FIFA divulga data do sorteio de grupos dos torneios de futebol das Olimpíadas de Tóquio

Por: Emilia Sosa

A FIFA definiu nesta segunda-feira (22), o dia 21 de abril para o sorteio dos grupos dos torneios de futebol masculino e feminino das Olimpíadas de Tóquio, que acontece entre os dias 23 de julho a 8 de agosto de 2021. A cerimônia será realizada na sede da FIFA em Zurique, na Suíça, e será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da entidade.

Serão 12 Seleções femininas no torneio que inicia no dia 21 de julho e se encerra no dia 6 de agosto. A decisão será no Estádio Olímpico, palco da abertura e encerramento das Olimpíadas. 

Por enquanto, o torneio feminino já conta com 10 equipes classificadas, são elas:  Japão, Brasil, Reino Unido, Holanda, Suécia, Canadá, Estados Unidos, Zâmbia, Austrália e  Nova Zelândia. Restam duas vagas que serão decididas entre China e Coreria do Sul, representantes da Ásia, e da repescagem intercontinental, com o duelo entre Chile e Camarões.

Sem público estrangeiro

No último sábado (20), o Comitê Olímpico Internacional (COI), junto com o governo de Tóquio, divulgou uma nota declarando proibida a entrada do público estrangeiro para assistir às Olimpíadas e Paraolimpíadas. Serão reembolsados aproximadamente 600 mil ingressos das Olimpíadas para o público de fora do Japão, e 300 mil das Paraolimpíadas, de acordo com o CEO do comitê organizador, Toshiro Muto. 

O objetivo da ação é frear o contágio da Covid-19 dentro do território japonês. Também foi divulgado que pelo serviço de notícias da Kyodo, que o Comitê Organizador também repensa em aceitar a presença de voluntários estrangeiros, para o evento.