//Libertadores Feminina começa nesta sexta com domínio Brasileiro entre representantes

Libertadores Feminina começa nesta sexta com domínio Brasileiro entre representantes

Corinthians, Avaí Kindermann e Ferroviária são os representantes brasileiros na edição 2020

Por: Amanda Porfirio

A 11º edição da Libertadores da América de Futebol Feminino, maior competição da América do Sul, inicia nesta sexta-feira (5), em Buenos Aires, capital da Argentina. A  disputa será pelo título de 2020, que não ocorreu no ano anterior por conta da pandemia do novo Coronavírus. Dentre os 20 clubes participantes, três são brasileiros.

O país tem a maior representação na edição pela conquista do título do Corinthians em 2019, que o classifica automaticamente para a próxima edição, e a presença do campeão e vice-campeão do Campeonato Brasileiro, que neste caso, acabou classificando Ferroviária (Campeã 2019) e Avaí Kindermann (3º melhor campanha), já que o Corinthians (vice-campeão 2019), já tinha vaga garantida. Porém, o domínio brasileiro na competição não é incomum. Dos 11 títulos do torneio, oito foram conquistados por clubes brasileiros, são eles.

Santos – (2009 e 2010)

São José- (2011, 2013 e 2014)

Ferroviária – (2015)

Corinthians – (2017 parceria com Audax/ e 2019) 

Edição 2020 #LaGloriaEsDeEllas

A Conmebol fez uma grande adaptação no calendário para abrigar duas edições da Libertadores em um único ano. O torneio de 2020, que traz em seu slogan #LaGloriaEsDeEllas, acontecerá entre os dias 5 e 13 de março, com 20 clubes na disputa e 10 países representantes. Conheça os grupos: 

Imagem: Redes Sociais Conmebol

Ainda que o mundo esteja enfrentando grandes impactos da crise pandêmica da Covid-19, a Conmebol demonstra confiança no seu protocolo e tem boas expectativas com o torneio. Segundo a assessoria de imprensa, todas as medidas para garantir a segurança das equipes participantes foram tomadas, e a Confederação espera uma edição marcante, considerando que o Futebol Feminino tem crescido e vem conquistando mais adeptos no continente. 

Transmissões

Alguns veículos de diferentes países garantiram direitos de imagem para transmitir a competição. No Brasil, a Band divulgou que irá transmitir os primeiros dois confrontos do Avaí Kindermann pelo canal BandSports, mas a torcida poderá acompanhar os demais jogos através da Conmebol TV, diretamente do Facebook da Conmebol, que também fará a transmissão do torneio. 

Favoritismo Brasileiro

Historicamente as equipes brasileiras chegam com favoritismo na competição, baseado na dominância de títulos que o país já conquistou. Nesta edição, especificamente, ainda há a vantagem de único país com três representantes, o que garante ainda mais chances para chegar a mais uma conquista. 

Jogo entre Corinthians x Ferroviária – Libertadores 2019 | Bruno Teixeira/Corinthians

Porém, nenhum jogo é ganho, e é sempre importante ficar de olho em disputas acaloradas, como contra as equipes argentinas, por exemplo, que geralmente acende aquela boa rivalidade. Entretanto, até as fases finais tem disputas interessantes para vencer. 

Confira abaixo os confrontos de cada equipe brasileira na primeira fase:

  • Corinthians

05/03 | 17h – Corinthians x El Nacional (EQU)

08/03 | 17h – Corinthians x Universitario (PER)

11/03 | 17h –  América de Cali (COL) x Corinthians 

  • Ferroviária

06/03 | 17h – Ferroviária x Libertad Limpeño (PAR)

09/03 | 17h – Ferroviária x Peñarol (URU)

12/03 | 17h –  Universidad de Chile x Ferroviária

  • Avaí Kindermann

05/03 | 17h – Deportivo Trópico (BOL) x Avaí Kindermann 

08/03 | 17h – Santiago Morning (CHI) x Avaí Kindermann 

11/03 | 19h30 –  Avaí Kindermann x Boca Juniors (ARG)

O Fut das Minas fará uma cobertura completa, trazendo todas as informações dos confrontos e da evolução dos times brasileiros na Libertadores. Você pode acompanhar tudo aqui no site, e também no nosso Twitter, Instagram e Podcast.