//Grenal é Grenal: clássico gaúcho acontece pela primeira vez no Brasileiro A1

Grenal é Grenal: clássico gaúcho acontece pela primeira vez no Brasileiro A1

Por: Emília Sosa

Dizem os gaúchos que o clássico GreNal é o maior clássico da terra. Faça chuva, sol, frio ou calor, a situação de futebol de Grêmio e Inter sempre é assunto nas rodas de conversa de um canto a outro do Rio Grande do Sul. E essa é a primeira vez, desde o retorno das equipes femininas, que a dupla se enfrenta pela Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino. 

A partida desta quinta-feira (24) tem tudo para ser mais um episódio marcante na história dos clássicos, pois a situação das equipes na tabela do Brasileirão é muito parecida. Enquanto as Gurias Gremistas estão na quarta posição com 18 pontos, as Gurias Coloradas ocupam a quinta posição, também com 18 pontos. O que diferencia as posições é o número de vitórias: o Grêmio tem seis vitórias e o Inter soma cinco triunfos na competição.

Foto: Mari Capra

Histórico dos clássicos

Desde 2017, as equipes já se enfrentaram oito vezes: são quatro empates, três vitórias do Internacional e uma vitória do Grêmio. O primeiro clássico, após o retorno da modalidade, foi logo uma final. Em 2017, as Gurias Gremistas e Coloradas se enfrentaram em jogos de ida e volta para decidir o campeão gaúcho daquele ano. Logo na primeira partida, foi o Grêmio que levou a melhor. Como mandante, as Gremistas venceram por 2 a 0, chegando com vantagem para a grande final. Mas no segundo jogo da decisão, o Internacional venceu de 3 a 1. Com o empate, a decisão foi para os pênaltis e as Gurias Coloradas foram campeãs. 

Foto: Reprodução / Twitter

Em 2018, foi o primeiro encontro em uma competição nacional. As duas equipes disputavam a Série A2 do Campeonato Brasileiro. Desta vez, as Gurias Coloradas venceram de goleada na casa das rivais, com placar final de 5 a 1. Os outros dois encontros do ano foram pela final Campeonato Gaúcho e as duas partidas terminaram empatadas. O jogo de ida foi um empate sem gols e na volta empate por 1 a 1. A decisão do Gauchão foi para os pênaltis e, dessa vez, as Gurias Gremistas levaram a melhor, sendo campeãs estaduais.

Foto: Lucas Uebel

Em 2019 foram três encontros, todos pelo Campeonato Gaúcho, dois pela fase de grupos e o último, na grande final. Duas vitórias das Gurias Coloradas, incluindo a conquista do título, e um empate.

Chegou a hora das Gurias Gremistas e Coloradas escreverem mais um capítulo da história dos clássicos, desta vez na elite do futebol feminino brasileiro. O jogo será nesta quinta-feira (24), às 15h, com transmissão da CBF TV.