//Lyon vence a Champions League pela sétima vez e se mantém como maior campeão da história

Lyon vence a Champions League pela sétima vez e se mantém como maior campeão da história

Vitória sobre o Wolfsburg é a quinta consecutiva das francesas em finais

Por Mariana Santos

O Lyon venceu a equipe do Wolfsburg por 3 a 1 na tarde deste domingo (30), no Estádio Anoeta, na cidade de San Sebastián, na Espanha, e se consagrou heptacampeão da Champions League. As francesas conquistaram o quinto título consecutivo, mantendo a hegemonia na competição e também no confronto direto com as alemãs. Agora são quatro finais entre as equipes, com três vitórias do Lyon. Os gols da partida foram marcados por Le Sommer, Kumagai, Gunnarsdottir (Lyon) e Popp (Wolfsburg).

O JOGO

Na primeira etapa, o Lyon mostrou superioridade técnica e teve as principais chances da partida. Logo no primeiro minuto, assustou no chute de Kumagai, que Abt defendeu. Era uma amostra de como seria o jogo das francesas. A primeira chegada do Wolfsburg foi aos 7 minutos, com Harder. A atacante aproveitou sobra de bola na entrada da área e chutou por cima do gol de Bouhaddi. Mesmo com o avanço da equipe alemã, foram as francesas que mostraram mais precisão nas tomadas de decisões no ataque. Aos 25 minutos, após jogada pela direita, Le Sommer recebeu na área e finalizou, a goleira Abt deu o rebote, que sobrou para a própria Le Sommer completar para o gol e marcar o primeiro do Lyon. A partida seguiu com mais chances da equipe francesa que ampliou com Kumagai após chute forte de fora da área, aos 44 minutos. Com superioridade, a equipe francesa foi para o intervalo com vantagem no placar.

jkjkjkjk
Foto: DAMIEN LG- OL

As equipes voltaram para a segunda etapa em busca de jogo. O Wolfsburg seguiu tentando furar a postada defesa do Lyon, enquanto a equipe francesa tentava aproveitar os espaços deixados para ampliar na partida. Aos 12 minutos, o Wolfsburg descontou com Popp, que aproveitou a bola alta na área e cabeceou para marcar. A equipe alemã avançou no campo ofensivo em busca do empate, mas teve dificuldade na transição para o ataque, que era interceptado pelas adversárias. A partida seguiu muito disputada no meio campo e, aos 43 minutos, Gunnarsdottir deu números finais à decisão. A camisa 8 francesa aproveitou o chute de Le Sommer e desviou para marcar o terceiro e decretar o sétimo título da equipe francesa. 

mjmjmjm
Foto: Divulgação/UEFA

TRAJETÓRIA DAS EQUIPES 

As duas equipes entraram na competição da fase das décima-sextas de final e ambas venceram todas as partidas até a decisão. Nas décima-sextas de final, O Wolfsburg venceu o Mitrovica por 10 a 0 na ida e 5 a 0 na volta. O Lyon passou pelo Ryazan–VDV por 9 a 0 na ida e 7 a 0 na partida de volta. Nas oitavas de final, o Wolfsburg eliminou o Twente com vitórias por 6 a 0 e 1 a 0 e o Lyon venceu o Fortuna por 4 a 0 na ida e 7 a 0 na volta. Nas quartas de final, com partidas únicas, o Wolfsburg goleou o Glasgow City por 9 a 1 e o Lyon eliminou o Bayern de Munique por 2 a 1. Nas semifinais, as duas equipes venceram pelo placar de 1 a 0. O Wolfsburg diante do Barcelona e o Lyon no clássico contra o PSG.