Com uma nova geração de promessas e com a inspiração na última campanha em mundiais, a seleção brasileira sub-20, comandada por Rosana Augusto, estreia na Copa do Mundo da categoria neste sábado (31), contra o Fiji, em Medellín, na Colômbia. No histórico da competição, a amarelinha avançou até a semifinal em quatro oportunidades, ficando em quarto lugar em 2002 e 2004, além dos terceiros lugares em 2006 e 2022.
A 11ª edição do torneio promete ser uma das mais disputadas, principalmente devido aos investimentos mundiais em categorias de base. As anfitriãs colombianas, por exemplo, vem de excelentes campanhas nos últimos mundiais de base, avançando até as quartas de final no Sub-20 e com a campanha histórica no vice-campeonato mundial Sub-17.
Como chega o Brasil
A seleção brasileira sub-20 chega para o torneio com o histórico de melhor seleção sul-americana nas categorias de base. Atual campeã do continente, a amarelinha carrega também um histórico de duas medalhas de bronze conquistadas na história, nos anos de 2006 e 2022, a última sendo com a melhor campanha brasileira na competição.
Depois do feito em 2022, a seleção brasileira passou por mudanças estruturais, e assim como na seleção principal, a comissão técnica foi modificada. Jonas Urias deu lugar a Rosana Augusto, que comandou o Brasil no título do Sul-Americano deste ano. A treinadora manteve a base do time que disputou o Mundial Sub-17 em 2022 e que agora faz parte da categoria Sub-20. Além disso, a treinadora chamou algumas novidades para integrar o elenco, como Vitória Amaral, por exemplo, jogadora que teve poucas oportunidades no ciclo anterior.
“O torcedor brasileiro vai ver uma seleção com muita garra, com muita determinação e muito comprometimento das atletas que trabalharam duro para estar aqui. Temos um modelo de jogo consolidado com ideias muito bem entendidas pelas nossas jogadoras”, disse Rosana ao site da CBF.
Para a disputa do torneio, Rosana Augusto convocou o que tinha de melhor disponível, mas não poderá contar com Aline Gomes, recém contratada pelo NC Courage, dos Estados Unidos, e que não teve a liberação do clube para disputar o torneio. Apesar do grande desfalque, Rosana contará com a experiência da jovem Priscila, que disputou o último Mundial Sub-20 e que recentemente conquistou a medalha de prata com a seleção principal nos Jogos Olímpicos de Paris. E também Dudinha, destaque do São Paulo, e que também esteve presente no último mundial da categoria.
Favoritas ao título
Seleções como Espanha e Japão sempre chegam fortes nas categorias de base, sendo a primeira, inclusive, a atual campeã mundial Sub-20 e Sub-17. As japonesas, que ficaram com o vice-campeonato em 2022, conquistaram o título em 2018 e foram o algoz do Brasil na semifinal da última edição.
Além disso, não podemos esquecer das tricampeãs e maiores vencedoras do torneio, como Alemanha e Estados Unidos, por exemplo, que costumam revelar craques mundiais nessas competições, como Alexandra Popp, Marozsán, Lena Oberdorf e Bühl pelo lado alemão e Meghan Rapinoe, Kelley O’Hara, Alyssa Naeher e Lindsey Horan, entre outras, pelo lado americano.
No entanto, outra seleção que chega com força máxima é a Colômbia. Jogando em casa, as colombianas terão no elenco a jovem Linda Caicedo, considerada a maior revelação do futebol sul-americano dos últimos anos. Além disso, seguem com a base do time vice-campeão mundial com o Sub-17, e que agora fazem parte do Sub-20.
Outra seleção que vale o destaque é a Nigéria, que revelou Asisat Oshoala na edição de 2014 e que, ao lado de Brasil, Estados Unidos e Alemanha, participou de todas as edições do Mundial até aqui.
Formato da competição
Com 24 seleções divididas em seis grupos, o Brasil está no Grupo B, com Fiji, França e Canadá. Após a primeira fase, classificam-se para a segunda fase as duas equipes mais bem pontuadas de cada grupo, além das quatro melhores terceiras colocadas. A partir da segunda fase, os jogos serão de mata-mata até a grande decisão.
Onde assistir
Os jogos do Brasil serão transmitidos ao vivo pela Cazé TV, no Youtube, e pelo SporTV, na tv fechada. Todos os jogos da competição poderão ser assistidos na plataforma FIFA+.
Deixe seu comentário