MINAS BRASÍLIA – As Minas no Campeonato Brasileiro 

Por: Isabelle Galvão

O Fut das Minas já contou como as gêmeas Nayara e Nayeri abriram mão de seus sonhos como jogadoras para alçar voos maiores, criando e presidindo a equipe do Minas Brasília. Agora, chegou a vez de contar a trajetória do time no Brasileirão Feminino e como elas chegam para a disputa de 2021. 

O nascimento do Minas Brasília Futebol Feminino foi no ano de 2012, quando ainda usavam o uniforme do time amador masculino. Mas, já naquele ano, participaram pela primeira vez do Candangão, competição estadual de Brasília. Na época, a equipe foi composta por um conjunto de atletas do ex-time do Ascoop e do Cresspom que acreditaram no projeto. 

Nos três primeiros anos competindo no Campeonato Brasiliense Feminino, as participações não trouxeram títulos, mas a equipe chegou até as fases finais da competição. Inclusive, no próprio ano de criação, disputou a final com o tradicional Cresspom, mas acabou perdendo. 

As batidas na trave não desanimaram. Ao contrário: fizeram com que o Minas Brasília passasse por uma reformulação da gestão, saindo do amadorismo para o semi profissionalismo. A mudança logo trouxe resultados. Em 2016, as Minas conquistaram o seu primeiro título do Candangão, vingando a final feita com o Cresspom em 2012 e, desta vez, levantando o troféu. Foi no lugar mais alto do pódio que a equipe também ficou nos anos de 2017 e 2018, consagrando o tricampeonato do Campeonato Brasiliense Feminino. 

Foto: Shodo Yassunaga

Após a reformulação feita no Campeonato Brasileiro, em 2017, com o surgimento da divisão em Série A1 e Série A2, o Minas Brasília conseguiu a vaga para o Brasileirão A2 de 2018, por ter conquistado o título estadual no ano anterior. O feito foi histórico: mesmo sem qualquer apoio ou alicerce em time masculino, a equipe se tornava pioneira em Brasília a participar da elite do Campeonato Brasileiro. 

Logo na estreia, em 2018, ficou em 2º lugar do Grupo 1 e se classificou às fases finais da competição. Na semifinal, venceu o 3B da Amazônia pelo placar agregado de 3×2 e, na final, venceu o Vitória nas penalidades (4×3), alcançando a vaga para a Série A1 do ano seguinte.

Divulgação/Minas Brasília

Os resultados na Série A1 ainda não são os melhores. No Brasileirão de 2019, terminaram na 11ª colocação, somando 15 pontos e na edição de 2020, ocuparam a primeira vaga depois do Z-4, com 14 pontos. 

O Minas Brasília disputa competições oficiais regionais, nacionais e internacionais e valoriza os talentos do Distrito Federal, contando com equipes de base Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Sub-20. A atacante Vic Albuquerque, atual destaque do Corinthians, foi revelada em Brasília. Muitas das meninas que passaram pela equipe já foram convocadas para a Seleção Brasileira.

Além do futebol de campo, as Minas também marcam presença e colecionam títulos no futsal, principalmente pela parceria com a Faculdade Icesp. Outro importante parceiro é o Minas Brasília Tênis Clube, que oferece os campos para treinamento e sedia a sede social e o Centro de Treinamento oficial da equipe. 

Em novembro de 2020, as Minas inovaram no cenário do futebol feminino e lançaram um programa próprio de Sócio-Torcedor. Recentemente, lançaram também o seu novo uniforme, marcado pelo tema da inclusão. 

Foto: Divulgação/Minas Brasília

A diretora do Minas trouxe importantes contratações para o elenco de 2021. A atacante Adriana Nenê, artilheira e campeã da Libertadores em 2015 pela Ferroviária, é um dos reforços. Além dela, chegaram a volante Karla Alves (ex-Palmeiras), a lateral Katiele e a zagueira Dih (ex-Napoli-SC). 

Não houve a renovação do contrato das meias Katrine e Juliana, da lateral direita Natália e das atacantes Ana Keila e Marcella Hulk. 

Divulgação/Minas Brasília

APELIDO: As Minas

FICHA TÉCNICA

Goleiras: Thalya, Janny, Karen.

Laterais: Jéh, Kati, Madu, Suzana

Zagueiras: Bia, Dih, Kaká, Luy, Lia.

Volantes: Alê, Bruna, Gabi Arcanjo, Isa, Karla, Monse, Brenda

Meias: Giulia, Manu, Lay

Atacantes: Farinon, Nenê, Pelé, Prince, Robinha, Stef

Técnico: Carlos Bona

 

REDES SOCIAIS:

Twitter: @minasbrasiliaff

Instagram: @minasbrasiliaff

Facebook: Minas Brasilia Futebol Feminino

PRIMEIRO CONFRONTO: Flamengo/Marinha x Minas Brasília, dia 18 de abril, às 15h, no Estádio da Gávea.