Brasileirão feminino 2023 promete ser o mais disputado da história 

Foto: Lucas Figueiredo

Começa nesta sexta-feira (24) a décima primeira edição do Brasileirão Feminino A1. Santos e Flamengo abrem a rodada na Vila Belmiro, às 20h, com transmissão do SporTV. 

O Corinthians é o maior vencedor da competição, com quatro títulos no total. A equipe da Ferroviária é a segunda maior campeã, com duas conquistas. 

Santos, Flamengo, Rio Preto-SP e Centro Olímpico-SP também já venceram o campeonato. 

Formato do Brasileirão

A primeira fase tem 15 rodadas em pontos corridos. Essa etapa vai até junho. Os oito melhores times passam para as oitavas de final. 

As semifinais e finais serão disputadas em setembro. O campeonato terá uma pausa por causa da Copa do Mundo Feminina que começa no dia 20 de julho e vai até 20 de agosto. 

Destaques 

Com três estreantes e grandes equipes na elite do futebol feminino, esse pode ser o Brasileirão mais disputado. 

Ceará, Atlético-PR e Real Ariquemes chegaram à série A1 pela primeira vez. 

Além do Corinthians, grande favorito, o Palmeiras entra forte na disputa. O atual campeão da Libertadores garantiu a permanência de Bia Zanerato, que foi o grande destaque da equipe em 2022. 

O Flamengo também reforçou. Para o gol, a contratação da goleira Bárbara, ex-seleção Brasileira, traz experiência para a equipe, e também na defesa, as zagueiras Thaís Regina e Agustina adicionam qualidade no elenco. 

O Cruzeiro foi outra equipe que contratou bem para tentar amenizar as duas últimas temporadas em que quase foi rebaixado para a Série A2. A atacante Byanca Brasil, que foi campeã da Libertadores pelo Palmeiras, é o destaque das contratações para a temporada atual. 

Premiação e público

Em 2022, a premiação foi a maior da história. O campeão Corinthians faturou R$1milhão de reais e o vice Internacional ficou com R$500 mil. 

A CBF promete um valor ainda maior para este ano, mas ainda não informou de quanto será. 

Também na temporada anterior, recordes de público foram quebrados. No primeiro jogo da final entre Internacional e Corinthians, mais de 36 mil pessoas foram ao Beira-Rio, no Rio Grande do Sul. 

Já no jogo de volta, 41.070 foi o número de torcedores que compareceram. Esse é o maior público do Brasileirão e do futebol feminino no Brasil. 

Transmissão 

A maior novidade do campeonato neste ano é a nova detentora dos direitos exclusivos para TV aberta. Apenas a Globo transmitirá as partidas para todo o Brasil. No entanto, a transmissão na tv aberta será apenas nas fases finais da competição.

Pela tv fechada, no sportv, serão transmitidos dois jogos por rodada, segundo a tabela detalhada do Brasileirão. A CBF ainda não informou como os torcedores terão acesso às demais partidas, e isso provocou reação negativa nas redes sociais. 

Primeira rodada

24/02 – 20h – Santos x Flamengo – Vila Belmiro, Santos 

25/02 – 11h – Internacional x Athletico-PR – SESC Campestre, Porto Alegre

25/02 – 11h – Corinthians x Ceará – Nogueirão, Mogi das Cruzes (SP)

25/02 – 16h – São Paulo x Bahia – Estádio Marcelo Portugal, Cotia (SP)

25/02 – 19h – Cruzeiro x Grêmio – Castor Cifuentes, em Nova Lima (MG)

26/02 – 11h – Palmeiras x Real Ariquemes – Allianz Parque, São Paulo (SP)

26/02 – 15h – Avaí/Kindermann x Real Brasília – Carlos Alberto Costa Neves, em Caçador (SC)

27/02 – 20h – Atlético-MG x Ferroviária – Castor Cifuentes, em Nova Lima (MG)

Jornalista e Profissional de Educação Física. Pernambucana, bairrista por natureza, vivendo a máxima Gonzaguista: “Minha vida é andar por esse país”. Apaixonada por futebol desde que respira. Atualmente vive em São Paulo, e tem como sonho ajudar a conduzir o futebol feminino ao topo. Fora das quatro linhas, gosta de ler, pedalar, explorar a natureza e é obcecada pela ideia de estar sempre criando algo novo.
Pular para o conteúdo