Brasileirão: Santos vence Flamengo, Corinthians goleia Ceará e outros resultados da primeira rodada

São Paulo e Bahia se enfrentaram pela primeira rodada do Brasileirão. Foto: Reprodução/ecbahia

Foi dada a largada no Brasileirão Feminino 2023. Na noite da última sexta-feira (24), Santos e Flamengo fizeram o jogo de abertura da competição. Outros quatro jogos também aconteceram neste sábado (25).

Após incerteza sobre as transmissões os times tiveram que correr atrás de transmissões de última hora. A rodada foi marcada por jogos equilibrados, competitivos, mas surpreendeu com duas goeladas. Veja como foi:

Santos 3 x 0 Flamengo 

Abrindo a rodada, Santos e Flamengo se enfrentaram na noite de sexta-feira(24), na Vila Belmiro, em Santos. As donas da casa garantiram a vitória por 3 a 0 sobre o Flamengo, com gols de Fabi Simões, Thaisinha e Cristiane. 

As Sereias da Vila jogaram com cinco desfalques, sem a atacante Jane, que trata lesão no joelho, Adriana, que testou positivo para Covid-19, Julia Lordes, com lesão no menisco, Giovana Perpétuo, por lesão muscular na panturrilha direita, e Anna Bia, com lesão muscular na coxa esquerda. Já o Flamengo jogou sem um de seus principais nomes, Solo Jaimes, devido a um problema na coxa.

Fabi Simões em estreia pelo Santos. Foto: Reprodução Twitter/SereiasDaVila

O Santos dominou o começo do jogo, criou mais oportunidades e atacou com intensidade. Logo no início, aos 2 minutos, o time das Sereias teve um gol anulado, quando Cristiane recebeu a bola em posição irregular e cabeceou para o gol. Após os 15 minutos de jogo, o Flamengo começou a se impor e tentou controlar a partida, porém não teve resultados.

Aos 21, após escanteio, Brena desviou a bola de cabeça, Camila aproveitou a sobra e chutou, a goleira Bárbara tentou defender mas deixou a bola voltar para área, até que a estreante da noite, Fabi Simões, finalizou com o gol para o Santos. 

As Meninas da Gávea, sentiram o gol e tiveram dificuldades para atacar. Tentaram pressionar as saídas de bola do Santos nos minutos finais, mas, aos 46, após cruzamento de Bia, Camila Martins tentou duas vezes chutar ao gol mas a goleira Bárbara defendeu, após sobra, Thaisinha aproveitou e marcou o segundo gol. 

No segundo tempo o Flamengo começou mais consistente e conseguiu chegar algumas vezes na área do Peixe. Mas o time alvinegro ampliou a vantagem aos 8 minutos, na primeira chegada, após cruzamento certeiro de Bia, Cristiane, que estava livre, cabeceou e marcou o terceiro gol.

A partir daí, o Santos focou em controlar o resultado e o Flamengo não conseguiu criar muito, teve alguns chutes a gol mas sem efetividade. As Sereias ainda tiveram um gol anulado aos 46, em impedimento de Tainá Maranhão.

O jogo terminou em 3 a 0 para o Santos, com destaque para Fabi Simões, em seu jogo de estreia pelo Santos. A atacante participou ativamente da partida, ajudando tanto no ataque quanto na marcação. 

Arbitragem 

Além da goleada, os erros de arbitragem também foram destaque. Comandada por Marina Marianna Nanni Batalha, a arbitragem cometeu erros determinantes na partida. Nos primeiros minutos de jogo, Thaísa Moreno colocou a mão na bola dentro da área, mas não foi marcado o pênalti. Além disso, Thaisinha estava em posição irregular antes de receber a bola para fazer o segundo gol do Santos. Apesar da posição, o gol não foi anulado. Vale lembrar que não há árbitro de vídeo nessa fase do Brasileirão. 

Próximo jogo

O Santos irá jogar contra o Athletico-PR, no dia 4 de março, às 15h, e o Flamengo recebe o Avaí/Kindermann, um dia depois, às 20h.

