Com tropeço do Inter e vitória de virada contra o Red Bull Bragantino, Palmeiras mantém liderança no Brasileirão Feminino

Foto: Rebeca Reis/Staff Images Woman/CBF

Depois de uma pausa para a disputa do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-20, o Brasileirão Feminino voltou com tudo neste último final de semana. Com o clássico SanSão, tropeços de Ferroviária e Internacional, a briga pelas primeiras posições continua apertada, com o Palmeiras à frente, por apenas dois pontos do terceiro colocado, que é o Inter. Confira abaixo como foi a nona rodada da competição. 

Santos 2 x 1 São Paulo

O Brasileirão Feminino retornou para a sua segunda parte da primeira fase, em grande estilo, com o clássico SanSão. Diante de um pouco mais de dois mil torcedores, na Vila Belmiro, Santos e São Paulo fizeram um jogo bem movimentado, no final de manhã de sábado (14). 

Boa parte do primeiro tempo foi de domínio santista, que chegava mais ao ataque em jogadas bem trabalhadas em velocidade. No entanto, as Sereias da Vila não estavam sendo eficientes nas finalizações. A partida parecia ir para o intervalo empatada, mas em uma das  poucas chegadas do São Paulo ao ataque, a lei da ex ajudou as Soberanas a saírem em vantagem no placar. Aos 44, Fê Palermo aproveitou bem o rebote de um cruzamento para marcar o gol tricolor. 

Cristiane deu início à virada santista. Foto: Divulgação/Sereias da Vila

No segundo tempo, as Sereias da Vila voltaram determinadas a empatar o jogo, e mantiveram o mesmo ritmo da etapa inicial. Até que aos 22, após cobrança de escanteio, Gi Oliveira desviou a bola e Cristiane apareceu para deixar tudo igual. As donas da casa continuaram pressionando buscando virar o placar. E a virada veio no finalzinho do jogo, aos 50, em que Julia acertou um belo chute de fora da área.

Com a vitória, a equipe santista está na quinta posição com 15 pontos. Já o São Paulo está em quarto, com 17.

São José 0 x 0 Atlético-MG

Ainda no sábado, o São José recebeu no estádio Martins Pereira, o Atlético-MG. As duas equipes que vinham de vitórias na última rodada, acabaram empatando sem gols. O jogo foi equilibrado, sem muitas chances claras de gol. Aos 20 do primeiro tempo, Zany fez boa defesa evitando o gol das Vingadoras. Já aos 42, foi a vez das Meninas da Águia trazerem perigo com um chute forte de Bea.

Os 45 minutos finais foram mais agitados, com as goleiras dos dois times sendo bastante acionadas. Pelo lado do São José, Zany defendeu dois bons chutes de Cuesta e Rafaela. No lado do Atlético-MG, Raissa fez uma defesa cara a cara com a atacante são joseense. Apesar da insistência, as equipes não conseguiram tirar o zero do placar. E o final da partida foi marcado pela expulsão de jogadoras dos dois times. Vitória Calhau, do São José, e Rafaela, do Galo, se envolveram em uma confusão numa jogada e acabaram punidas com cartão vermelho.

O empate deixou o São José com nove pontos, na 13ª posição, enquanto o Atlético-MG tem 13 e ocupa a nona posição.

Red Bull Bragantino 1 x 2 Palmeiras

Abrindo o domingo, Red Bull Bragantino e Palmeiras se enfrentaram no CFA Red Bull, em Jarinu. As donas da casa começaram bem e saíram na frente, aos cinco, com um gol de cabeça de Luana.  O jogo seguiu aberto, com os dois times criando chances. Aos 14, as Palestrinas empataram com Carol Rodrigues que chutou cruzado para o gol, após passe de Bia Zaneratto. 

Com o placar em igualdade, o Red Bull tentava virar o jogo a seu favor. Quase chegou ao segundo gol com Mylena, que acertou o travessão em uma cobrança de falta. No entanto, foi o time alviverde que foi para o intervalo em vantagem. Isso, graças à Andressinha que fez um golaço de fora da área. 

Palmeiras garantiu a virada e liderança do campeonato contra o RB Bragantino. Foto: Fernando Roberto/ Red Bull Bragantino

Na segunda etapa, as duas equipes não conseguiram manter a mesma intensidade da primeira. O time bragantino teve a melhor chance, em mais uma cobrança de falta batida por Mylena. Já Katrine, criou a chance mais perigosa do Palmeiras, após acertar o travessão.

Com a derrota, o Red Bull continua na última posição da tabela, com apenas um ponto conquistado. Enquanto isso, na outra ponta, o Palmeiras segue líder com 22 pontos. 

Cresspom 0 x 3 Corinthians 

Mesmo jogando fora de casa, o Corinthians venceu com tranquilidade o Cresspom, no estádio Abadião, e segue na cola do Palmeiras pela liderança do campeonato. O primeiro gol corintiano foi contra, de Bruna Amarante, após bate-rebate na pequena área, aos 21 do primeiro tempo. Antes do intervalo, o time alvinegro ampliou a vantagem com Andressa, que finalizou para a meta, depois da bola sobrar no meio da área em cobrança de escanteio. 

