A primeira edição da Brasil Ladies Cup Sub-20 terminou no último dia 31 de outubro com o Grêmio levantando a taça de campeão. E não só foram as Gurias Gremistas que tiveram motivos para comemorar depois de vencerem o Avaí/Kindermann por 1 a 0, na grande decisão disputada no estádio Dr. Ismael de Biasi, em Novo Horizonte (SP).
A organização do campeonato também ficou muito satisfeita com os resultados alcançados pelo torneio. Para Fábio Wolff, membro do comitê organizador da competição,os objetivos traçados dentro e fora de campo foram cumpridos.
“O nível técnico da competição nos surpreendeu de forma positiva, foram vários jogos de muita qualidade e que dão esperança para a formação de novas atletas para o futebol feminino. Também gostaria de destacar o engajamento de todos os clubes participantes, que entenderam a importância da Brasil Ladies Cup Sub-20 para a modalidade e participaram com muito empenho e seriedade”, destacou Fábio.
Fomentação das categorias de base
Há dois anos, o calendário do futebol feminino ganhou mais uma competição com a criação da Brasil Ladies Cup, que conta com a participação de equipes nacionais e internacionais.
Neste ano, a organização promoveu pela primeira vez o torneio voltado para a categoria sub-20. Ao todo, 16 equipes participaram da competição que aconteceu entre os dias 23 e 31 de outubro, em seis cidades do interior de São Paulo.
A Ladies Cup Sub-20 foi promovida pela Confederação Brasileira de Soccer Society, com recursos de um edital de Fomento da Secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo.
Segundo Fábio, o campeonato foi criado para atender as demandas dos clubes que não possuem competições suficientes e fomentar as categorias de base do futebol feminino.
“A criação da Brasil Ladies Cup Sub-20 chegou para preencher uma lacuna no calendário competitivo das categorias de base do futebol brasileiro. Por trabalhar no universo do futebol, não é de hoje que escutamos reclamações dos clubes sobre a ausência de competições estruturadas para ajudar o desenvolvimento das meninas. Não é um projeto provisório, a ideia é aprimorar o formato nos próximos anos e contribuir para o surgimento de novas gerações de jogadoras que serão importantes para o futuro da Seleção Brasileira” explicou Fábio Wolff.
Ainda de acordo com o membro do comitê organizador, a Ladies Cup Sub-20 também serviu como uma vitrine para as jogadoras.
“É uma vitrine para as novas atletas. Logo depois da final, já tínhamos relato de negociações envolvendo jogadoras, com clubes da elite do futebol brasileiro enxergando boas oportunidades para reforçar as categorias de base. Isso é algo que não temos como mensurar (…)”, ressaltou Fábio.
Bom retorno da audiência e dos patrocinadores
Logo em sua primeira edição, a Brasil Ladies Cup contou com transmissão dos 27 jogos no YouTube, por meio do canal GOAT, e na TV fechada, pelo BandSports.
Na internet, todas as partidas somaram mais de meio milhão de visualizações, enquanto que a final entre Grêmio e Avaí/Kindermann teve mais de sete mil aparelhos conectados.
Fábio Wolff destacou a importância da transmissão para o aumento da visibilidade do torneio.
“Seja por streaming ou nos métodos convencionais, as transmissões são fundamentais para a divulgação do torneio. Apenas no GOAT foram quase 600 mil visualizações se somarmos as partidas que foram exibidas. No BandSports ainda aguardamos um número oficial, mas o feedback positivo do Grupo Bandeirantes nos dá a certeza do êxito do trabalho feito pela organização”, destacou o membro do comitê organizador.
Se o público recebeu bem a competição, com os patrocinadores não foi diferente. Ao todo, nove empresas patrocinaram a Ladies Cup Sub-20. Para o membro do comitê organizador, o apoio do mercado reflete a relevância da competição dos últimos anos.
“A receptividade do mercado foi muito boa. Estamos no terceiro ano desde que a marca da Brasil Ladies Cup foi criada e, com as entregas que foram realizadas nos últimos anos, os patrocinadores depositaram confiança no campeonato pois entenderam que era uma oportunidade para troca de sinergia e um bom espaço para divulgação”, comemora Fábio.
Próximos passos
Com os resultados positivos alcançados nesta primeira edição, a intenção é consolidar a Ladies Cup Sub-20 no calendário do futebol feminino brasileiro.
“(…) é uma competição que veio para ficar no futebol brasileiro. No momento, voltamos todas as novas atenções para a Brasil Ladies Cup Meta 2023, que contará com oito equipes profissionais, mas devemos anunciar novidades nos próximos meses. Tudo isso demanda planejamento e métricas a médio e longo prazo, não podemos perder a essência de ser um catalisador para o surgimento de novas atletas no futebol brasileiro”, explicou Fábio Wolff.
Em dezembro, acontece a Brasil Ladies Cup Meta 2023, terceira edição do campeonato na categoria profissional. Até agora, Cruzeiro, Ferroviária, Flamengo, Internacional, Santos, São Paulo e a Seleção do Paraguai são os times já confirmados. A organização ainda vai anunciar a última equipe participante.
A primeira fase vai ser disputada no estádio Bruno Daniel, em Santo André (SP). Já a final será no estádio Canindé, em São Paulo (SP).
Números da Brasil Ladies Cup Sub-20
Times: Grêmio (campeão); Avaí/Kindermann (vice-campeão); Ferroviária (terceiro lugar); América-MG; Aliança-Goiás; Atlético-MG; Coritiba; Criciúma; Futebol é Vida-MG; Independente de Limeira; Minas Brasília; Realidade Jovem; Red Bull Bragantino; Santos; São José e São Paulo.
Gols marcados: 82
Cartões amarelos: 82
Cartões vermelhos: 4
Artilheiras: Letícia/Minas Brasília (4 gols); Paulinha/Criciúma (3 gols); Eduarda/Grêmio (3 gols); Monique/Avaí Kindermann (3 gols); Paola/Atlético-MG (3 gols).
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