agosto. 

A menos de cinco meses da competição, todos estão se preparando para o evento, inclusive as cidades sedes. É a primeira vez que a Oceania receberá uma Copa do Mundo profissional e, uma parte muito importante, que são os estádios, também estão em fase de preparação. 

As partidas acontecerão em 10 estádios, seis na Austrália, nas cidades de Sydney, Melbourne, Perth, Brisbane e Adelaide. E quatro na Nova Zelândia, em Auckland, Wellington, Dunedin e Hamilton, para comportar 64 jogos previstos, 32 em cada país. 

Os estádios foram escolhidos com base em capacidade, localização, infraestrutura e acessibilidade para os fãs.

Desta forma, a FIFA tem a expectativa de garantir a melhor experiência dentro e fora do campo.

Conheça os estádios da Copa do Mundo Feminina de 2023.

Eden Park – Auckland (NZ)

Estádio Eden Park, em Auckland, Nova Zelândia. Foto: Phil Walter/Getty Images

Com capacidade para cerca de 50 mil torcedores, o Eden Park receberá a partida de abertura da Copa, entre Nova Zelândia e Noruega. O estádio fica em Auckland, na Nova Zelândia, é um local tradicional da região e foi inaugurado em 1900.

Além do jogo de estreia da Copa, receberá jogos da fase de grupos, oitavas, quartas de final e será palco da semifinal. 

É utilizado principalmente para jogos de rugby e cricket, esportes tradicionais da região.

Sydney Football Stadium – Sydney (AU)

Estádio Sydney Football, em Sydney, Austrália. Foto: Divulgação Sydney FC.

Localizado em Moore Park, em Sydney, Austrália, o Sydney Football Stadium, também chamado de Allianz Stadium, tem capacidade para 42.500 pessoas. Foi inaugurado em 2002 e passou por reforma, sendo reinaugurado em agosto de 2022. O estádio receberá jogos da fase de grupos e oitavas de final do mundial.

Geralmente recebe jogos de Rugby, e será sede Copa do Mundo de Rugby de 2027 e subsede para os Jogos Olímpicos de Verão de 2032, para os jogos de futebol.

Wellington Regional Stadium – Wellington (NZ)

Estádio na capital da Nova Zelândia, Wellington. Foto: FIFA

Também conhecido como Sky Stadium, Wellington Regional Stadium fica na capital da Nova Zelândia, em Wellington. Possui espaço para 34.500 pessoas, e é o segundo maior do país, atrás apenas do Eden Park.

Foi inaugurado em 3 de janeiro de 2000 em substituição ao Athletic Park. Comumente é palco para jogos de rugby, cricket e futebol. Foi sede da Copa do Mundo de Rugby, em 2011. 

Para o Copa sediará jogos até as quartas de final.

Stadium Australia – Sydney (AU)

Stadium Australia, palco da final da Copa do Mundo Feminina, em vista panorâmica. Foto: Divulgação Accor Stadium

O Stadium Australia será o palco da final da Copa do Mundo, com capacidade para 82.500 torcedores, é o estádio com maior amplitude para o público. 

Também receberá o segundo jogo de estreia, entre Austrália e Irlanda, e terá jogos das oitavas de final, quartas e semifinal. 

Antes de passar por reforma, era conhecido como Estádio Olímpico de Sydney, e tinha capacidade para 110.000 espectadores. O estádio foi palco das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Verão de 2000, quando registrou o maior público da história, com 114.714 pessoas.

Em 2003, passou por uma reforma e a pista de atletismo foi retirada, reduzindo a capacidade do local.

Forsyth Barr Stadium – Dunedin (NZ)

Também chamado de Dunedin Stadium, localizado na Nova Zelândia. O único estádio do mundo totalmente coberto e com grama natural. Foto: Divulgação Forsyth Barr

Localizado na cidade de Dunedin, Nova Zelândia, o Forsyth Barr Stadium é um estádio com capacidade para 30.748 pessoas. Inaugurado em agosto de 2011, é o único do mundo totalmente coberto com teto fixo e com grama natural.

No mundial de 2023 irá receber jogos da fase de grupos. Geralmente, sedia jogos de rugby e futebol dos campeonatos nacionais. 

Lang Park – Brisbane (AU)

Lang Park Stadium, final da A-League de 2022, o principal campeonato de futebol da Austrália. Foto: Flickr/@benandbec

O Lang Park, também chamado de Suncorp Stadium, fica na cidade de Brisbane, Austrália. Abriga cerca de 52 mil pessoas e é o maior estádio da cidade.

O estádio será o palco da partida entre Brasil x França, pela segunda rodada do torneio, no dia 29 de julho.

Além disso, receberá outros jogos da fase de grupo, oitavas de final, quartas e a disputa pelo terceiro lugar da Copa do Mundo. 

Melbourne Rectangular Stadium – Melbourne (AU)

Rectangular Stadium, em Melbourne, que será palco para Brasil x Jamaica. Foto: Cox Architecture

Localizado no centro da cidade de Melbourne, Austrália, o Melbourne Rectangular Stadium, também conhecido como AAMI Park, possui capacidade para 30 mil pessoas. 

Foi inaugurado em março de 2010, é utilizado principalmente para jogos de rugby. 

O estádio vai sediar o jogo Brasil x Jamaica, pela última rodada da fase de grupos, no dia 02 de agosto, além de outros jogos da fase de grupos e das oitavas de final da Copa do Mundo.

Perth Oval – Perth (AU)

O estádio também é a casa do time de futebol Perth Glory. Foto: Divulgação Perth Glory

O Perth Oval está localizado em Perth, na Austrália. Foi inaugurado em 1910, e reformado em 2004, quando adotou o formato retangular. Possui capacidade atual para 20.500 pessoas. Vai receber jogos da fase de grupos da Copa. 

Hindmarsh Stadium – Adelaide  (AU)

Foto: Divulgação Adelaide United

O Hindmarsh Stadium é um estádio de futebol fica em Adelaide, Austrália. Tem capacidade para cerca de 18 mil pessoas, o menor dos que irão sediar os jogos da Copa Feminina. 

É o estádio em que o Brasil fará estreia, em 24 de julho, contra o Panamá. Além disso, irá receber jogos das fases de grupo e oitavas. 

Waikato Stadium – Hamilton (NZ)

O Estádio Waikato em jogo de rugby. Foto: Divulgação FMG Stadium Waikato

Sediado em Hamilton, na Nova Zelândia, o Waikato Stadium tem capacidade para 25.800 pessoas. Além de esportes, também recebe eventos culturais. 

O estádio receberá jogos da fase de grupo da Copa.

Goiana, 24 anos, jornalista e apaixonada por esportes e livros. O apreço por esportes vem desde a infância, influenciada pela família, que é fanática por futebol. Na hora de escolher uma carreira, o jornalismo veio como opção para juntar o que ama ao trabalho. Acredita que com informação de qualidade a sociedade pode conquistar grandes coisas e vê o jornalismo como uma forma de contribuir com a comunidade.
Pular para o conteúdo