BOTAFOGO – As Gloriosas no Campeonato Brasileiro

Nos anos 90 o Botafogo criou pela primeira vez a equipe feminina e foi colecionando histórias na modalidade. Em 2014, o clube alvinegro conquistou pela primeira vez o Campeonato Carioca Feminino, vencendo o Duque de Caxias na final e coroando uma campanha invicta. Em 2015, as gloriosas foram campeãs da Taça Cidade Nova Iguaçu em duas categorias, adulta e Sub-17. 

Depois de um período de pausa na modalidade, o clube anunciou, em 2019, no Dia Internacional da Mulher, a reativação do time feminino, com vaga para disputar o Campeonato Brasileiro A2 e também o Campeonato Carioca. No Brasileirão, as gloriosas não fizeram boa campanha e ficaram em último lugar do Grupo 6 na fase de grupos. No Carioca, a equipe começou o período de boas campanhas e chegou até a semifinal da competição, ficando com o quarto lugar.

Em 2020, o clube alvinegro fez uma temporada para ficar na história. Após se classificar na última rodada para a segunda fase do Brasileirão Feminino A2, a equipe eliminou o Foz Cataratas/PR, o Ceará e o Bahia e chegou a final da competição, sendo derrotado pelo Napoli/SC na decisão. Com a classificação entre os quatro melhores colocados, as gloriosas garantiram o acesso à Série A1 do Brasileirão em 2021.

Foto: Vitor Silva/Botafogo

No Campeonato Carioca, as conquistas seguiram. A equipe ficou com o segundo lugar geral na primeira fase com 21 pontos, sendo sete vitórias e apenas uma derrota. Na semifinal, a equipe enfrentou o Vasco e venceu por 3 a 0, garantindo a vaga na final. Na decisão, as gloriosas venceram o Fluminense por 2 a 0, conquistando o bicampeonato estadual.

Para a temporada de 2021, o clube alvinegro manteve a base do time vencedor e trouxe reforços para completar o elenco. As goleiras Lívia e Isabella subiram das categorias de base das gloriosas. As atletas Mayara (goleira), Mylena (lateral), Carol Carioca (zagueira), Thamires (zagueira), Cris (meio-campo), Brenda (atacante) e Kamilla (atacante) foram as contratadas para a temporada. 

Foto: João Carlos Gomes

APELIDO DA EQUIPE: Gloriosas

FICHA TÉCNICA

Goleiras: Rubi, Mayara, Lívia e Isabella 

Laterais: Mylena, Bruna, Laura Marin, Chaiane e Sandra

Zagueiras: Amanda, Karen, Carol Carioca, Thaisa e Thamires 

Meio campo: Pepê, Driely, Verônica, Cris, Micaele, Gaby Louvain e Vivian 

Atacantes: Brenda, Kamilla, Kelen, Karol Lins, Juliana, Bia e Isabella 

Técnico: Gláucio Carvalho 

REDES SOCIAIS:

Twitter: @BotafogoFem

Instagram: @botafogofeminino

Facebook: Botafogo Feminino 

PRIMEIRO CONFRONTO: Botafogo x Bahia, dia 18 de abril, às 15h, no Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro.