Brasil goleia a Holanda e garante o 3º lugar na Copa do Mundo Feminina sub-20 

Foto: Thais Magalhães /CBF

Neste domingo (28), o Brasil venceu a Holanda por 4 a 1, no Estádio Nacional, em São José, na Costa Rica. Ana Clara, Tarciane (2x) e Gi Fernandes marcaram para a canarinho.

Seleção Brasileira comemorando o primeiro gol. Foto: Thais Magalhães / CBF

Primeiro tempo

A disputa pelo terceiro lugar tinha tudo para ser um jogo marcado pelo equilíbrio e respeito pelas duas equipes. Mas, logo no início da partida, uma personagem estava decidida a mudar o rumo dessa história: Ana Clara abriu o placar aos oito minutos, após Bruninha cruzar a bola pelo setor direito e encontrar a camisa 6 na pequena área. Ana subiu sozinha e marcou de cabeça. 

Com a narrativa longe de ter um desfecho, Van Gool fez jus ao seu sobrenome e aos 20 minutos, descontou para a equipe holandesa, deixando tudo igual no Estádio Nacional. Apesar do empate, as Guerreirinhas do Brasil não diminuíram a postura ofensiva. Ao longo da primeira etapa, Aline, Rafa Levis, Dudinha e Yaya tiveram chance de ampliar o placar. 

O clímax da história aconteceu aos 29 minutos, quando Tarciane mandou a bola no canto direito da goleira, desperdiçando o pênalti marcado após toque de mão de Foederer. Recomeçada a partida, dez minutos depois, quase houve mais uma marcação de pênalti, dessa vez para Holanda, após um contato involuntário de Bruninha. A decisão foi anulada pelo VAR. As equipes foram para o vestiário com um gol para cada lado. 

Segundo tempo

Na segunda etapa, enquanto o ritmo e intensidade do jogo diminuíram, um clássico de cinema se apresentava. Aos 13 minutos, depois de uma cobrança de falta, Lauren cabeceou no travessão e no rebote, Tarciane foi de vilã a heroína e marcou de bicicleta o segundo gol brasileiro. 

Com 31 minutos jogados, um personagem voltou a aparecer: o pênalti e mais uma vez, Tarciane chamou a responsabilidade. Diferentemente do que aconteceu no primeiro tempo, a zagueira bateu forte no cantinho e marcou o terceiro gol da seleção brasileira. O grand finale aconteceu aos 44, quando Gi Fernandes recebeu de Cris, deslocou a defesa e carimbou a vaga no pódio. 

Campanha histórica

Com o resultado, as Guerreirinhas do Brasil repetiram o feito da edição de 2006, quando também conquistaram a medalha de bronze ao vencer os Estados Unidos e garantir a segunda melhor campanha da seleção na competição. A melhor participação acaba de ser conquistada, que diferentemente de 16 anos atrás, o Brasil subiu no pódio ainda no tempo regulamentar. Ao todo, foram 13 gols marcados e apenas três sofridos. A seleção Brasileira encerra o torneio com quatro vitórias, um empate e somente uma derrota.

Diretamente da Bahêa, filha de Iemanjá e jornalista esportiva em ascensão. Faço do futebol meu carnaval em tempo integral. Leonina, simpatizante das câmeras, curto um pagodinho e samba de roda. Estou sempre praticando e falando de esportes. Ou trabalhando, mas não necessariamente com esportes. Ah, eu simplesmente não tenho ideia de como relaxar!
Pular para o conteúdo