FLAMENGO/MARINHA – Meninas na Gávea no Campeonato Brasileiro

Por: Amanda Porfirio 

A história da equipe feminina do Flamengo surgiu pela primeira vez em 1995, com o propósito de disputar o campeonato carioca. O projeto se manteve até 2001 e, neste período, não conseguiu conquistar títulos. Em 2002 o campeonato estadual não foi realizado e, por consequência, o clube decidiu desativar a modalidade, que retornou em 2011, mas não perdurou nos anos seguintes.

Foi apenas no ano de 2015, através de uma parceria com a Marinha do Brasil, que as meninas da gávea deram um passo mais sólido no futebol feminino. O projeto, que segue em parceria até hoje, já rendeu seis participações no Campeonato Brasileiro A1 e um título nacional (2016). Já no Estadual, as rubro-negras venceram cinco das seis edições, após o início da parceria.

Na última participação do Brasileiro A1, o Flamengo/Marinha terminou na 9ª posição e ficou de fora das quartas de final do campeonato. Foi a pior campanha do clube comparada aos últimos anos de participação. Já para 2021, o rubro-negro chega com novidades dentro e fora de campo. 

RICARDO STUCKERT/CBF

No início de março, o clube anunciou o nome de André Rocha como coordenador de futebol feminino, que chega com a missão de fortalecer a modalidade e, segundo ele, tornar a equipe referência nacional também no feminino. As meninas da gávea também receberam investimento em um departamento médico exclusivo, com profissionais qualificados. Já para a comissão técnica, foram contratados mais cinco profissionais para um acompanhamento mais especializado. 

Para a nova temporada o elenco recebeu cinco reforços: As atacantes Daniele Ortolan  e Andressa Lodi, a meia Andressa Dedê, a zagueira Stella Terra e a lateral direita Jissele, um dos grandes destaques do Grêmio no ano passado.

Em entrevista para o Globo Esporte, o novo coordenador de Futebol Feminino declarou que as Meninas da Gávea virão mais forte em 2021 e terão mais investimento em 2022. Segundo André, o planejamento de fortalecimento da modalidade será a médio prazo e tem boa expectativa do clube.

RICARDO STUCKERT/CBF

APELIDO DA EQUIPE: Meninas da Gávea

MELHOR CAMPANHA: Campeãs do Brasileirão Feminino 2016.

FICHA TÉCNICA
Goleiras: Gabi Croco, Kaká, Tainá e Yasmin
Laterais: Ana Portugal, Carol Ladaga, Jissele, Raquel e Sorriso
Zagueiras: Cida, Renata e Stella
Volantes: Bruna Rosa, Carol Matos, Kaylane, Larissa Baiana, Lorraynne, Naely e Scarlett
Meias: Ana Carla, Aryane, Carlinha, Dedê, Jayanne e Samhia
Atacantes: Dani Ortolan, Flávia, Lodi, Rafa Barros, Rhaizza, Thalita e Tuane
Técnico: Celso Silva

REDES SOCIAIS:
Twitter: @Timeflamengo
Instagram: @timeflamengo
Facebook: Time Flamengo

PRIMEIRO CONFRONTO: Flamengo/Marinha x Minas Brasília, 18/04, às 15h, no Estádio da Gávea.