Corinthians e Ferroviária vencem fora de casa e saem na frente pela semifinal do Brasileirão Feminino

Fernanda Luz/Staff Images Woman

Depois de quase dois meses de pausa, o Brasileirão Feminino voltou neste domingo (27), com os jogos de ida da semifinal. Santos, Corinthians, Ferroviária e São Paulo retomaram a caminhada em uma busca de uma vaga na grande decisão da competição.

Nesta primeira parte da semi, Corinthians e Ferroviária saíram em vantagem. Na Vila Belmiro, as Brabas resolveram a partida ainda no primeiro tempo com o placar de 3 a 0. Jhenni (2x) e Vic Albuquerque decidiram para o Timão.

As Guerreiras Grená, também jogando fora de casa, venceram as Soberanas por 3 a 1, com todos os gols saindo no segundo tempo. Barrinha e Laryh (2x) fizeram para o time de Araraquara, enquanto a Aline Milene marcou para o Tricolor Paulista.

Santos 0 x 3 Corinthians 

O primeiro tempo foi movimentado, na Vila Belmiro, com o Corinthians aproveitando bem as chances que criou para abrir uma vantagem de 3 a 0 antes do intervalo. 

Aos 17, as Brabas abriram o placar. Duda Sampaio recebeu o passe de Tamires e tocou a bola para Jheni que chegou finalizando. A goleira Camila defendeu, mas no rebote, a camisa 9 mandou a bola para o fundo das redes. 

Cinco minutos depois, veio o segundo gol do Corinthians. Yasmin cruzou a bola na área e Vic Albuquerque subiu livre para cabecear e mandar a bola no ângulo do gol santista. Inicialmente, a arbitragem havia marcado impedimento da camisa 17. Mas, depois da revisão do VAR, o gol foi validado.

Depois do gol corintiano, o Santos começou a pressionar mais para tentar diminuir a desvantagem. Fabi Simões teve a primeira chance mais perigosa, mas Lelê defendeu. As Sereias da Vila chegaram mais uma vez em cobrança de escanteio, onde a arqueira alvinegra espalmou para fora.

No entanto, aos 36, o Corinthians fez o terceiro. Em uma falha no recuo de bola de Bia Menezes para a goleira, Jheni aproveitou e ampliou a vantagem do Timão. 

Jheni se isolou como a artilheira do Corinthians no Brasileirão Feminino com 10 gols marcados. Foto: Fernanda Luz/Staff Images Woman

Na etapa final, o Santos pressionou mais, tentando reverter a desvantagem. Tainá Maranhão criou as chances mais perigosas das Sereias da Vila. Aos 34, a atacante saiu em velocidade, cara a cara com a goleira Lelê, mas na hora de finalizar, ela escorregou e a bola foi para fora. 

No fim da partida, o Corinthians ainda teve duas jogadoras expulsas. A primeira foi Miriã que tinha acabado de entrar e cometeu uma falta forte na jogadora santista. Depois, foi a vez da Gabi Portilho receber o cartão vermelho por um carrinho na atletas do Santos.

Nos acréscimos, as Sereias da Vila ainda teve uma oportunidade de balançar as redes. Tainá Maranhã fez um cruzamento para a área, Ketlen, sozinha, finalizou, mas para fora.

Ketlen teve a última bolo do jogo para diminuir para as Sereias da Vila. Foto: Fernanda Luz / Staff Images Woman / CBF

São Paulo 1 x 3 Ferroviária 

Os 45 minutos iniciais não foram um dos melhores, no estádio Bruno Daniel, em Santo André. As duas equipes tiveram dificuldades em criar oportunidades perigosas de gol. 

Na primeira metade, o São Paulo foi melhor. Logo aos três minutos, as Soberanas levaram perigo ao gol grená. Letícia Alves cruzou a bola, Gláucia finalizou e a bola foi para fora.

Gláucia teve a melhor chance do São Paulo no primeiro tempo. Foto: Mauro Horita

Depois, a Ferroviária respondeu em uma cobrança de falta. Daiane bateu bem, obrigando a goleira Carlinha a fazer uma boa defesa. 

Até a metade da segunda etapa, o ritmo da partida se manteve o mesmo da primeira, mas com a Ferroviária buscando mais o ataque. Até que em um intervalo de 10 minutos, a rede balançou por três vezes. 

Aos 22, as Guerreiras Grená saíram na frente. A bola foi cruzada na área, Aline Gomes finalizou e mandou na trave. No rebote, Barrinha chegou cabeceando para o gol. Depois, aos 30, as Soberanas chegaram ao empate. Em uma boa jogada de Aline Milene, ela tabelou, recebeu a bola dentro da área e chutou para o fundo das redes. 

Aline Milene fez valer a lei da ex para o empate do São Paulo. Foto: Mauro Horita

Mas não demorou muito para a Ferroviária virar. No lance seguinte, Eudimilla finalizou e a mandou a bola no travessão. Laryh aproveitou o rebote e deixou o time de Araraquara novamente à frente do placar.

Aos 44, as Guerreiras Grená marcaram o terceiro gol. Em uma jogada parecida com o do primeiro, Eudimilla mais uma vez cruzou a bola pela direita e Laryh cabeceou, livre, para deixar o segundo dela na partida.

Eudimilla e Laryh foram decisivas para a vitória da Ferroviária. Foto: Mauro Horita

Jogos de volta

Com a vantagem conquistada na ida, Corinthians e Ferroviária vão decidir a vaga na final em casa. No Parque São Jorge, as Brabas recebem as Sereias da Vila, e as Guerreiras Grená jogam contra as Soberanas, na Fonte Luminosa. Os dois jogos serão no próximo sábado (02), às 16h30.

Paulista em terras paraibanas, jornalista em formação e apaixonada por esportes desde pequena. Tinha o sonho de ser nadadora profissional, mas como não deu certo, encontrei no jornalismo uma chance de continuar a viver o esporte de perto. Seja no trabalho, na faculdade, em casa, com amigos, estou sempre falando, assistindo ou pensando sobre futebol, e também um pouquinho sobre F1. Além disso, gosto muito de sair para comer ou beber, ir ao cinema. E também de ficar em casa, assistindo a alguma série, lendo ou só curtindo minhas playlists favoritas.