Japão e Espanha vencem e são as primeiras classificadas para as quartas de final da Copa do Mundo Feminina 2023

Divulgação/FIFA

Dois jogos na madrugada deste sábado (05) deram início ao mata-mata da Copa do Mundo Feminina 2023. O Japão manteve o bom futebol da primeira fase e venceu a Noruega, enquanto a Espanha goleou a Suíça. Com isso, as duas seleções são as primeiras a carimbarem uma vaga nas quartas de final da competição.

Japão 3 x 1 Noruega 

Jogando no Wellington Regional, o Japão teve mais uma boa atuação na vitória diante da Noruega e vem mostrando o porquê é uma das melhores equipes desta Copa do Mundo até agora. A Seleção Japonesa começou pressionado e o primeiro gol veio aos 15 minutos da primeira etapa. Engen tentou cortar uma bola lançada dentro da área, mas acabou desviando contra o seu próprio gol. 

O empate norueguês veio quatro minutos depois. Risa cruzou chegou à linha de fundo e cruzou para Reiten que subiu bem e cabeceou forte no ângulo direito da goleira japonesa. O time nipônico ainda pressionou para tentar virar o placar ainda no primeiro tempo, mas não deu certo.

A camisa 11 da Noruega garantiu a igualdade no placar. Foto: Divulgação/FIFA

No segundo tempo, o domínio japonês continuou até que Shimizu virou a partida. Após uma boa troca de passes, Hasegawa chutou dentro da área, mas foi travada. A jogadora norueguesa Risa pegou a sobra e quando tentou sair jogando, errou e passou a bola Shimizu que aproveitou e marcou o segundo gol do Japão. 

Com a entrada de Ada Hegerberg, a Noruega melhorou no jogo e começou a criar as chances mais perigosas. No entanto, em um contra-ataque, o Japão marcou o terceiro e confirmou a vitória. Fujino lançou a bola para Miyazawa que saiu livre e bateu cruzado na saída da goleira norueguesa. Esse foi o quinto gol da atacante japonesa que se isola na artilharia da Copa do Mundo Feminina.

Miyazawa balançou as redes por cinco vezes nessa Copa do Mundo. Divulgação/FIFA

Com a vitória, o Japão avança para as quartas de final e espera o vencedor do duelo entre Suécia e EUA. 

Suíça 1 x 5 Espanha 

Depois de encerrar a fase de grupos, sofrendo uma goleada por 4 a 0 diante do Japão, a Espanha conseguiu se recuperar nas oitavas de final diante da Suíça com uma outra goleada. Aitana Bonmatí foi o grande nome da vitória espanhola, com dois gols e duas assistências. 

O técnico Vilda mandou um time com várias mudanças para o jogar no Éden Park, e deu certo. Logo aos quatro minutos, a Seleção Espanhola abriu o placar. Alba Redondo finalizou bem pela esquerda, mas a goleira Thalmann defendeu em cima da linha. A bola bateu na trave e sobrou para Redondo que tocou para trás, onde Aitana Bonmatí limpou bem a marcação e finalizou para o gol. 

Mas, três minutos depois, a Suíça conseguiu o empate em uma falha da defesa da Espanha. Laia Codina foi recuar a bola para a goleira Coll, mas o chute saiu muito forte e pegou a arqueira de surpresa que não conseguiu evitar que a bola entrasse para o fundo das redes. 

A Espanha reagiu aos 17 minutos, com um gol de cabeça de Redondo após uma cruzamento para a área. O time espanhol continuou pressionando e marcou o terceiro aos 36 da primeira etapa. Bonmatí aproveitou uma sobra de bola na área, tirou das marcadoras e finalizou para o gol. Antes do intervalo, Codina ainda conseguiu se redimir pelo gol contra marcado. Após cobrança de escanteio, a bola ficou viva na área, e no bate e rebate, a defensora espanhola aproveitou e fez o quarto gol da equipe.

No segundo tempo, a Espanha fechou a goleada com Jenni Hermoso. Bonmatí aproveitou uma saída de bola errada da Suíça e tocou para a camisa 10 que finalizou na saída da goleira adversária. 

Bonmatí tem sido o grande destaque da Espanha na Copa do Mundo Feminina. Foto: Divulgação/Seleção Espanhola Feminina

Avançando para as quartas de final pela primeira vez, a Espanha agora aguarda a equipe vencedora do duelo entre Holanda e África do Sul. 

Mais jogos

Ainda neste sábado (05), Holanda e África do Sul dão sequência às oitavas de final da Copa do Mundo Feminina 2023. Os dois times entram em campo, às 23h (horário de Brasília), no Sidney Football Stadium.

Paulista em terras paraibanas, jornalista em formação e apaixonada por esportes desde pequena. Tinha o sonho de ser nadadora profissional, mas como não deu certo, encontrei no jornalismo uma chance de continuar a viver o esporte de perto. Seja no trabalho, na faculdade, em casa, com amigos, estou sempre falando, assistindo ou pensando sobre futebol, e também um pouquinho sobre F1. Além disso, gosto muito de sair para comer ou beber, ir ao cinema. E também de ficar em casa, assistindo a alguma série, lendo ou só curtindo minhas playlists favoritas.
Pular para o conteúdo