Espanha vence a Suécia e é finalista inédita da Copa do Mundo Feminina 2023

Divulgação/FIFA

Na manhã desta terça-feira (15) Espanha e Suécia abriram a semifinal da Copa do Mundo Feminina 2023. Jogando no Eden Park, as espanholas derrotaram as suecas por 2 a 1 e pela primeira vez vão disputar uma final de Copa do Mundo Feminina. Depois de um primeiro tempo sem gols, a partida foi decidida na segunda etapa. Paraluello saiu do banco e abriu o placar para o time espanhol. Depois, Blomqvist empatou para a Suécia, mas em seguida, Carmona garantiu a classificação espanhola.

Primeiro tempo

Os 45 minutos iniciais foram bem equilibrados, com um jogo bem truncado. A Espanha teve mais posse de bola e tentou ditar o ritmo da partida. A Suécia buscava se defender e aproveitar as chances nas jogadas aéreas. 

Apesar do controle, a Seleção Espanhola não conseguiu criar uma chance clara de gol. Aos 13 minutos, Olga Carmona arriscou um chute de fora da área que passou perto da meta da Musovic. Depois, a lateral-esquerda tentou mais uma finalização a longa distância, mas a bola passou longe do gol. Aos 38, foi a vez de Aitana Bonmatí tentar. A camisa 6 limpou a marcação e arriscou o chute, mas a bola foi para fora.

Redondo e Rolfö disputando a bola. Foto: Divulgação/FIFA

Na parte final, a Suécia fez uma pressão e teve a oportunidade mais perigosa do jogo. Björn cruzou a bola na área, Rolfö finalizou e a goleira Cata Coll fez uma boa defesa. O time sueco ainda pressionou em jogadas de escanteio, mas sem sucesso em mexer no placar.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, a Suécia começou melhor. As suecas conseguiram aproveitar mais os lados do campo, especialmente pela direita. Aos nove, Blackstenius saiu em velocidade, finalizou sem muita força, facilitando a defesa da goleira espanhola. Depois, Rolfö tentou de fora da área, mas a arqueira Cata Coll defendeu. 

A Espanha respondeu com duas chegadas de Paraluello. A primeira foi uma tentativa de cabeça, após um cruzamento na área. Na segunda, a atacante espanhola tirou a marcação, foi até a linha de fundo, tentou o passe para trás, mas a defesa sueca tirou. 

O time espanhol voltou a crescer mais no jogo, pressionando. Até que aos 24, a Espanha teve a melhor chance do jogo. Hermoso cruzou para área e Redondo tenta a finalização e acaba caindo. Paraluello brigou pela bola na linha de fundo e devolveu para Redondo, que mesmo caída, conseguiu chutar, mas a bola passou pelo lado de fora da rede. 

Aos 30, a Suécia voltou ao ataque. Kaneryd fez o cruzamento na área, Blackstenius subiu para cabecear, mas a bola acabou raspando na cabeça dela e indo para fora. 

Depois da chegada sueca, a Espanha voltou a pressionar e o gol veio aos 36 com a estrela da jovem Paraluello. Hermoso mandou a bola na área, a defesa da Suécia afastou, mas a bola sobrou para Paraluello que finalizou de primeira para o fundo das redes. 

Depois de decidir contra a Holanda, Paraluello voltou a ser importante para a classificação da Espanha. Foto: Divulgação/FIFA

Com a desvantagem do placar, a Suécia foi para o abafa e conseguiu o empate aos 42. A bola foi cruzada na área, Hurtig ajeitou de cabeça para Blomqvist que finalizou no alto, sem chances para a goleira espanhola defender. 

Não deu tempo nem das suecas comemorarem. No lance seguinte, a Espanha virou. Em jogada ensaiada de escanteio, Olga Carmona chutou de fora da área, a bola bateu no travessão e entrou no gol fazendo 2 a 1. 

Com a vitória, a Espanha chega pela primeira vez a uma final de Copa do Mundo Feminina e espera a vencedora do duelo entre Austrália e Nova Zelândia para saber quem vai enfrentar na grande decisão.

Paulista em terras paraibanas, jornalista em formação e apaixonada por esportes desde pequena. Tinha o sonho de ser nadadora profissional, mas como não deu certo, encontrei no jornalismo uma chance de continuar a viver o esporte de perto. Seja no trabalho, na faculdade, em casa, com amigos, estou sempre falando, assistindo ou pensando sobre futebol, e também um pouquinho sobre F1. Além disso, gosto muito de sair para comer ou beber, ir ao cinema. E também de ficar em casa, assistindo a alguma série, lendo ou só curtindo minhas playlists favoritas.
Pular para o conteúdo