Campeonato Baiano Feminino: agora é mata-mata

Bahia, Vitória, Doce Mel e Juventude avançam às semifinais da competição.

Por Janayna Moradillo

Com o final da última rodada do Baiano, no último domingo, 19, Doce Mel e Juventude se juntaram a Bahia e Vitória, times classificados com antecedência, nas semifinais do campeonato. 

Lusaca e Fluminense foram os times eliminados do torneio. 

A próxima fase do Baianão será disputada neste domingo (26) com jogos de ida, às 15h. O Juventude recebe o Bahia, no Estádio Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista, enquanto Doce Mel Mel e Vitória se encaram em Jequié, no Estádio Waldomiro Borges. 

Os jogos de volta estão marcados para o dia 02 de outubro, também às 15h, em Salvador. 

Jogando em casa, Bahia e Vitória receberão Juventude e Doce Mel, no CT Evaristo de Macedo e no Manoel Pontes Tanajura, respectivamente. 

Em caso de empate em pontos e saldo de gols dos dois confrontos, as vagas para final serão decididas nos pênaltis. 

A equipe campeã terá direito a uma vaga na Série A3 do Brasileirão Feminino 2022, desde que não esteja em outras séries da competição nacional.

Na primeira fase, os times se enfrentaram em turno único. Os quatro primeiros colocados avançaram para as semifinais, que terá partidas de ida e volta.

Confira o retrospecto das equipes na fase de grupos: 

Bahia


Nine, Luana e Dan no triunfo contra o Juventude — Foto: ASCOM/BAHIA

O time tricolor, líder na primeira fase da competição, avançou às semifinais com quatro triunfos e um empate, em de cinco jogos com 18 gols marcados e apenas um sofrido. As mulheres de Aço fizeram a melhor campanha da primeira fase.

Vitória


Vitória x Doce Mel, em Jequié — Foto: Emanuel Júnior/Doce Mel

Com 12 pontos ganhos, as Leoas conquistaram a vice-liderança e também se classificaram com antecedência para as semifinais, marcando um aproveitamento de 80%. O time Rubro-Negro sofreu apenas uma derrota, para o Bahia, seu principal rival.

Doce Mel


Equipe do Doce Mel — Foto: Emanuel Júnior/Doce Mel



Depois de empatar com o Bahia na última rodada da 1ª fase, o Doce Mel manteve a terceira vaga. O time de Jequié somou sete pontos ganhos e obteve um aproveitamento de 46.67%.


Juventude


Time do Juventude — Foto: Instagram/Juventude Esportiva

A equipe conquistense obteve a classificação na última rodada ao derrotar o Fluminense de Feira por 4 a 2 e chegar aos seis pontos, superando a Lusaca no número de gols marcados – oito contra quatro. 


Tabela de Classificação 


Tabela da primeira fase do Campeonato Baiano Feminino 2021  — Foto: Reprodução/FBF

Amanda Porfírio
Jornalista e Profissional de Educação Física. Pernambucana, bairrista por natureza, vivendo a máxima Gonzaguista: “Minha vida é andar por esse país”. Apaixonada por futebol desde que respira. Atualmente vive em São Paulo, e tem como sonho ajudar a conduzir o futebol feminino ao topo. Fora das quatro linhas, gosta de ler, pedalar, explorar a natureza e é obcecada pela ideia de estar sempre criando algo novo.