Brasileirão Feminino Sub-20 começa nesta terça (06); confira os detalhes

Staff Images Woman / CBF

O Brasileirão Feminino Sub-20 começa nesta terça-feira (06), abrindo oficialmente a temporada de 2024 do futebol feminino no Brasil. O duelo que inaugura o campeonato será entre Cuiabá e Minas Brasília, às 16h, com local a ser definido.

Ao todo, 20 times vão participar da terceira edição de uma das principais competições que revelam jogadoras no país.

Formato

Na primeira fase, os participantes serão divididos em quatro grupos com cinco times em cada. As equipes do grupo A enfrentam as do grupo B, enquanto os clubes do grupo C jogam contra os do grupo D. Os confrontos serão em turno e returno.

Os dois melhores colocados de cada grupo avançam para as quartas de final e vão seguindo brigando por uma vaga na semifinal e na final.

Vale destacar que os confrontos das quartas de final serão definidos de acordo com a colocação geral de time:

  • 1º colocado geral x 8º colocado geral
  • 4º colocado geral x 5º colocado geral
  • 2º colocado geral x 7º colocado geral
  • 3º colocado geral x 6º colocado geral

As quartas e as semis serão em jogos de ida e volta, apenas a decisão do título será em partida única, prevista para os dias 23, 24 ou 25 de julho.

Confira os grupos:

Grupo A: Corinthians, Santos, Avaí/Kindermann, Grêmio e América-MG

Grupo B: Ferroviária, Internacional, São Paulo, Atlético-MG e Red Bull Bragantino

Grupo C: Flamengo, Fluminense, Fortaleza, JC e Cuiabá

Grupo D: Minas Brasília, Botafogo, UDA, Sport e CEFAMA

Gurias Coloradas dominam

Gurias Coloradas comemorando o título do Brasileirão Feminino Sub-20 de 2023. Foto: Victor Monteiro/CBF

O Brasileirão Feminino Sub-20 começou a ser disputado somente em 2022, substituindo o Brasileirão Feminino Sub-18. Nessas duas edições, o Internacional levou os dois títulos diante do São Paulo, sendo o maior campeão da competição.

E quando a competição ainda era na categoria Sub-18, as Gurias Coloradas já dominavam. O Inter levantou a taça de campeão em 2019 e foi vice em 2020. Fluminense e São Paulo também foram campeões da competição em 2020 e 2021, respectivamente.

Paulista em terras paraibanas, jornalista em formação e apaixonada por esportes desde pequena. Tinha o sonho de ser nadadora profissional, mas como não deu certo, encontrei no jornalismo uma chance de continuar a viver o esporte de perto. Seja no trabalho, na faculdade, em casa, com amigos, estou sempre falando, assistindo ou pensando sobre futebol, e também um pouquinho sobre F1. Além disso, gosto muito de sair para comer ou beber, ir ao cinema. E também de ficar em casa, assistindo a alguma série, lendo ou só curtindo minhas playlists favoritas.
Pular para o conteúdo