A partida foi especial para Tamires que completou 100 jogos pelo Corinthians. Foto: Patricy Albuquerque/Staff Images Woman/CBF

No início da segunda etapa, aos três, Gabi Portilho fechou o placar para as Brabas. A atacante roubou a bola da adversária e com gol o livre, mandou para o fundo das redes. Além da vitória, outro fato comemorado foi a marca da meia Tamires que, na partida, fazia seu centésimo jogo com a camisa do Corinthians. 

Com a vitória, as Alvinegras se mantém na vice-liderança do Brasileirão, com 21 pontos, além disso, é o único time invicto da competição. Já o Cresspom tem cinco pontos e ocupa o 14º lugar, na zona de rebaixamento. 

Avaí Kindermann 1 x 0 Flamengo 

No último jogo do domingo, o Avaí Kindermann  venceu o Flamengo pela diferença mínima e conseguiu se afastar do Z4. O gol do time catarinense veio logo no começo da partida, aos nove minutos. Sandoval aproveitou uma falha da defesa rubro-negra e marcou para as Leoas.

Na tentativa de buscar o empate, o Flamengo aumentou o volume de jogo, mas acabou desperdiçando as chances criadas. Aos 18, da segunda etapa, Cris não alcançou a bola que estava muito próxima da linha do gol. Logo depois, aos 31, foi a vez de Thaisa desperdiçar no rebote de uma cobrança de falta. 

Com a vitória, o Avaí Kindermann está com 11 pontos, na 11ª posição, atrás do Flamengo, que tem 12 pontos. 

Esmac 0 x 3 Real Brasília 

Começando a segunda-feira de jogos, a Esmac recebeu no estádio Baenão e acabou sendo derrotada. Apesar de estar jogando em casa, quem dominou e criou mais foi a equipe visitante. O Real Brasília abriu o placar, aos oito minutos, da primeira etapa. Em uma boa troca de passes, Marcela Guedes ficou em boas condições e finalizou para o gol. 

Na reta final da segunda etapa, as Leoas do Planalto carimbaram de vez a vitória.  Aos 37, em boa jogada, após cobrança de lateral, Vivian marcou o segundo gol. O terceiro veio logo depois, Raque encontrou Dany Helena bem posicionada que mandou para o fundo das redes.

A derrota fez com que a Esmac permanecesse com quatro pontos, na penúltima posição. Já o Real Brasília somou 13 pontos, subindo para a sétima colocação.

Grêmio 3 x 0 Real Brasília

O Grêmio jogou muito bem e conquistou uma vitória importante diante da Ferroviária, que segue há quatro jogos sem vencer. Jogando no estádio Airton Ferreira da Silva (RS), as Gurias Gremistas começaram a partida bem, mas não conseguiram ir para o intervalo em vantagem. 

Mas, no segundo tempo, o time gaúcho tirou proveito de um momento de desatenção da Ferroviária e, em cerca de dez minutos, marcou os três gols da vitória. Aos seis, Cássia aproveitou o erro na saída de bola da equipe de Araraquara. Aos 14, Cássia marcou mais uma vez, dessa de cabeça. E o último veio com Laís que finalizou na saída da goleira Luciana. 

Com o resultado, o Grêmio foi para a oitava posição, com 13 pontos. Enquanto isso, a Ferroviária perdeu mais uma posição, indo para sexto, com 14 pontos.

Internacional 1 x 1 Cruzeiro

Fechando a rodada, Internacional e Cruzeiro fizeram uma partida bem aberta, no Sesc Campestre. Durante a primeira etapa, as Gurias Coloradas ocuparam o campo de ataque, criaram chances, mas esbarraram em uma boa atuação da goleira Rubi e do sistema defensivo do time mineiro. Em um chute de Janety de fora da área, a goleira cruzeirense evitou o gol. 

Na etapa final do jogo, o Inter continuou pressionando, enquanto o Cruzeiro começou a trazer mais perigo nos contra-ataques. Até que aos 31, Duda recebeu um bom cruzamento de May e chegou livre para finalizar para o gol, e colocar o time colorado na frente. Em menos de cinco minutos, as Cabulosas deixaram empataram com o Karen, que chutou de fora da área, após o rebote de uma finalização de Vanessinha.

O empate tirou a chance do Internacional de assumir a liderança do campeonato, que agora está em terceiro e com 20 pontos. Já o Cruzeiro, saiu da da zona do rebaixamento, e está em 12º, com nove pontos. 

Vitória Soares
Paulista em terras paraibanas, jornalista em formação e apaixonada por esportes desde pequena. Tinha o sonho de ser nadadora profissional, mas como não deu certo, encontrei no jornalismo uma chance de continuar a viver o esporte de perto. Seja no trabalho, na faculdade, em casa, com amigos, estou sempre falando, assistindo ou pensando sobre futebol, e também um pouquinho sobre F1. Além disso, gosto muito de sair para comer ou beber, ir ao cinema. E também de ficar em casa, assistindo a alguma série, lendo ou só curtindo minhas playlists favoritas.