//Duelo em busca da primeira taça e clássico paulista marcam semifinal do Brasileirão 

Duelo em busca da primeira taça e clássico paulista marcam semifinal do Brasileirão 

A última vaga na próxima fase foi definida nesta segunda-feira (2). 

Por Mariana Santos 

As semifinais do Campeonato Brasileiro Feminino Série A1 estão definidas. Após 15 rodadas da primeira fase e mais os confrontos de ida e volta das quartas de final, quatro equipes ainda seguem em busca da taça do Brasileirão de 2020: Avaí/Kindermann, São Paulo, Palmeiras e Corinthians. Confira os retrospectos das equipes na competição e a trajetória até a fase semifinal. 

 AVAÍ/KINDERMANN x SÃO PAULO

No primeiro confronto das semifinais, Avaí/Kindermann e São Paulo fazem duelo inédito nesta fase da competição. As duas equipes tem retrospectos bem diferentes no Campeonato Brasileiro. Enquanto o Kindermann está na disputa do Brasileirão desde o início da competição em 2013, o São Paulo voltou a ter uma equipe feminina em 2017 e conseguiu o acesso à elite brasileira só em 2020, após a conquista do Campeonato Brasileiro A2 em 2019. As catarinenses se mantêm como equipe tradicional do futebol feminino, e já foram vice-campeãs brasileiras em 2014 e terceiro lugar na temporada de 2019. Apesar da trajetória distinta, ambas as equipes buscam o primeiro título do Brasileirão A1. Na primeira fase da competição os times fizeram a mesma campanha, com 27 pontos. Foram oito vitórias, três empates e quatro derrotas. O Avaí/Kindermann se classificou na sexta colocação pelo saldo de gols, com 27 contra 22 do São Paulo, que ficou em sétimo na tabela. Nas quartas de final, as catarinenses receberam o Internacional em casa no jogo de ida e venceram por 3 a 2 de virada. Na partida de volta, buscaram o empate em 1 a 1 no Beira Rio e asseguraram a vaga para a semifinal da competição. O São Paulo fez o clássico paulista contra o Santos em busca da vaga. Após empate em 0 a 0 no Morumbi na partida de ida, a equipe tricolor venceu o jogo de volta por 2 a 0 na Arena Barueri, assegurando a vaga na semifinal.  

Avaí/Kindermann e São Paulo empataram em 1 a 1 pela 9ª rodada do Brasileirão no Estádio Carlos Alberto Costa Neves. | Foto: Divulgação/Avaí/Kindermann.

 

CORINTHIANS x PALMEIRAS

O derby paulista começa agora a escrever sua história também no feminino. Pela primeira vez a equipe alviverde chega a semifinal do Brasileirão A1 e vai buscar a vaga na primeira final logo diante do seu maior rival: o Corinthians. As duas equipes vivem momentos distintos no cenário atual do futebol feminino. O Corinthians tenta se manter como o melhor time brasileiro, sendo o atual Campeão Paulista, Campeão da Libertadores, Campeão Brasileiro de 2018 e Vice-campeão Brasileiro em 2019. A equipe alviverde teve seu time feminino próprio reativado em 2019, após anos de parcerias com outros clubes e distante da elite do futebol feminino. Logo na volta da equipe, as alviverdes chegaram a semifinal do Brasileirão A2 e conquistaram a vaga para a primeira divisão deste ano. Na competição, o Corinthians disputou a liderança com a equipe do Santos durante toda a primeira fase, mas na reta final foi melhor e se classificou com folga na primeira posição, deixando as Sereias da Vila no segundo lugar. O time alvinegro somou 42 pontos, com 14 vitórias e apenas uma derrota nos 15 jogos disputados. O Palmeiras se classificou na quinta posição da tabela com 28 pontos, sendo oito vitórias, quatro empates e três derrotas. Nas quartas de final, a equipe alviverde mediu forças com a atual campeã brasileira, a Ferroviária. Na primeira partida, venceu por 2 a 1 em casa e na partida de volta foi derrotado por 1 a 0. Com o resultado agregado de 2 a 2, a vaga foi para a disputa de pênaltis e acabou com vitória palmeirense por 4 a 2. O Corinthians passou pelo Grêmio nas quartas de final com vitória nos dois confrontos. Na partida de ida venceu por 3 a 0 na Arena do Grêmio e na volta derrotou as Gurias Gremistas por 2 a 1, na Neo Química Arena.

Palmeiras e Corinthians se enfrentaram na 1ª rodada do Brasileirão e a equipe alvinegra venceu por 3 a 1 no Estádio Nelo Bracalente, em Vinhedo. | Foto: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians

 

SEMIFINAIS

As datas e horários das semifinais serão divulgados nos próximos dias pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).