Internacional 2 x 1 Athletico Paranaense

Iniciando os jogos do sábado, Inter e Athletico Paranaense se enfrentam no Estádio do SESC, em Porto Alegre. Repetindo o jogo das quartas de final da Supercopa Feminina de 2023. Na disputa de hoje, as Gurias Coloradas derrotaram o Athletico de virada, por 2 a 1.

Gurias Coloradas comemoram vitória sobre Atlhetico-PR. Foto: Juliana Zanatta

Esse foi o jogo de estreia das Gurias do Furacão no Brasileirão A1, que conquistaram o acesso no ano passado, ficando em vice colocado, após perder para o Ceará. Já as Gurias Coloradas foram vice-campeãs da A1 em 2022, perdendo o título para o Corinthians. 

O jogo começou equilibrado, os times conseguiram trabalhar jogadas e o Internacional teve boas chances, duas vezes de cabeça com Mileninha, mas uma foi para fora e a outra bateu na trave. 

Com a pressão do Inter, o Furacão se concentrou em defender e afastar o perigo. Mas toda pressão das Coloradas não adiantou, aos 38, após cruzamento do Athletico, houve um bate-rebate na área, a bola sobrou para Nathália, que chutou de rasteiro, e abriu o placar. O primeiro tempo encerrou em 1 a 0 para o Furacão. 

O segundo tempo começou com Inter pressionando para virar o placar. Aos 15, Camila Pini, do Furacão recebeu o segundo amarelo e foi expulsa, após falta em Capelinha. 

O Athletico sentiu a expulsão, e a reação do Inter começou. Aos 25, Priscila, que havia entrado no intervalo, no lugar de Mileninha, empatou para as Gurias Coloradas, após receber na área, girar e marcar. Logo em seguida, aos 31, Priscila marcou novamente, quando recebeu a bola de Esquerdinha na primeira trave e chutou de primeira para o fundo da rede. 

Após a virada, o Furacão até tentou reagir, mas não conseguiu. A partida terminou em Inter 2, Athlético-PR 1.

Próximo jogo

Pela segunda rodada do Brasileirão, o Athletico recebe o Santos no CT do Caju, no próximo sábado, às 15h. O Inter encara a Ferroviária, na Fonte Luminosa, também no sábado, às 16h.

Corinthians 14 x 0 Ceará 

O atual campeão do Brasileirão, Corinthians, goleou o Ceará, em sua estreia na série A1, na manhã deste sábado, (25), no Estádio Nogueirão, em Mogi das Cruzes, em São Paulo. 

Foto: Rodrigo Gazzanel

O time do feminino do Ceará passou por muitas mudanças, e apesar de ter ganhado o Brasileirão A2, viu seu elenco principal ser desfeito, por corte de gastos, após o rebaixamento do time masculino para a Série B, em 2022. Com isso, o time está sentido o peso das mudanças. No começo do mês, pelas quartas de finais da Supercopa Feminina, já havia sofrido outra goleada de 10 a 0 pelo Flamengo

Na partida de estreia do Brasileiro, o favorito Corinthians começou com muita pressão e aos 10 minutos, Jaqueline abriu o placar para o que seria uma goleada histórica. O primeiro tempo terminou em 8 x 0 para as Brabas, com gols de Diany (23’, 35’ e 37’), Jheniffer (31’e 45’), Vic que era capitã hoje (34’) e Luana (36’). 

Cortinhians goleia Ceará no brasileiro. Foto: Rodrigo Gazzanel

O segundo tempo continuou com domínio corintiano, e no primeiro ataque, Jaque fez jogada com Jheniffer, que ficou na cara do gol e marcou o nono gol do Corinthians. Após isso, marcaram, Vic (5’), Fe (30’) e Milene (32’). O Ceará tentou reação, em chute a gol, mas a bola ficou nas mãos da goleira Tainá. Gabi Portilho marcou aos 36, e após lançamento na área,  Fernanda (42’) fez o último. A partida terminou em Corinthians 14 x 0 Ceará.  

