Como foi jogar na primeira seleção brasileira feminina de futebol

Depois de ser proibido por cerca de 40 anos no Brasil, o futebol feminino finalmente começa a se estabelecer nos anos 80. Mesmo sendo uma atividade regulamentada, as jogadoras da época ainda enfrentavam barreiras que até hoje são muito conhecidas, como o preconceito, o amadorismo e a falta de investimento na modalidade.

No entanto, o amor que as jogadoras tinham pelo futebol feminino, fez com que o Brasil chegasse a disputar a primeira Copa do Mundo da FIFA de Futebol Feminino, que foi realizada em 1991, na China. Logo no jogo de estreia, a seleção brasileira feminina derrotou o Japão, porém, o pouco tempo de preparação que o time brasileiro teve para jogar a Copa, cerca de 10 meses, pesou nos dois jogos seguintes, fazendo com que, as derrotas diante dos EUA e Suécia tirassem a seleção brasileira da próxima fase da competição.

Neste episódio do podcast Fut das Minas, Fernanda Gasel e Vitória Soares, conversam com a ex-jogadora e capitã da primeira seleção feminina de futebol, Marisa Pires, que contou um pouco da sua história e da experiência de jogar futebol feminino 30 anos atrás.

Confira abaixo: