Agora é oficial! Pia Sundhage convoca as 18 atletas que irão jogar nas Olimpíadas de Tóquio

Foto: Richard Callis/SPP/CBF

O Brasil já sabe quais atletas vão representar o país no torneio de futebol feminino nas Olimpíadas de Tóquio. A técnica da Seleção Brasileira, Pia Sundhage, convocou 18 jogadoras e mais 4 suplentes, em uma cerimônia virtual realizada nesta sexta-feira (18), na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

A lista teve nomes que estiveram presentes na última convocação que a Pia realizou para os amistosos diante da Rússia e Canadá. A grande ausência que já vinha sendo especulada e se confirmou foi a da Cristiane. A maior artilheira da história das Olimpíadas, entre homens e mulheres, ficou de fora da lista final. 

Ao ser questionada sobre a escolha de não convocar Cristiane, a técnica da Seleção ficou incomodada com a pergunta, mas disse que anteriormente a atacante contribuiu com a equipe, e que, agora, acredita que outras jogadoras podem ajudar mais no futebol da Seleção nos Jogos Olímpicos. 

As 18 convocadas são: 

GOLEIRAS: 

Bárbara – Avaí/ Kindermann 

Letícia L – Benfica (Portugal)

DEFENSORAS: 

Rafaelle – Palmeiras

Bruna Benites – Internacional 

Erika – Corinthians 

Poliana – Corinthians 

Tamires – Corinthians 

Jucinara – Levante (Espanha) 

MEIAS – CAMPISTAS 

Formiga – São Paulo 

Júlia Bianchi – Palmeiras 

Andressinha – Corinthians 

Marta – Orlando Pride (EUA) 

Debinha – North Carolina Courage (EUA) 

Duda  – São Paulo 

Adriana – Corinthians 

ATACANTES

Bia Zaneratto – Palmeiras

Ludmilla – Atlético de Madrid (Espanha)

Geyse – Madrid CFF (Espanha) 

SUPLENTES 

Aline Reis – Tenerife (Espanha)

Letícia S. – Eintracht Frankfurt (Alemanha)

Andressa Alves – Roma (Itália) 

Giovana Queiroz – Barcelona (Espanha) 

Em quase dois anos no comando da seleção, a técnica Pia realizou 12 convocações e ao todo 73 atletas foram convocadas neste período. Os Jogos Olímpicos serão a primeira competição oficial da sueca à frente da Canarinho. 

Na última data FIFA, o Brasil jogou dois amistosos, contra Rússia e Canadá, onde venceu a Seleção Russa por 3 a 0 e empatou com as canadenses em 0 a 0. 

Antes de estrear nas Olimpíadas, no dia 21 de julho diante da China, a Seleção Brasileira fará uma preparação de três semanas em Portland, nos Estados Unidos, a partir do dia 25 de junho, e no dia 15 de julho toda a delegação viaja para Tóquio, em busca da medalha olímpica. 

Caminho do Brasil em Tóquio

A Seleção Feminina está no grupo F junto com China, Holanda e Zâmbia. O Brasil fará sua estreia diante da Seleção Chinesa, no dia 21 de julho, às 5 horas da manhã, no horário de Brasília. Em seguida, enfrentará a Holanda no dia 24 e, para fechar a fase de grupos, a equipe brasileira jogará contra a Zâmbia, no dia 27. 

No grupo F, a Holanda é o país melhor colocado no ranking de seleções da FIFA, estando em terceiro lugar. O Brasil está em sétimo, enquanto a China ocupa a 14ª posição. Já a Zâmbia, figura na 104ª colocação.