Após a derrota sofrida, a torcida aplaudiu as jogadoras do Ceará. A goleira Yasmin saiu de campo chorando e junto com as companheira de time, recebeu apoio do elenco do Corinthians.

Jogadoras do Ceará conversam com as Corinthianas após jogo. Foto: Rodrigo Gazzanel

 Próximo jogo

O Corinthians enfrentará o Real Ariquemes, no sábado, 04 de março, no Valerião, em Roraima. No mesmo dia, o Ceará receberá o São Paulo, no Domingão. 

São Paulo 1 x 1 Bahia 

São Paulo e Bahia empataram em 1 a 1, na tarde deste sábado, dando sequência à primeira rodada do Brasileirão, no Estádio Marcelo Portugal, em Cotia, São Paulo. 

São Paulo e Bahia pelo Brasileirão Feminino. Foto: Nilton Fukudasaopaulofc

O começo do jogo foi marcado por pressão do São Paulo, que criou mais jogadas e atacou mais.  Aos 16 minutos, Naná abriu o placar para o Tricolor. Após cobrança de escanteio, a atacante chutou e a goleira Maike não conseguiu pegar.

Após o gol, o Bahia reagiu, conseguiu se infiltrar entre a defesa do São Paulo e criou algumas oportunidades de gol. Aos 19, Nathane quase marcou para o Bahia, ao receber a bola em contra-ataque, driblar no meio-campo e a goleira defender. 

Nos minutos finais da primeira etapa, jogadoras e comissão do São Paulo pediram pênalti quando Mariana rouba a bola do Bahia na pequena área, e foi puxada pela goleira Maike. A arbitragem, no entanto, seguiu com o jogo.

O segundo tempo foi marcado por menos movimentação, ambos os times não conseguiram se movimentar como no primeiro tempo. 

Com sete minutos de acréscimo, o empate veio aos 50, Nathane aproveitou uma bola mal afastada pela defesa do tricolor e acertou um chute, de primeira, que a goleira não conseguiu pegar. A partida terminou empatada em 1 a 1. 

Nathane e Tchula comemoram o gol de empate. Foto: Reprodução/ ecbahia

Próximo jogo

O próximo jogo do São Paulo será contra o Ceará, fora de casa, no dia 4 de março, um sábado, às 15h (de Brasília). Um dia depois, no domingo, o Bahia recebe o Cruzeiro no estádio de Pituaçu, em Salvador. Por lá, a bola começa a rolar às 15h (de Brasília).

Cruzeiro 1 x 1 Grêmio

No último jogo do sábado, Cruzeiro e Grêmio empataram em 1 a1, no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, Minas Gerais.

O Cruzeiro começou dominando a  partida e teve as principais oportunidades de gol. O Grêmio até esboçou reação, mas aos 24 minutos, as Cabulosas abriram o placar, com gol de pênalti de Byanca Brasil, após Jéssica Penha derrubar Tipa dentro da área. Byanca bateu forte e alto, no canto direito da goleira, que acertou o canto e tocou na bola, mas não conseguiu defender.

A segunda etapa começou com grande movimentação, a partida foi marcada por muitas faltas e cartões. O Grêmio continuou tentando empate, até que nos acréscimos, aos 46, as Gurias Gremistas sofreram pênalti. Caty bateu e marcou, empatando a partida. O jogo terminou em 1 a 1.

Próximo jogo

Pela próxima rodada do Brasileirão, Cruzeiro enfrenta o Bahia, fora de casa, dia 05 de março, domingo, a partir das 15h. Já Grêmio vai receber o Atlético Mineiro, dia 06 de março, segunda-feira, em jogo a partir das 20h.

Goiana, 24 anos, jornalista e apaixonada por esportes e livros. O apreço por esportes vem desde a infância, influenciada pela família, que é fanática por futebol. Na hora de escolher uma carreira, o jornalismo veio como opção para juntar o que ama ao trabalho. Acredita que com informação de qualidade a sociedade pode conquistar grandes coisas e vê o jornalismo como uma forma de contribuir com a comunidade.
Pular para o conteúdo