Por dentro da Copa do Mundo Feminina Sub-17; a competição começa nesta terça (11) e o Brasil busca título inédito

Adriano Fontes/CBF

A Copa do Mundo de Futebol Feminino Sub-17 chega a sua sétima edição e será sediada na Índia, nas cidades de Bubanesvar, Goa e Nova Bombaim. O campeonato acontece entre os dias 11 e 30 de outubro e conta com 16 seleções disputando o título, divididas em quatro grupos.

A primeira edição da Copa Feminina Sub-17 foi em 2008, tendo como campeã a Coreia do Norte, que subiu no lugar mais alto do pódio duas vezes (2008 e 2016). Coreia do Sul (2010), França (2012), Japão (2014) e Espanha (2018) são as outras seleções que já conquistaram o ouro da competição.

O Brasil participou de cinco edições, ficando de fora em 2014 porque as vagas vindas do Campeonato Sul-Americano Feminino sub-17 foram preenchidas por Venezuela, Colômbia e Paraguai. Os melhores desempenhos das Guerreirinhas do Brasil foram em 2010 e 2012, chegando até as quartas de final. Em 2008, 2016 e 2018, caíram na fase de grupos. Neste ano, o Brasil vai em busca do título inédito e chega diferente para a competição. 

Forma de disputa

As 16 seleções participantes foram divididas em quatro grupos: A, B, C e D. As equipes de mesmo grupo se enfrentam em jogos únicos na primeira fase, entre os dias 11 e 18 de outubro. 

Nas quartas de final, o primeiro colocado do grupo A enfrenta o segundo colocado do grupo B, enquanto o primeiro colocado do grupo B enfrenta o segundo do grupo A. A mesma lógica vale para os grupos C e D.

Os jogos das seleções classificadas dos grupos A e B acontecem no dia 21 de outubro, em Navi Mumbai. Já os jogos das seleções classificadas dos grupos C e D serão no dia 22 de outubro, em Goa.

A semifinal vai acontecer na cidade de Goa, no dia 26 de outubro. Já a disputa de terceiro lugar e a grande final serão em Navi Mumbai, no DY Patil Stadium, no dia 30 de outubro.

Confira os grupos:

Grupo A – Índia, Estados Unidos, Marrocos e Brasil.

Grupo B – Alemanha, Nigéria, Chile e Nova Zelândia.

Grupo C – Espanha, Colômbia, México e China.

Grupo D – Japão, Tanzânia, Canadá e França.

Preparação brasileira

A Seleção Brasileira passou por um período de preparação em Pinheiral, no Rio de Janeiro, e também em Girona, na Espanha. Na Europa, a ideia inicial era participar de um torneio amistoso, enfrentando a China (29/09) e o México (02/10). 

Mas, no dia 28 de setembro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) recebeu uma notificação da Associação Chinesa de Futebol solicitando o cancelamento do jogo amistoso com a Seleção Feminina. 

Impossibilitadas de enfrentar a China, as Guerreirinhas fizeram uma atividade no próprio dia 28 contra o time local, o Damm Sub-19. 

O amistoso contra o México se manteve para o dia 02 de outubro e aconteceu, marcando o encerramento da preparação brasileira na Espanha. A partida terminou em 1 a 0 para o México, com gol aos 31 minutos do segundo tempo.

Rafael Ribeiro / CBF

Experiência que ajuda

Entre as convocadas para a disputa da Copa do Mundo Feminina Sub-17, dois nomes foram vistos recentemente na Copa do Mundo Feminina Sub-20, que aconteceu na Costa Rica, em agosto deste ano. Naquela competição, o Brasil conquistou o bronze, goleando a Holanda por 4 a 1 e finalizando a competição com uma campanha histórica.

As atacantes Aline e Dudinha participaram da conquista na Costa Rica e são, de novo, esperança de gol para o Brasil na Índia. A técnica Simone Jatobá, em entrevista coletiva, falou sobre a dupla:

“A Dudinha e a Aline, elas começaram o ciclo com a gente e tão finalizando esse ciclo. Então, no campeonato sul-americano que elas estiveram com a gente, elas demonstraram realmente serem diferenciais nas suas posições e até mesmo por isso que a Sub-20 as convocou para o mundial. E realmente a gente viu que elas são atletas de qualidade e vão chegar para a gente, chegaram né, com mais experiência de um campeonato extremamente importante, que é o que a gente vai tá realizando agora”.

Adriano Frontes / CBF

Agenda do Brasil

O confronto entre Brasil e Marrocos dá o pontapé inicial da competição, no dia 11 de outubro, às 8h (horário de Brasília). Já no dia 14 (sexta-feira), é a vez das Guerreirinhas do Brasil enfrentarem os Estados Unidos, também às 8h (horário de Brasília). Para fechar a fase de grupos, o Brasil enfrenta a dona da casa, Índia, no dia 17 (segunda-feira), às 11h30 (horário de Brasília). 

Todos os jogos do Brasil na primeira fase serão realizados em Bhubaneswar, no Kalinga Stadium e serão transmitidos pelo SporTV. O site FIFA+ transmite todos os jogos da competição.

Diretamente do interior de São Paulo, da cidade da laranja e das Guerreiras Grenás, saí de Araraquara pra fazer direito no Rio de Janeiro, mas percebi que fiz errado (o curso). Apesar da OAB me considerar advogada, é no jornalismo que eu encontro minha verdadeira missão e nos esportes, a minha verdadeira paixão. Desde pequena, do karatê, passando pelo ballet e finalmente chegando ao futebol, o esporte sempre esteve na minha vida, seja praticando ou acompanhando. E é no futebol feminino que junto minha missão, minha paixão e meu refúgio.
Pular para o conteúdo